"Um país se faz com homens e livros".
Monteiro Lobato
O desenvolvimento de atividades relacionadas ao dia do escritor
e ao dia do livro reside, sem dúvida,
na importância das informações e no
prazer que a leitura proporciona a
todos. Relacionar essas duas datas
é bastante adequado, uma vez que o
livro não existe sem o escritor.
O Dia Nacional do Livro é comemorado
em 29 de outubro. Essa data foi escolhida
para a comemoração, considerando-se
a data da fundação da Biblioteca Nacional
(29/10/1810), por D. João VI. O grande
acontecimento permitiu a popularização
do livro, tornando mais fácil o acesso
à leitura.
Além das datas já citadas, é fundamental
lembrar que o dia 18 de abril foi
escolhido para comemorar o Dia do
Livro Infantil, por ser esse o dia
do nascimento de Monteiro Lobato,
um dos precursores da obra literária
infantil no Brasil.
Antes de iniciar qualquer atividade sobre as datas em questão,
necessário se faz contextualizá-las,
buscando explicar o motivo de seu
surgimento, isso faz com que os alunos
percebam a importância de se lembrar
fatos marcantes da história do País.
As sugestões de atividades que seguem,
encontram-se separadas por níveis
de ensino, mas isso não impede que
o professor as adapte para qualquer
uma das faixas etárias, ou ainda,
realize apenas parte delas.
- Promova momentos bastante estimulantes de contato com os
livros. Organize um ambiente bastante
acolhedor, com tapetes e almofadas,
para que as crianças sintam-se bem
à vontade e confortáveis.
Solicite aos alunos que, no dia determinado,
tragam de casa uma almofada de que
gostam muito, para ser utilizada nesta
atividade.
O professor poderá
organizar um círculo, a "Roda da leitura",
na qual as crianças sentadas confortavelmente
ouvirão histórias. Caberá ao professor
destacar as informações fundamentais
sobre o livro, tais como autor, ilustrador,
título, explorando primeiramente a
capa. Questionar a turma sobre o que
imaginam sobre a história a partir
do título, da ilustração da capa,
etc.
Uma variante possível é deixar que
as crianças que já sabem ler, realizem
a leitura ou contem uma história de
um livro lido pela família. É importante
que os livros sejam sempre mostrados
aos alunos, mesmo que ainda não dominem
a leitura.
Outra possibilidade é o trabalho com
livros que trazem apenas ilustrações
e cujas histórias são criadas pelas
próprias crianças. Isso poderá ser
feito na Roda da Leitura, ou ainda
em duplas, quando um aluno contará
a história para outro colega e vice-versa.
Aproveite o programa
diário "Sítio do Pica-pau Amarelo",
baseado na obra de Monteiro Lobato,
e questione os alunos sobre os personagens,
o cenário onde as histórias se desenvolvem.
Se for possível providenciar alguns
episódios da primeira versão do programa,
passe-os para a turma e, na seqüência,
mostre um episódio atual. Solicite
que observem as semelhanças e diferenças.
Solicite que verifiquem se, em suas
casas, há alguma obra infantil de
Monteiro Lobato e tragam para a escola.
Procure levar o maior número possível
de obras para mostrá-las aos alunos.
Não esqueça de explicar quem foi Monteiro
Lobato e qual sua importância para
a literatura.
Faça uma enquete a fim de verificar
qual o personagem preferido pela turma,
ou ainda deixe que os alunos perguntem
aos colegas de outras turmas.
Após o resultado final, determine
o dia do personagem mais votado. Nesse
dia, os alunos deverão se caracterizar
da maneira mais semelhante ao personagem
criado por Monteiro Lobato.
Não esqueça de fotografar e filmar
as crianças para discutir com elas
as várias formas encontradas para
a caracterização.
Para saber mais sobre Monteiro Lobato
acesse Lobato.
- Procure estabelecer contato com outras escolas, a fim de
que seus alunos possam conhecer outras
bibliotecas escolares, e ofereça o
espaço da biblioteca de sua escola
para que ela também seja visitada.
Esta atividade poderá ser precedida
da elaboração de convites com a descrição
de alguma atividade (leitura de alguma
história escolhida pela turma para
os visitantes) que será realizada
na biblioteca.
Também, após a visita, os alunos poderão
enviar aos colegas de outras escolas
cartões de agradecimentos com sugestões
de livros que já leram, ou ouviram
a leitura e que julgaram interessantes.
- Existem personagens
bastante marcantes, por apresentarem
características que chamam a atenção
dos leitores. Os escritores Mary e
Eliardo França produziram algumas
obras cujos personagens alegres e
coloridos - Os Pingos - são a diversão
da criançada.
Na seqüência, leve-os à biblioteca,
a fim de que procurem livros com desses
personagens. É importante que o professor
verifique antecipadamente a existência
dos livros ou providencie-os em outras
bibliotecas.
Após ler as histórias, proponha aos
alunos a confecção dos Pingos com
massa de modelar ou balões.
Sobe
|
|
Ensino Fundamental - 1ª a 4ª série
|
|
- Promova visitas a livrarias e a bibliotecas de grande porte
que existam em sua cidade. É fundamental
que se verifique antes se há alguma
programação especial (comumente organizadas
por estas instituições) para que a
turma possa participar.
Realize uma visita planejada, com
instrutores dos próprios locais e,
se possível, oriente seus alunos a
se cadastrarem nessas bibliotecas,
a fim de que possam realizar empréstimos
posteriores.
Nas livrarias, os alunos poderão realizar
um levantamento de preços de alguns
livros que mais lhes chamaram a atenção
e posteriormente voltarem com os pais
para a aquisição.
A visita a livrarias e bibliotecas
deve iniciar o mais cedo possível,
pois, dessa forma, se desenvolverá
o hábito da freqüência a esses locais.
- Explique aos alunos que, com o advento da Internet, alguns
livros passaram a ser divulgados virtualmente,
os chamados e-books. Oriente-os que
acessem alguns dos endereços sugeridos
a seguir, observando com atenção os
personagens, o enredo, conhecendo
os autores, etc.
Comparar personagens de diferentes
histórias
Estórias e descrição dos personagens.
Ipanema
Literatura infantil com texto de Marisa
Prado e ilustrações de Ziraldo. É
possível enviar comentário sobre a
obra para autora e ilustrador.
Virtual books
O Rato Rogério - Não é preciso baixar
o arquivo, basta que no final da página
se escolha o botão Ler o livro, além
disso, é possível conhecer um pouco
do autor e da ilustradora e se corresponder
com eles.
- O reconhecimento dos ambientes onde se desenvolve uma história
são fundamentais para a posterior
criação de novas histórias. Além dos
ambientes, também a caracterização
dos personagens é parte do processo
de criação.
Proponha aos alunos que pesquisem
na biblioteca da escola ou em casa,
livros que possuam um mesmo personagem
(bruxas, princesas, mães, animais,
monstros, etc.) e determinem as características
comuns a cada um desses personagens.
A seguir, oriente-os para que escolham
um desses personagens e criem novas
características para ele. O personagem
deverá ser representado por meio de
desenhos, ou confeccionado com material
de sucata.
Para encerrar, os alunos deverão criar
uma história com esse personagem,
ilustrando-a de acordo com as situações
descritas, observando as expressões
faciais dos personagens.
Essas histórias deverão compor um
livro coletivo da turma, que poderá
ser reproduzido para ser entregue
aos pais e amigos.
Para a entrega, organize uma sessão
de autógrafos, em que os alunos assinam
sua obra e fazem uma dedicatória aos
visitantes.
Esta atividade, além de estimular
a leitura, faz com que os alunos percebam
que todos podem ser escritores.
- Proponha aos alunos a confecção de marcadores de livros,
com materiais diversos e diferentes
técnicas (dobradura, pintura, recorte
e colagem de papéis, barbantes, ilustrações,
etc.).
Os alunos poderão produzir uma quantidade
maior de marcadores para presentear
colegas de outras turmas.
No endereço abaixo, poderão ser encontradas
algumas sugestões para a realização
desta atividade.
Sobe
|
|
Ensino Fundamental - 5ª a 8ª série
|
|
- Ao estimular o gosto pela leitura, a escola deve criar condições
para que os alunos aprendam a cuidar
dos livros, a organizá-los nas prateleiras,
a mantê-los em bom estado. Não basta
apenas oferecer bibliotecas com um
acervo variado, se os alunos não se
encontram preparados para utilizá-lo.
Solicite à turma que acesse o endereço
sugerido abaixo e leia as dicas de
como cuidar adequadamente dos livros:
Saiba
como
Oriente-os para que elaborem cartazes com dicas de como preservar
o acervo da biblioteca. Esses cartazes
deverão ser colocados na própria biblioteca
e distribuídos por outros ambientes
da escola.
- Proponha aos alunos a elaboração de uma galeria com a fotografia,
e dados sobre a vida e as obras de
escritores brasileiros.
Para isso, cada aluno poderá escolher
um escritor, realizar a pesquisa e
registrar os dados solicitados.
Os trabalhos poderão ser organizados
em forma de uma linha do tempo, de
acordo com a data de nascimento do
escritor.
Se possível, realize a exposição dos
trabalhos em um local próximo à biblioteca,
ou ainda, deixe-os expostos nesse
ambiente.
Abaixo, algumas sugestões de sites
com biografias de escritores brasileiros:
Releituras
Catálogo de obras e biografias de
autores como Ariano Suassuna, Lygia
Bojunga, etc.
Carlos Drummond
Leia Brasil
ONG que promove o estímulo à formação de leitores.
Possui uma grande lista de autores
e suas biografias, bem como algumas
entrevistas.
- Em todos os lugares existem escritores, alguns já famosos,
outros anônimos. Procure valorizar
os escritores da comunidade e convide-os
para divulgarem suas obras e para
uma entrevista.
Prepare o grupo para a realização
da entrevista, lembrando-o de que
é importante que busquem saber como
iniciou a produção do escritor, qual
o gênero preferido, qual o tempo necessário
para cada tipo de produção, etc.
- Solicite aos alunos a elaboração de um jornal com sugestões
de livros, indicações de acordo com
faixas etárias diferenciadas, gêneros
variados, bem como biografias de escritores.
Esse jornal poderá ser realizado semanalmente
por grupos diferentes da turma e divulgado
entre os alunos da escola, na biblioteca
e ainda para pessoas da comunidade
- Proponha aos alunos a confecção de caixas de histórias. Cada
caixa deverá conter um livro de literatura
infantil, o cenário e os personagens
correspondentes à história selecionada.
Os personagens e cenário poderão ser
confeccionados com material de sucata.
Essas caixas deverão ser utilizadas
pelos alunos para contar histórias
para as crianças da Educação Infantil
e das séries iniciais do Ensino Fundamental.
Para isso, leve todos os alunos para
um espaço amplo da escola e organize
pequenos grupos de crianças, para
que possam ouvir os contadores de
história.
Sobe
Proponha aos
alunos a leitura do texto "O futuro
do livro na era digital", acessando
aqui.
Após a leitura, promova um debate
sobre o assunto, solicitando aos alunos
que se
posicionem em relação aos aspectos
positivos e negativos do advento dos
e-books.
- Muitos são os prêmios entregues aos escritores brasileiros,
entre os mais conhecidos, encontra-se
o Prêmio Jabuti.
Esse prêmio, concedido anualmente
pela Câmara Brasileira do Livro, foi
criado em 1958 e é considerado o prêmio
literário brasileiro mais importante
da atualidade.
Neste ano, os finalistas do prêmio
concorrem em 16 categorias como romance,
literatura infantil e juvenil, "Livro
do Ano", nas áreas de Ficção e Não-Ficção,
produção gráfica, capa, tradução e
ilustração, entre outras.
Para que os alunos conheçam mais sobre
esse prêmio, os concorrentes e os
vencedores, solicite que acessem Cbl e selecionem a seção Prêmios e Concursos.
Verifique com a turma se algum dos
alunos leu alguma das obras premiadas,
caso isso tenha acontecido solicite
que comente.
Proponha à turma que selecione algumas
dessas obras para a leitura e a realização
de uma crítica literária que será
relatada ao grupo.
- Proponha aos alunos o desafio de selecionar uma obra de um
escritor brasileiro, realizar a leitura
e resumí-la. Na seqüência, introduzir
novos personagens na trama, de modo
a criar versões pessoais para histórias
clássicas.
Organize momentos em que a turma possa
ouvir a nova versão criada por cada
aluno. É importante que o aluno crie
uma forma diferente de relatá-la ao
grupo.
Se possível, filme as apresentações
e discuta com o grupo os pontos positivos,
bem como aqueles em que precisam avançar,
em apresentações posteriores.
- Organize com os alunos uma campanha de arrecadação de livros
para doação a instituições carentes.
Essa campanha deverá ser planejada
pelos alunos, que deverão pensar em
formas de divulgação na própria escola
e na comunidade, formas de coleta
e armazenamento do material, bem como
na entrega da doação.
Após selecionarem as instituições
que receberão o material doado, os
alunos poderão planejar atividades
diferenciadas para a utilização desse
material.
- Ações de voluntariado podem ser desenvolvidas com os alunos,
que poderão tornar-se contadores de
histórias em creches, orfanatos e
até asilos.
Proponha aos alunos a seleção de alguns
livros adequados a faixas etárias
distintas, e a criação de formas de
apresentá-los (leitura dramatizada,
teatro, uso de fantoches, etc.).
Solicite que o próprio grupo escolha
algumas instituições e planeje como
será a apresentação, bem como com
que freqüência essas visitas acontecerão.
O resultado desse tipo de atividade
será extremamente gratificante para
todos os envolvidos.
- Proponha aos alunos a comunicação virtual entre eles, enviando
cartões com indicações de leituras,
escritores e sites sobre o assunto.
É possível encontrar cartões específicos
do dia do livro.
Texto para reflexão:
Kplus
Olhai os livros na estante
Gabriel Perissé
No dia 29 de outubro comemoramos o Dia Nacional do Livro.
E de tanto contemplar os livros do
meu pequeno escritório, senti a irresistível
vontade de fazer um sermão:
Brasileiras e brasileiros... olhai
os livros por um instante! Celebremos
o dia do livro nacional! Pensemos
com carinho nesse objeto subjetivo,
nessa fonte da eterna inquietude,
nesse micro-universo feito de papel
e letras.
Olhai os livros de banda, mais caros
do que muitas vezes o nosso bolso
pode agüentar. Olhai os milhões de
leitores esperando o milagre da multiplicação
das livrarias.
Olhai as editoras (mal) tratando o
livro como bem comercial, o que nem
sempre faz bem à literatura nacional.
Olhai os poucos livros que dizem tanto
e os muitos que nada acrescentam (mas
que mesmo assim são livros, e merecem
um olhar de amor, de compaixão).
Olhai os livros, portanto, sabendo
que nas listas dos mais vendidos é
possível encontrar "livros" com fotos
de leões cansados, patos perplexos,
porquinhos simpáticos, livros coisa
nenhuma - enquanto outros, nas prateleiras
baixas das estantes escondidas, guardam
segredos que nos tornariam mais humanos.
Olhai os livros nos sebos, contai
os livros nos dedos, amai os livros
inteiros, amontoai os livros no quarto,
na sala, no vosso banheiro!
Olhai os livros e vede: não falam,
nem ouvem, e no entanto fazem o leitor
mais eloqüente e mais atento ao mundo
que o cerca. (E ao mundo que abriga
em seu peito.)
Olhai os livros e vede: não cantam,
não voam, e no entanto fazem o leitor
espantar os males, sobrevoar terras
e mares.
Olhai os livros e escolhei os que
intensificam a vossa personalidade.
Olhai os livros e comprai os que podem
trazer poesia para a prosa do vosso
dia-a-dia.
Olhai os livros num canto, à espera
de serem "ligados" pela nossa inteligência
e imaginação.
Olhai os livros enquanto há tempo,
pois chegará um tempo em que poderão
se esgotar.
Olhai os livros mal traduzidos, mal
revisados, mal distribuídos, mal prefaciados.
Olhai os livros abandonados e esquecidos,
os livros menosprezados, empilhados
no escuro, por cupins corroídos.
Olhai os livros em paz, mesmo que
estejamos em guerra.
Olhai os livros apocalípticos, os
poéticos, os livros que nos alegram
ou deprimem, os livros que nos livram
de todo mal.
Olhai os livros na estante, esse artigo
de primeiríssima necessidade!
Saiba mais:
Canal kids
Alguns livros infantis, suas histórias
e ilustrações
Canal kids
Alguns personagens marcantes da literatura
infantil (O Menino Maluquinho, Pequeno
Príncipe,etc.)
Caracol.imaginário
Contos e fábulas
Academia
Companhia das letras
Kplus
Entrevista com Ziraldo
Atual
editora
Livros didáticos e literários
Vila
Seção Projetos - Selecionar o Projeto
Críticas Literárias 2000, que mostra
o trabalho de resenhas,
críticas de alunos de 5ª série.
Moderna
Fonte:
Escola Interativa