Biblioteca
|
|
A
evolução dos ambientes de aprendizagem construtivistas
- Até pouco tempo atrás, e mesmo ainda hoje, em
muitos lugares do mundo, as teorias de aprendizagem
dividem-se em duas correntes: uma empirista e uma
apriorista. Para os aprioristas (linkar com o site
do ano passado sobre o assunto), a origem do conhecimento
está no próprio sujeito, ou seja, sua bagagem cultural
está geneticamente armazenada dentro dele, a função
do professor é apenas estimular que estes conhecimento
aflorem. Já para os que seguem as teorias empiristas,
cujo princípio é tão longínquo quanto os ensinamentos
de Aristóteles, as bases do conhecimento estão nos
objetos, em sua observação.
Biblioteca
Virtual de Ensino a Distância - A Biblioteca
Virtual de Educação à Distância abriga informações
sobre esta temática entendida, no entanto, num sentido
muito mais amplo. Concebemos a incorporação de novos
recursos tecnológicos da comunicação e informação
na educação como uma possibilidade ímpar do momento
histórico contemporâneo, que potencialmente pode viabilizar
uma efetiva transformação da nossa realidade educacional.
Comunidades
Virtuais de Prática - O advento da
Internet como meio de comunicação ágil, flexível e
de baixo custo, e sua adoção em larga escala pelas
organizações foram os propulsores das comunidades
virtuais. Grupos de pessoas com interesses comuns
- em uma organização ou em várias - se formaram paulatinamente,
se comunicando através de e-mail, chats e websites.
Profissionais de uma área específica passaram a poder
trocar informações relevantes para o seu dia-a-dia,
sobre suas "melhores práticas", a forma como estruturaram
seus processos e a compartilhar soluções para os seus
problemas mais comuns. Verdadeiras "comunidades" começaram
a se formar nas empresas em torno do compartilhamento
de suas "práticas". Por Gisela Nina e Jayme Teixeira
Filho.
Considerações
sobre a implementação e o uso de ferramentas de CMC
em cursos colaborativos on-line. - Neste trabalho
é analisada a importância das ferramentas de comunicação
mediada pelo computador (CMC) no contexto de cursos
on-line baseados no trabalho colaborativo entre os
seus alunos. Além de se explicitar esta importância,
são tecidas algumas considerações sobre características
necessárias a estas ferramentas, de modo que elas
possam promover a colaboração entre os diversos participantes
do curso, respeitando as características particulares
de cada um e culturais do grupo como um todo.
Cursos
a Distância - A MiniWeb Educação
tem uma vasta relação de Cursos a Distância
oferecidos por várias Instituições
de Ensino.
e-learning@gov
- Government e-learning Summit 2002 was held
in Singapore last week. The conference was organized
by IQPC and was the first of its kind in this region.
Speakers from the Australian Army, the Hong Kong Police,
Correctional Services of Canada, Singapore Power,
etc. spoke on their e-learning efforts. The following
is our report on this conference.
Edist
Educação a Distância na USP
- Grupo de Trabalho integrando as quatro Pró-Reitorias
e a CeCae, para articulação, fomento e sistematização
da educação a distância na Universidade de São Paulo.
Educação
sem Distância - Historicamente isolado de
outros segmentos da sociedade, o ideário escolar é
crescentemente inadequado e menos pertinente frente
às novas tecnologias de produção e disseminação global
de informações.
Educação
a distância e o refinamento da exclusão social
- Tecnologias educacionais, potencialmente aptas
a fornecer maior amplitude à educação pública, convertem-se
em barreiras para segmentos da população com pouca
ou nenhuma familiaridade com seu manejo. Apropriadas
por investidores privados tornam-se instrumentos da
comercialização do ensino. Favorecem, deste modo,
a expansão do mercado educacional e o surgimento de
restrições socioeconômicas impostas pelo ensino pago.
Wagner Braga Batista
Educação
a Distância Fundamentos e Guia Metodológico -
Índice. INTRODUÇÃO HISTÓRICO. Regulamentação da
EaD no Brasil. FUNDAMENTOS LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA. Desenvolvimento de Curso a Distância.
Descrição das etapas: 1. Planejamento 2. Design 3.
Produção 4. Aplicação - Gerenciamento 5. Avaliação.
EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA MAIS APRENDIZAGEM ABERTA - A educação
aberta e a distância aparece cada vez mais, no contexto
das sociedades contemporâneas, como uma modalidade
de educação extremamente adequada e desejável para
atender às novas demandas educacionais decorrentes
das mudanças na nova ordem econômica mundial.
História
da Educação a Distância - As universidades,
desde a sua criação em Bologna, em 1088, e em toda
a sua expansão neste período, têm investigado o ensinar
e o aprender, pesquisando métodos e técnicas que pudessem
ser apropriados pelas instituições para intensificar
os processos de produção de transmissão do conhecimento.
Fonte UVB.
Instructional
Design Models - Models, like myths and metaphors,
help us to make sense of our world. Whether it is
derived from whim or from serious research, a model
offers its user a means of comprehending an otherwise
incomprehensible problem. An instructional design
model gives structure and meaning to an I.D. problem,
enabling the would-be designer to negotiate her design
task with a semblance of conscious understanding.
Models help us to visualize the problem, to break
it down into discrete, manageable units. (Inglês)
Legislação
- Alguns links sobre a Legislação
de Ensino a Distância.
Livros
sobre EAD - A MiniWeb Educação
possui uma relação de indicações
de livros sobre EAD .
Modalidades
síncronas de comunicação e elementos
de percepção em ambientes de EAD -
material sobre o Teleduc.
MODELAGEM
DE UM AMBIENTE INTELIGENTE PARA A EDUCAÇÃO BASEADO
EM REALIDADE VIRTUAL (RV) - O objetivo deste
artigo é analisar a utilização potencial do computador
como ferramenta de ensino/aprendizagem para enriquecer
a organização dos programas educacionais com ambientes
modernos. A idéia é que as atividades contínuas e
abertas na educação são necessárias, e que as modernas
tecnologias podem contribuir para isto. A base teórica
deste projeto está centrada na cognição humana, sendo
levada em consideração sua base biológica. Foram pesquisadas
as características da Realidade Virtual imersiva e
suas contribuições na construção de conhecimento.
Foram analisados também os ambientes inteligentes
para a aprendizagem, que servirão de fontes para formular
a arquitetura de um modelo de Ambiente Inteligente
para a Aprendizagem Baseado em Realidade Virtual.
Mudar
a forma de ensinar e de aprender com tecnologias
- Educar é colaborar para que professores e alunos
– nas escolas e organizações – transformem suas vidas
em processos permanentes de aprendizagem. Prof. José
Manuel Moran .
Páginas
Amarelas da Educação à Distância - DICIONÁRIOS
E GLOSSÁRIOS NA WEB.