Literatura
 

Livros Gratuitos para Download ou Leitura

Livros virtuais gratuitos de todos os tipos, em Lingua Portuguesa, disponíveis na Internet para Download, assinatura ou leitura online.

Livro interativo limita capacidade de imaginação, diz diretor da Feira de Frankfurt

Um livro que fala, canta, tem ilustrações animadas e tecnologia 3D. Há dez anos essas características seriam fantasia de filmes de ficção. Mas, daqui a outros dez, elas devem vigorar --e com a força total de um mercado em expansão.

Machado de Assis

Além de uma biografia do autor, o site traz diversos contos desse que é considerado por muitos o maior escritor da literatura brasileira.

MANUEL BANDEIRA

MANUEL BANDEIRA. Poeta: 1886 - 1968 .1886 - Nasce Manuel Carneiro de Souza Bandeira Filho, no Recife, Pernambuco. Em 1890 a família se muda para o Rio de Janeiro. De Petrópolis, datam as primeiras reminiscências do poeta, registradas no poema “Infância”. 1892 a 1896

Mapeamento das figuras femininas na obra Grande Sertão Veredas

A tarefa que nos propomos a realizar é um mapeamento das figuras femininas na obra Grande Sertão Veredas, de João Guimarães Rosa, observando a trajetória percorrida por elas, na tentativa de transcender os fatos particulares da vivência dessas personagens e "cerzir" a imagem desse grupo feminino à "matéria vertente" presente no sertão, no mundo. Não só registraremos as diferentes espécies de sensações e sentimentos que elas despertam em Riobaldo, mas também procuraremos comprovar sua responsabilidade na ascensão de Riobaldo. Esses seres fortes, de estilo simples, assumem o papel de iniciadoras que, de maneira velada, possibilitam e alicerçam o encontro de Riobaldo consigo mesmo.

 

 

Mário de Andrade

Mário de Andrade era um mistério. Ele próprio ajudou a construir essa imagem. "Eu sou trezentos... sou trazentos-e-cinquenta", escreveu no "Remate de Males" (1930). O verso até agora serviu para interpretar suas múltiplas atividades, de poeta a etnógrafo. Mas um exame mais detalhado de sua correspondência e de suas amizades revela que o homem era mais do que 350, às vezes era 351, como o próprio Mário corrigiu em carta à poeta mineira Henriqueta Lisboa: o 351° era o "indivíduo infame, diabólico, que eu carrego toda a vida comigo".

Meio Tom Poesia e Prosa

Poesias, contos, crônicas, pinturas, resenhas, fotografias e muito mais. Visite

Memória (Caminhos do Romance)

Caminhos do romance no Brasil - séculos XVIII e XIX é um projeto temático interdisciplinar financiado pela FAPESP, desenvolvido a partir da colaboração de duas docentes da área de Letras (Márcia Abreu - IEL/UNICAMP e Sandra Guardini T. Vasconcelos - FFLCH/USP), de dois docentes da área de História (Nelson Schapochnik - FE/USP e Luiz Carlos Villalta - FAFICH/UFMG) e de seus orientandos. Tomando por balizas temporais o meado do século XVIII e o final do XIX, o projeto investiga o processo de implantação e consolidação do gênero romanesco no Brasil a partir do exame dos romances em circulação, das práticas de leitura por eles suscitadas e dos espaços em que essas práticas se davam.

Memória de Leitura

É um projeto que estuda diferentes aspectos da leitura, com especial ênfase em sua história e em sua prática no Brasil.

Metáforas

Livros de Metáforas. Mudanças com Metáforas, na Educação. Metáfora na Literatura.

Monteiro Lobato Vida e Obra

José Bento Monteiro Lobato foi um grande homem, um grande brasileiro e um dos maiores escritores - em todo o mundo - de livros para crianças. Foi, de fato, um ser plural: escritor precursor do realismo fantástico, escritor de cartas, escritor de obras infantis, ensaísta, crítico de arte e literatura, pintor, jornalista, empresário, fazendeiro, advogado, sociólogo,tradutor, diplomata.

Monteiro Lobato e a gênese do Jeca Tatu

Prolongamento das campanhas sanitárias, as expedições científicas do Instituto Oswaldo Cruz, no início do século 20, permitiram um maior conhecimento das moléstias que assolavam o país e possibilitaram a ocupação e a integração do interior brasileiro. O Brasil é um país doente, diziam os pesquisadores de Manguinhos. E provavam.

Movimentos Literários

Trabalho de Literatura. Os autores desse trabalho desenvolvem uma pesquisa detalhada sobre: o Romantismo, o Modernismo, o Realismo, o Simbolismo, o Parnasianismo e o Concretismo. Dando uma ênfase ao abordar dados referentes a passagem dessas épocas literárias no Brasil, referindo-se também a autores consagrados de todas as épocas. Otoniela Baldacine Robson Gomes e Rubens Teixeira. Artigo em DOC

Mulheres e Literatura: Nisia Floresta Brasileira Augusta

Nísia Floresta Brasileira Augusta: Pioneira do Feminismo Brasileiro - Séc. XIX Constância Lima Duarte quando pensamos na história da luta feminina em busca de seus direitos no Brasil, vários são os nomes de mulheres que nos ocorrem.

>> 1-2-3-4-5-6-7-8-9-10-11-12-13- >>

COMPARTILHE A MINIWEB EDUCAÇÃO COM SEUS AMIGOS