Centro Social Leão XIII

Depoimentos

Profa. Niulze Aparecida Rosa - (ex-aluna e ex-professora)

Estava terminando o ensino primário, 1959, quando recebi um folheto com propaganda de uma entidade de ensino profissionalizante, denominada Centro Social Leão XIII (na época, no bairro, havia uma outra escola também com o mesmo propósito) convidando para visitar a exposição de trabalhos de final de ano. Fui com minha mãe fazer a visita e fiquei encantada. Senti que era ali que gostaria de continuar meus estudos. A acolhida de dona Berta e de dona Delfina e mais o conteúdo do curso (e também por incentivo de minha mãe, que aprendeu a costurar desmanchando roupas velhas...) contribuíram para minha decisão pela escola Leão XIII. Uma quadra de vôlei, um salão para jogo de pingue-pongue! campeonatos!!! festas típicas, passeios, missas nas primeiras sextas-feiras do mês também me deixaram entusiasmada. 1961, comecei o curso.
Aulas com professoras competentes, exigentes, dedicadas, atenciosas que cientes da missão de educar estavam sempre prontas para nos orientar e ajudar a desenvolver nossas habilidades naquilo que podíamos realizar melhor: corte e costura (dona Lourdes, dona Marlene), desde roupa de recém-nascido até a de adulto (camisa de colarinho para homem, mantô, cueca - acredite!!!), e tudo realizado com muito capricho; bordado (dona Rosa), trabalhos diversos, verdadeira pintura com ponto matiz, ilha da madeira e tantos outros; arte culinária (dona Rosa) - todo final de semana em minha casa, era o dia de por à prova o novo prato, do jeitinho que era aprendido, com organização na cozinha, capricho e cuidado que a exigente professora ensinava (tivemos também aula de arte culinária com dona Berta - sem aula não ficávamos!; economia doméstica (dona Rosa), economia doméstica, sim! organização na nossa vida, no lar, no orçamento...); puericultura (dona Rosa), todos os cuidados com o bebê (assim como orientações para que ele fosse concebido na fase mais apropriada para a mulher ser mãe - momento em que o corpo dela estaria mais preparado para uma gestação e para assumir a responsabilidade de ser mãe e formar um lar. (Naquela época não me lembro de ter visto, alguma jovem grávida antes dos 16 anos de idade - palestras nos orientavam quanto à nossa conduta no período da adolescência.); aulas de português (dona Luizinha); matemática (aritmética), conhecimentos gerais (dona Iraci); religião; educação moral e social - ética; círculo com temas diversos; primeiros socorros... Momentos de lazer: jogos de vôlei, de pingue-pongue (treinos para campeonatos de vôlei e pingue-pongue); festas (e que festas!!!) de aniversário do Centro Social; juninas; primavera; procissão de São José; exposição de final de ano com os trabalhos realizados pelas alunas. Quanto trabalho, quanto capricho, quanta determinação e organização.
Um dia muito especial! Primeira sexta-feira do mês, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, com participação da Santa Missa, confissão e comunhão do Corpo Eucarístico de Jesus. Nesse dia não havia aula, era um dia de espiritualidade e de confraternização (dia reservado para palestras, jogos, descontração). Essa prática foi muito importante para o fortalecimento da minha fé. Quanto me fez bem! Foi sustento na minha caminhada; principalmente nos momentos mais difíceis de minha vida ajudou-me a não desistir da importância de Deus no cumprimento da minha missão.
Em 1963 completei os três anos de curso. Período de preparação inicial para a vida, o despertar de habilidades que contribuíram para exercer uma profissão, ou aplicar os conhecimentos adquiridos em uso próprio, na família, ou na formação de um novo lar. Sendo assim, logo que terminei o curso já comecei a costurar para fora (com 16 anos de idade era ótima costureira - costura fina, como se dizia naquela época! - fazia todos os tipos de modelos solicitados pelas freguesas, vestidos para formatura bordados! tinha muito trabalho), mas foi por pouco tempo. Ansiedade, questionamentos, fizeram com que eu desse continuidade aos meus estudos. Deixei de trabalhar em casa, e a convite de dona Delfina passei a ajudar na oficina de costura da escola, e também a auxiliar as professoras em sala de aula; enquanto isso me preparei para exame de admissão ao ginásio e dei continuidade aos estudos. Daí pra frente minha vida profissional tomou outro rumo, e numa outra realidade social. Mas tudo que aprendi foi sempre muito útil para minha vida espiritural e moral, continuei fazendo minhas roupas, trabalhos manuais e sempre valorizei o que tinha vivenciado no Leão XIII. No decorrer desse tempo entendia perfeitamente o que era "educar a vontade", "ter determinação no cumprimento dos compromissos", "cooperar", "respeitar a vida" (a própria vida - éramos jovens adolescentes cuja moral e caráter precisavam ser lapidados).
Sempre que podia visitava a escola, dona Delfina (sempre com uma palavra de orientação para a vida), dona Berta, dona Rosa, as professoras que também tinham sido minhas colegas de classe e que naquela fase ministravam as aulas.

A todas as pessoas, que dedicaram parte de suas vidas ao Centro Social Leão XIII um
QUIN QUIN QUERO,
canção alegre que dona Berta, animadora das festas
(e também excelente contadora de causos, de modinhas...) nos ensinou:

E PARA O LEÃO XIII NADA
TUDO
PRA SUA FELICIDADE O QUE É?
UM QÜIN QÜIN QÜERO
QÜIN QÜIN QÜERO GOOD NIGHT QÜERO QÜIN QÜIN QÜERO QÜIN QÜIN QÜERO
QÜIN QÜIN QÜERO GOOD NIGHT QÜERO QÜIN QÜIN QÜERO QÜIN QÜIN QÜERO
Ó NICODEMO
HAHAHAHA
Ó GELA UBA
HAHAHAHA
Ó NICODEMO GELA UBA UBA UBA UBA UBA UBA UBA UBA UBA
PIM PIM PIM PIRIRIM PIM PIM PIM PIM PIM PIM PIM PIM PIM PIM
PIM PIM PIM PIRIRIM PIM PIM PIM PIM PIM PIM PIM PIM PIM PIM
MOCIDADE ALERTA
MOCIDADE ALERTA
Ó NICODEMO GELA UBA UBA UBA UBA UBA UBA UBA UBA
SHIIIIIIIIIII
BUMMMMM
SHIIIIIIIIIII
BUMMMMM
Leão XIII
Leão XIII
FE-LI-CI-DAAA-DESSS!!!

Profa. Suely Pereira (ex-aluna e ex-professora)

Momentos Inesquecíveis

As minhas lembranças do Centro Social Leão XIII, continuam na minha memória, com muita saudade dos tempos em que eu passei com pessoas que marcaram a minha vida.

Foram períodos vividos com professores, diretora e alunas, marcados no meu coração pela simplicidade, alegria, que todos os participantes irradiavam em cada evento em que nos reuniamos. Quanto aprendemos e quanto ensinamos. Todas as pessoas que convivi deixaram muitas saudades e lindas lembranças. Quando jogávamos volley Dª Berta estava presente junto com Lucila e outros integrantes do grupo. Dª Berta deixou muita saudades, pois era um ser iluminado. Bondoso, acolhedor e sincero, que serviu de exemplo para todos nós. O que mais me emociona atualmente, sempre em mente todos aqueles anos saudosos, foi o aprendizado adquirido. O desempenho no trabalho, no núcleo realizados por todos com muito amor, dedicação, exemplos, garra, empenho e principalmente a fraternidade que reinava entre todos os participantes.

Aprendemos e ensinamos os alunos a trilharem suas vidas, tendo caráter, personalidade, honestidade para que cada um realizasse seus objetivos e concretizasse seus sonhos.

Quantos anos já se passaram? e quantas daquelas pessoas se encontraram novamente? o que aconteceu e o que cada uma faz e onde estarão muitos?

Que alegria e saudade de encontrar todos do nosso grupo e poder relembrar todos o momentos que passamos juntos felizes. Mas o destino as vezes nos presta grandes surpresas, e a emoção é muito grande, quando menos esperamos encontramos pessoas queridas. Um belo dia me encontro bem de frente com Dª Rosa na escada rolante do metrô da estação São Bento. Imagina a minha alegria e emoção em encontrar essa grande mulher, batalhadora, esforçada, capacitada e determinada principalmente com a idade atual e disse-me que estava cursando Direito. Quanta admiração e ensinamento ainda hoje nos proporciona!!!!! Agradeço a Deus todo esse aprendizado e a oportunidade que a vida me ofereceu por conhecer o Leão XIII e meus grandes mestres.

Profa. Ana Elisa Bigon Santos (ex-aluna e ex-professora)

O Leão XIII, para mim, foi maravilhoso, abriu os horizontes, pois eramos muito jovens recem saídas da escola primária.

Ali aprendi os valores da vida, como ter boas amizades, honestidade, responsabilidade e assim por diante.

As profissões também foram ótimas como bordar, costurar, cozinhar, economia doméstica e etc.

Agradeço à todas as professoras e principalmente à Dª Rosa Scattone, que além de ensinar, também foi uma grande amiga de todas nós.

Voltar | Sobe