Profissionais
 

100 anos de gestão

A primeira metade do século foi marcada pela gestão científica do trabalho e pelas ideias de Taylor e Sloan. Na segunda, Peter Drucker credibilizou a gestão como ciência. Merecem figurar neste quadro de honra: McGregor e Maslow (recursos humanos), Kotler e Levitt (marketing); Ansoff e Porter (estratégia), Juran e Deming (qualidade).

A arte de gerir

A tarefa do Líder é a de conduzir as suas gentes do sítio onde estão para outro onde ainda não estiveram. As pessoas não compreendem totalmente o mundo em que se movem. Os Líderes têm de invocar uma Alquímia de Grande Visão. Aqueles Líderes que o não conseguem fazer acabarão por ser considerados como tendo falhado, embora numa determinada altura tenham sido considerados populares."

A arte de gerir

Gerir pessoas é, sem dúvida, uma forma de arte. E motivá-las não é uma tarefa fácil. Conheça a opinião dos especialistas na matéria. CATARINA SANTOS

A HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL NO BRASIL

A Comunicação Empresarial surgiu nos Estados Unidos, no início do século. Mais precisamente em 1906. Naquele ano, em Nova Iorque, Ivy Lee decidiu deixar o jornalismo de lado para montar o primeiro escritório de Relações Públicas do mundo. Cláudio Amaral - Jornalista.

A revolução da informação

Peter Drucker - Nos últimos 50 anos, a revolução da informação centrou-se nos dados — recolha, armazenamento, transmissão, análise e apresentação. Estava centrada no «T» da abreviatura «TI» (tecnologias de informação). A próxima revolução da informação centra-se-á no «I» e questiona o significado e o propósito da informação. Isto levará rapidamente à redefinição das tarefas a realizar com a ajuda da informação e à redefinação das organizações que as executam.

As Peças do Quebra-cabeças do Gerenciamento do Conhecimento

O uso do termo Gerenciamento do Conhecimento deve ser feito no contexto da renovação contínua. Existem pelo menos três etapas para a implantação de um sistema de Gerenciamento do Conhecimento capaz de apoiar esta renovação e proporcionar os fundamentos para o Instinto Corporativo.

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA (TAYLOR) E JUST-IN-TIME (LUBBEN)

O presente artigo pretende apenas refletir algumas considerações acadêmicas, coletadas com a prática de consultoria para organizações, a respeito do discurso cientifico da administração, por intermédio de dois textos distanciados oitenta anos entre si, procurando indícios, nos mesmos, daquilo que é universal e daquilo que é particular. A esfera da Administração Geral foi escolhida por uma questão de proximidade com a área da Administração da Comunicação, na qual possuo vivência acadêmica e prática de consultoria, mas cuja bibliografia é pouco encontrada comercialmente, no Brasil. Roberto Porto Simões Professor da FAMECOS - PUC/RS

Aprender a analisar para resolver problemas e realizar metas

A inteligência é aquilo que uma pessoa recebe. Mas é preciso aprender. Cada um tem de aprimorar seus métodos de análise e, mais que isso, tem de, sistematicamente, aplicá-los, para usar a inteligência e usá-la bem.

Aprender OnLine

O Perfil da Escola Pós-Moderna O professor enquanto retransmissor de informações está com os dias contados, uma vez que qualquer aluno pode ter mais informações sobre determinado assunto do que qualquer professor. Editor Responsável: Ryon Braga .

Artigos

Aqui você encontrará artigos sobre Gestão do Conhecimento, Tecnologia da Informação, Cultura Organizacional, Trabalho, Globalização e Estratégia Competitiva e assuntos correlatos. Os artigos visam suscitar a discussão e a reflexão de temas pertinentes à Gestão do Conhecimento.

Artigos

Artigos sobre Liderança.

Artigos sobre Administração e Marketing

Diversos Artigos.

As pessoas não são Recursos

PETER SENGE, O CRIADOR DA QUINTA DISCIPLINA e conhecido guru da aprendizagem organizacional, foi um dos oradores na conferência do Hay Group, realizada em Itália, na qual se insurgiu contra o sistema actual económico. Senge dá uma «pedrada no charco» e afirma-se como um «anti-recursos humanos», classifica a actual estratégia seguida pela maioria das empresas de «cancerígena» e defende que os empresários devem incluir na sua cadeia de valor investimentos no ambiente e na sociedade. Numa entrevista à Executive Digest o guru defende estes argumentos.

Businesscom

É uma rede de profissionais com o objetivo de prestar serviços de consultoria virtual sem custo a todos aqueles que acessem o site. Oferecem serviços nas áreas Administrativa, Atendimento, Comércio Exterior, Financeira/Contábil, Imobiliária-RJ, Informática, Jurídica, Logística, Marketing, Meio Ambiente ("Novo"), Pesquisa, Publicidade e Seguros sem custo. O objetivo dos realizadores do site é a disseminação de conhecimentos e não a centralização destes!

Capital intelectual valoriza talento

Novo conceito administrativo coloca o conhecimento acima de qualquer bem material. O jornalista Thomas Stewart, editor da revista Fortune e autor do best seller Capital Intelectual - A Nova Vantagem Competitiva das Empresas define o capital intelectual como a soma de conhecimento, informação, experiência e propriedade intelectual de uma empresa ou nação.

>> 1-2-3-4-5-6-7- >>

 

COMPARTILHE A MINIWEB EDUCAÇÃO COM SEUS AMIGOS
 
   FacebookFacebook     GoogleGoogle  LinkedInLinkedIn   MySpaceMySpace   Orkut   TwitterTwitter