Literatura
 

A casa de Rubem Alves

Organizei o meu site como uma casa com jardins, halls, salas e quartos, cozinha. Ela começa com essa casinha, a menina pondo uma escada para subir até a lua. Lua é um símbolo sugestivo. De um louco diz-se que é um lunático... Fernando Pessoa dizia: "Graças a Deus que sou louco". A lua sugere noite, que é quando sonhamos. Sonho é o tempo do inconsciente, dos sonhos, da utopia. Minha casa é um "sonhatório". Rubem Alves.

A garganta da serpente

Poesia, Prosa e Literatura.

A história na visão de Alexandre Dumas

Este artigo trata do interesse do Romantismo pela História durante o Romantismo francês. Procura delinear qual a ligação entre Alexandre Dumas e a concepção de História e de historiografia de seu tempo. Para isso, aborda Jules Michelet, um dos principais historiadores do período, por quem Dumas tinha grande admiração.

A Literatura Infantil

A Literatura Infantil pode ser vista como uma porta de entrada para o universo maravilhoso da leitura. Para entendermos bem a importância dessa literatura na formação do ser humano, faz-se fundamental olhar para a variedade de textos que a compõem: fábulas, contos de fadas, contos maravilhosos, mitos, lendas, adaptações de grandes clássicos da literatura mundial, parlendas, trava-línguas, adivinhas, além de textos autorais narrativos e poéticos.

A Mulher na Literatura

No Brasil, as mulheres vêm conquistando, com muita luta, seu posto em muitos setores da sociedade, entre eles a literatura. Nísia Floresta Brasileira Augusta, nascida no Rio Grande do Norte, foi uma das primeiras mulheres a romper o espaço particular dos homens na Literatura e publicou textos em jornais. Seu livro, “Direitos das mulheres e injustiça dos homens” (1932), é o primeiro a tratar dos direitos das mulheres à instrução e ao trabalho no Brasil.

A poética sincrônica de Sousândrade

Joaquim de Souza Andrade — o Sousândrade (1833-1902) — pertence à 2ª geração romântica, a de Gonçalves Dias; sua harpa selvagem, no entanto, insurgiu-se contra a "lágrima escrita" de diário sentimental e a retórica de oradores de província, prenunciando o Modernismo de 1922. O poeta maranhense fraturou a linguagem discursiva linear com versos elípticos, sintéticos, plenos de invenção léxica e sintática. Ele colocou em primeiro plano a função poética da linguagem (Jakobson), deslocando a função emotiva como vórtex da criação estética.


Dia do Livro

 

A Transformação dos Mitos sobre o Feminino na Literatura Brasileira

A Transformação dos mitos sobre o feminino na literatura brasileira contemporânea Gerhild Reisner Universidade de Salzburg Neste ensaio quero mostrar os mitos sobre a feminilidade com respeito a diferentes teorias da literatura feminista. Gerhild Reisner - Universidade de Salzburg.

Acadêmia Brasileira de Letras

A ABL tem um papel de singular relevo a desempenhar neste novo século. Como uma instituição emblemática da cultura nacional, poderá conciliar as duas coordenadas da tradição e da modernidade que hão de constituir os referenciais obrigatórios deste esforço sinérgico de harmonia; os elementos fundantes da tradição e a necessária renovação ditada pelos novos tempos.

Acervos Literários em Rede Nacional

Em Parelheiros, após a Biblioteca Comunitária perder o espaço onde estava há mais de 10 anos, jovens mediadores/as de leitura convocam a comunidade para ser guardiã de seu acervo. A partir de agosto, serão distribuídas sacolas confeccionadas por costureiras da comunidade com a mensagem “Eu (a)guardo a Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura”, contendo 10 livros literários. A ação é uma forma de evitar que os livros fiquem em caixas, liberando-os para a leitura.

Agatha Christie

Agatha Christie (1890-1976) foi uma escritora inglesa que criou "Hercule Poirot", um detetive belga que aparece em 33 de suas obras e tornou-se um dos mais célebres da ficção policial. Agatha foi a maior escritora policial de todos os tempos. Escreveu 93 livros e 17 peças teatrais.

Alô Escola - Literatura

Saiba um pouco mais sobre a vida e obra de autores como: Clarice Lispector, João Cabral de Melo Neto e outros.

Almeida Garret

João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett, nasceu no Porto a 4 de Fevereiro de 1799 e faleceu em Lisboa a 9 de Dezembro de 1854. A estada da família em Angra do Heroísmo determinou-lhe a forte influência exercida por um seu tio bispo. Em 1816 chegou a Coimbra para tirar a licenciatura em Direito e, em, breve, dominou a Academia, agitada pelas novas ideias e pelas associações secretas, dedicando-se a actividades dramáticas plenas de intenções políticas.

American Authors on the Web

Relação e biografia de autores americanos.

Amistades históricas: Montaigne y De la Boétie

Artigo de Ricardo Sáenz Hayes. (espanhol)

Armazem Literário

ENTREVISTA / NILSON LAGE - A sala de aula do mundo - A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística, de Nilson Lage, Editora Record, Rio de Janeiro e São Paulo, 2001 Nilson Lage é jornalista e professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Começou em jornal 45 anos atrás, tem larga experiência de sala de aula e levou para a universidade (em especial para o curso de Jornalismo da UFSC) o compromisso com o rigor factual (e conceitual) típico das melhores redações. É testemunha ocular das transformações da imprensa e jamais foi adepto, na academia ou fora dela, da abstenção ao bom debate.

 

>> 1-2-3-4-5-6-7-8-9-10-11-12-13- >>

COMPARTILHE A MINIWEB EDUCAÇÃO COM SEUS AMIGOS