Aprender
a buscar e avaliar a Informação
"A qualidade nunca é um acidente; sempre
é o resultado do esforço da inteligência".
(John Ruskin)
Para um leigo, a Web pode se transformar
num grande mar revolto, cheio de perigos e de oportunidades
e de descaminhos. Para que, no decorrer da nossa viagem,
isso não aconteça, mesmo porque estamos navegando
para Aprender a Aprender, vamos continuar com algumas indicações
de como se fazer pesquisas na Internet. São algumas
noções que nos ajudarão a sermos mais
efetivos em nossas buscas.
O emprego de estratégias e técnicas
para a busca da informação nos ajudará
a encontrar e organizar a informação, a localizar
a informação mais importante e relevante,
melhorando a compreensão e a aprendizagem.
Encontrar a informação que
nos interessa na Internet pode ser como procurar agulha
em palheiro: uma tarefa complicada, demorada e, muitas vezes,
frustrante nos resultados. Ao longo dos anos, e à
medida que a Internet foi crescendo, foram sendo criados
vários mecanismos e ferramentas para auxiliar a localização
e acesso aos imensos recursos informativos da Rede. O importante
porém não é só encontrar a Informação,
mas sim saber se ela é a correta e se possui a qualidade
necessária para o que preciso.
1.
Aprender a buscar a Informação
PESQUISANDO NA REDE
As
informações que estão disponíveis
na Web são apresentadas sob a forma de páginas
devidamente organizadas em sites, que são criados
em todo o mundo. A grande dificuldade do pesquisador é
saber onde encontrar AQUELA informação específica
que ele está precisando, naquele momento. A melhor
maneira de não se perder nessa procura é usar
das ferramentas que possibilitam consultas em bases de dados
de informações, devidamente estruturadas e
encontradas na Web.
Desde o advento do Google e do seu espantoso
conceito de pesquisa, a procura consistente de informação
na web tornou-se algo de dramaticamente prático e
simples. Recentes análises de mercado revelaram que
99,99% das buscas efetuadas pelos internautas utilizavam
quatro motores: Google,
Yahoo!,
MSN e
Ask.com.
Contudo, para além destes “fabulous four”,
existe uma miríade de pro-alternative search engines
repletos de características específicas de
pesquisa/nichos de informação que podem fazer
a diferença, e quantas vezes o fazem, na eterna demanda
pelo conhecimento.
Visitá-lo e explorá-lo pode
ser aditivo.
O PROCESSO DE BUSCA
DEFINIR AS NECESSIDADES DE INFORMAÇÃO
O
usuário quando vai realizar uma busca deve ter claramente
definidas suas necessidades para aquela informação
e precisar qual é o conceito chave e o objetivo da
busca. Sem dúvida, muitas vezes, o usuário
não sabe quais são exatamente suas necessidades.
Temos que diferenciar entre:
Necessidade: é a
informação que realmente o usuário
quer e precisa. Objetivamente.
Desejo: é a informação
que o usuário crê que necessita e nem sempre
coincide com a necessidade real, pois o usuário não
sabe muitas vezes quais são suas necessidades.
Demanda: é a informação
que se solicita ao sistema.
Uso: é a informação
que se procura.
Devemos determinar o que sabemos sobre o
tema, clarificar e limitar o tema de busca. Temos que valorizar
todos os fatores que tenham que ver com a necessidade de
informação.
Finalidade da busca: definir
os objetivos e a utilização da busca, e dizer,
é para obter bibliografia para publicar um artigo,
para uma tese, para um projeto de investigação,
etc.
Idioma: interessam todos os idiomas ou
só os mais conhecidos, os mais disponíveis.
Nivel científico: artigos de investigação,
de divulgação ou ambos.
Tipos de documentos desejados: artigos,
livros, literatura, etc.
Período de tempo coberto: só
os mais recentes ( geralmente os 5 ultimos anos) ou um período
mais amplo.
Número de referências que se deseja:
especificar quantas referências deseja encontrar.
Necessidade de precisão e exaustão:
A busca exaustiva é a que pretende obter
todos os documentos existentes sobre o
tema. Isso atrae como consequência a obtensão
de abundante informação não relevante.
A busca eficaz é a que não obtem todos os
documentos existentes mas todos os registros obtidos são
adequados.
ESTABELECER A ESTRATÉGIA DA
BUSCA
A busca se fundamenta em uma série
de táticas, estratégias ou procedimentos para
obter a informação da forma mais rápida,
com economia de tempo, menos exaustão e maior pertinência
possivel. A aplicação desses procedimentos
se denomina estratégia de busca. A estratégia
está em função de vários fatores,
entre eles: a limitação do tempo a meses ou
anos, ao custo, a experiência do documentalista, o
conhecimento prévio das bases de dados que consulta,
a correta aplicação do programa de recuperação
no banco de dados.
Para realizar a busca se elabora a equação
da busca, onde teremos que considerar diversos operadores
que serão descritos logo abaixo.
TÉCNICAS E FERRAMENTAS DE
BUSCA
Nesse ítem resolvemos disponibilizar
para vocês uma apresentação em Power
Point, de autoria do Prof. Rubens Queiroz da Unicamp, sobre
as Técnicas e Ferramentas utilizadas no processo
de busca, além do MiniCurso sobre o tema, disponibilizado
gratuitamente pela equipe de EAD da mesma Universidade.
Técnicas
de Busca (PDF)
Minicurso
Unicamp
Abaixo um link onde podemos encontrar endereços de
motores de busca alternativos.
http://my.opera.com/Ricardo%20Belfiglio/blog/100-motores-de-busca-alternativos
SELEÇÃO DAS FERRAMENTAS
DE BUSCA
• Para selecionar os instrumentos
que vamos utilizar para realizar a busca devemos nos basear
nos seguintes critérios:
• Cobertura temática: medicina, economia, ciências
e saúde, etc.
• Cobertura geográfica: nacional, internacional,
latinoamericana, anglosaxona, ...
• Idioma que utiliza
• Cobertura retrospectiva: nº de anos que abrange.
• Existencia ou não de vocabulário controlado
• Disponibilidade de teses, lista de palavras chave.
• Conhecimento do programa de busca.
• Possibilidade de acessar o documento principal:
Acesso livre, envio por e-mail ou não permite acesso
ao documetno.
• Disponibilidade e acessibilidade as bases de dados:
em CD-Rom, conexão de internet a um servidor pré
determinado ou na rede web.
• Dados que proporcionam os registros bibliográficos.
• Prestígio do produtor do texto.
BIBLIOTECAS
As bibliotecas constituem uma ferramenta para buscar informação.
Conhecer os tipos de catálogos, sua cobertura temática,
as estratégias de busca, a forma de acesso ao documento
original são elementos importantes para levar a cabo
uma busca de qualidade.
Entre os serviços que oferecem as
bibliotecas aos usuários podemos destacar os seguintes:
Consulta em sala, empréstimo local e interbibliotecas,
acesso a bases de dados, revistas eletrônicas e serviço
de reprografia.
Relação de alguns endereços
de Bibliotecas
Biblioteca Nacional - http://www.ima.ufrj.br/bibliot/biblnacionais.htm
Bibliotecas Nacionais de outros Estados - http://www.universia.pt/conteudos/bibliotecas/pesquisa_bibliografica1.jsp
Biblioteca Nacional de Portugal - http://www.bn.pt/pesquisa-bibliografica.html
Bibliotecas Nacionais (FGV) - http://www.eaesp.fgvsp.br/default.aspx?pagid=JKKCPKUM
Comite Gestor Internet - http://www.cgi.br/gt/gtbv/gtbv.htm
National Libraries of the World - http://www.ifla.org/VI/2/p2/national-libraries.htm
Sistema de Bibliotecas (SISBI) - http://www.bibliotecas.ufu.br/
RECOMENDAÇÕES ÚTEIS
PARA VOCÊ:
• Elaborar e manter uma lista própria
de buscadores, metabuscadores, diretórios, guias
e recursos mais úteis em seu computador.
• Consultar os bibliotecários das Universidades
e Escolas para receber orientações sobre estratégias
de busca e localização de recursos de informação
na web, e para obter documentos.
• Usar os tutoriais para aprender a selecionar e utilizar
as diferentes ferramentas de busca.
• Usar buscadores e metabuscadores.
• Realizar buscas por palavras.
• Utilizar buscadores especializados.
• Usar buscadores regionais para localizar informação
originada fora dos EUA ou em idiomas diferente ao inglês.
• Explorar áreas de interesse temático.
• Usar os guias temáticos para conhecer os
principais recursos de informação que cubram
nossos interesses.
• Usar diretórios especializados para buscas
exaustivas de recursos.
• Usar diretórios de bases de dados para conhecer
quais delas podem oferecer informação útil
para nossas buscas.
• Usar guías, diretórios ou motores
avançados se a informação que buscamos
pode estar em uma base de dados.
• Usar as opções avançadas dos
buscadores para localizar imagens ou arquivos PDF ou PostScript.
DICAS - ANOTAÇÕES PARA
O ALUNO
Anote os procedimentos que facilitam as
buscas.
Lista de preferidos (Bookmark). Podemos guardar o endereço
(URL) mais utilizado, evitando assim memorizá-las
ou digitar toda vez que a acessamos.
Usa o Bloco de Notas. Mantenha-o minimizado. Copie e cole
as URLs interessantes que encontrou durante a navegação.
Evita repetir as webs visitadas previamente. Na página
de resultado dos buscadores você encontrará
muitas referências repetidas. Observa a cor da que
indica que já foi visitada por você anteriormente.
Ganhe tempo.
Utilize vários buscadores. www.search.com
(nessa página você encontrará direções
de outros buscadores)
Pergunte a seus amigos os sites novos na web. Muitas pessoas
já visitaram lugares na web que você desconhece.
Não esqueça os métodos tradicionais
de busca. As bibliotecas, os guias, as oficinas do curso,
etc.
Verifique sua ortografia. Se não estás seguro
de como se escreve certa palavra, ou se existem várias
maneiras de escrever uma palavra, inclua na busca todas
as palavras possíveis. Por exemplo: CDROM e CD-ROM
Esse é o endereço de um tradutor de vários
idiomas. ( http://www.logos.it
)
Comprove a confiabilidade da fonte do texto pesquisado.
Busque essa informação verificando o nome
da pessoa ou Instituição responsável
e também a data da ultima revisão, este procedimento
verificando a fonte confiável pode estar obsoleta.
Utilize as FAQ. São listas de dúvidas, com
perguntas e respostas. As FAQs são um bom método
para aprender sobre um tema.
2.
Aprender a avaliar a Informação
Avaliar
os conteúdos que são publicados na web consiste
em aplicar a eles um conjunto de critérios que
permitam discernir a veracidade, a credibilidade, a confiabilidade,
e em definitivo, a qualidade da informação
que esse meio nos proporciona. A aplicação
desses critérios nos ajudará a conseguir
selecionar recursos pertinentes e rigorosos. Avaliar é,
portanto, analisar e avaliar se esse conjunto de critérios,
formado por uma série de indicadores e parâmetros,
estão presentes no site da web avaliado.
Não existe um modelo único
de avaliação nem um guia com indicadores
e parâmetros normalizados. A literatura científica
a esse respeito nos oferece inúmeros trabalhos,
com apontamentos procedentes de investigadores e estudiosos
do tema que proporcionam suas próprias perspectivas
e enfoques de avaliação. De forma geral,
podemos assinalar que os indicadores que devemos analisar
são os que se referem a:
AUTORIA, critério
essencial para distinguir a credibilidade da fonte de
informação e da qualidade dos conteúdos,
pois é o responsável pela informação
que proporciona.
ATUALIZAÇÃO, se refere
a constância da atualização dos conteúdos
avaliados, e a atualidade das informações.
CONTEÚDO, que integra todo o conjunto
de indicadores que temos que analisar, como a cobertura,
amplitude e o nível de profundidade com que são
tratados esses conteúdos; a exatidão, rigor
e precisão da informação; e a objetividade
da informação.
ACESSIBILIDADE, a capacidade de um sítio
web de ser visitado em sua totalidade por todos os usuários,
independentemente das condições físicas
ou técnicas com que acessam a Internet.
FUNCIONALIDADE, critério que valoriza
a efetividade do sitio web a hora de utilizá-lo
e consultá-lo.
NAVEGABILIDADE, a facilidade com que
o usuário pode navegar por todo o conteúdo
que configura no sítio web, um espaço agradável,
graças a um conjunto de recursos e estratégias
de navegação ali desenhadas.
DESENHO, relacionado com diversos aspectos
relativos a ergonomia e aspecto físico do sítio
web, que contribuem para fazer do sítio web um
espaço agradável para a vista e fácil
de ler pelo usuário.
O método mais utilizado geralmente
para avaliar a informação eletrônica
é aquela que se centra na satisfação
do usuário e de suas necessidades de informação,
e se baseia na análise e valorização
de uma série de critérios que devem estar
presentes ao conteúdo.
O procedimento mais freqüente para
avaliar um recurso eletrônico é utilizar
uma tabela onde se especificam os critérios e indicadores
que devem ser valorizados, a cada um dos quais pode proporcionar-se
uma pontuação.
Critérios
|
Indicadores
|
AUTORIA |
Destaque do autor
Informação sobre o autor
Meio de contato (e-mail)
Logotipo da organização
Declaração de princípios e propósito
do site
Avaliação externa |
ATUALIZAÇÃO |
Data de criação
Data de atualização
Informação atual e atualizada
Existência links obsoletos e desatualizados |
CONTEÚDO |
Cobertura
Exatidão, precisão e rigor
Pertinência
Objetividade |
ACESSIBILIDADE |
Desenho compatível com diferentes versões
navegador e resoluções de tela.
Versões alternativas de visualização.
Cumprimento dos regulamentos WAI
Impressão correta
Ajuda para navegação e a compreensão
dos conteúdos.
Versões em outras línguas. |
FUNCIONALIDADE |
Estrutura lógica: tabela, menu de conteúdos
Pertinência e adequação dos títulos,
seções.
Existência de mapa web com links
Sistema de busca de conteúdo próprio. |
NAVEGABILIDADE |
Menu de conteúdos
Botões de Navegação |
DESIGN |
Elegante, funcional e atrativo.
Combinação de cores, formas e imagens.
Tipografia textual adequada
Homogeneidade de estilo e formato. |
O objetivo da competência Aprender
a buscar e Avaliar informação
é duplo: por uma parte, definir as principais seqüências
e estratégias para levar a cabo uma busca precisa
e pertinente, em segundo lugar uma vez encontrada a informação
avaliar a mesma para saber se o que foi encontrado cumpre
com os critérios de avaliação gerais
assim como os indicadores e parâmetros que devem
ser analisados nos conteúdos de uma página
web.
O aluno desse curso deverá
no final dessa Unidade:
• Desenvolver habilidade que permita buscar,
selecionar, avaliar e organizar a informação
de um texto.
• Conhecer as estratégias de busca para
a recuperação dos dados e conceitos
expressos nos textos.
• Determinar que tipo e para quê se necessita
da informação.
• Dominar as técnicas e métodos
para formular a busca e para a seleção
dos instrumentos adequados.
• Conhecer as diferentes ferramentas de busca
de informação existente como instrumentos
para a aprendizagem significativa.
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