Irmã Clara Fietz Irmã Clara Fietz

Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição

Vocações

A Vida é a Nossa Primeira Vocação
Autor: Irmã Marina Sátyro (FIC)

Se eu não existisse

Se eu não existisse, ninguém perceberia minha ausência. Mas, uma vez que existo, que nasci sem merecimento meu, cabe-me a responsabilidade de administrar bem esse dom que recebi gratuitamente. A vida é um dom, e com tal deve ser respeitada desde o seu início, no ventre materno, até o seu último instante.
Antes de eu existir, Deus me conhecia e amava; por isso me chamou à vida. "Sim! Pois tu me formaste, tu me teceste no seio materno. Conhecias até o fundo do meu ser: meus ossos não te foram escondidos quando eu era formado em segredo. Teus olhos viam o meu embrião. Deus meu, tu me sondas e de longe penetras os meus pensamentos, meus caminhos todos são familiares a ti. Conheces minhas preocupações! Conduze-me pelo caminho eterno. Sou criação tua." (cf. Salmo 139).
Eu não sou uma existência lançada ao absurdo. E Deus não cria em série. Cada um de nós é único diante dele. Ele é o artista que coloca na obra de suas mãos a mente e o coração.
O chamado à existência é uma eleição de amor. O centro, o ponto de referência do meu existir, é Deus, meu criador.
O amor de Deus dotou o ser humano de inteligência que é um reflexo da própria luz eterna e com a qual podemos ler no livro da criação as perfeições invisíveis de Deus (Rm 1,20). Dotou-nos de vontade livre que nos permite conquistar a nós mesmos, amar-nos uns aos outros e cuidar de toda a sua obra, a saber, os seres vivos e a matéria inerte, responsabilizando-nos pela conservação do meio ambiente pelo Qual Deus visa o nosso bem-estar e a preservação de todo o tipo de vida: animal ou vegetal.
Deus não nos criou para a solidão, mas como membros da comunidade humana, daí o nosso dever de solidariedade para com todos, especialmente para com os mais pobres, doentes, injustiçados e os que perderam o sentido da vida. Todos são a menina dos olhos de Deus. Cada pessoa está, pois, envolvida e preenchida pelo amor de Deus que nos convida ao banquete da vida.

Vocação cristã

"Em qualquer época e em qualquer povo é aceito por Deus todo aquele que o teme e pratica a justiça. Aprouve contudo a Deus santificar e salvar os homens não singularmente, sem nenhuma conexão uns com os outros, mas constituí-los num povo, que o conhecesse na verdade e santamente o servisse ( LG 9 )". Este povo é chamado Igreja de Jesus Cristo. Ele nos revelou que Deus é Amigo, que Deus é Pai que nos ama com ternura. É a mensagem fundamental do Evangelho. E Deus tem um plano de amor sobre mim e sobre cada ser humano. Esse plano não é uma idéia ou um projeto, nem um programa de realizações. O plano de Deus é uma Pessoa: CRISTO. "Deus e Pai nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por Jesus Cristo (Ef 1,5). E isso não em consideração a nossas obras, mas por livre determinação de sua vontade e benevolência (2Tm 1,9)".
Meu chamado à vida recebe um sentido verdadeiro nessa segunda vocação em Cristo e na Igreja: a Vocação Cristã. Pelo batismo somos filhos por adoção. Com Jesus e em Jesus podemos chamar a Deus Abba, Pai! (Rm 8,15), Pai Nosso! O batismo nos faz membros de Cristo, morada da Santíssima Trindade e Templos do Espírito Santo.
Vocação cristã quer dizer configuração com Cristo ressuscitado e participação de sua mesma vida.
Vocação é chamado. Todos os que aceitam o convite de Jesus formam comunidade. Reúnem-se para a escuta da palavra de Deus, para a comunhão eucarística, para o serviço fraterno, para o socorro dos pobres, doentes e desamparados.

Vocação universal à santidade

Toda pessoa tem uma vocação, isto é, um chamado de Deus para se realizar e ser feliz Assim é que, por diferentes caminhos, ou diferentes estados de vida (casado, solteiro, consagrado ou sacerdote), todos são chamados por Deus à santidade e à plenitude da caridade. Vocação, por parte de Deus, é um mistério de chamamento e de eleição, e da parte da pessoa humana é um mistério de resposta e de seguimento de Jesus. Vocação não é uma escolha que se faz, como se escolhe uma profissão. Na vocação, Deus toma a iniciativa, sem contudo tirar a liberdade humana de responder de modo positivo ou negativo. É seu Filho, Jesus quem formula o convite a toda pessoa que se presta a escutá-lo: "Segue-me".

Vocações específicas

Para quem dá ouvidos a sua voz, o Senhor o convida a uma vocação específica:

a) Vida Religiosa Consagrada - Refere-se a certos cristãos que vivem uma forma especial de seguimento de Jesus Cristo. Vivem em comunidade. Cultivam a oração. Meditam a Palavra de Deus, e participam na missão evangelizadora da Igreja com especial atenção aos que foram os preferidos de Jesus: pobres, pequenos, enfermos... Os que abraçam essa forma de vida, não se casam, vivem pobremente, e obedecem a regras e constituições próprias do Instituto a que pertencem.

b) Vocação Sacerdotal - O Sacerdote ou Padre ou Presbítero é escolhido e ungido para ser pastor do rebanho de Cristo, a exemplo do Bom Pastor (Jo 10). Sinal da unidade eclesial participa intimamente da missão de Cristo que é animar a comunidade, anunciar a Palavra de Deus, celebrar a Eucaristia e a reconciliação, administrar todos os demais sacramentos e organizar os serviços da comunidade: catequese, liturgia, pastoral da saúde, pastorais sociais, etc.
Para ser sacerdote é preciso sentir-se chamado por Deus e aceito pela Igreja. Trata-se de uma vocação muito especial que deve ser percebida de modo claro e cultivada carinhosamente, além de exigir a Ordenação Presbiteral, que é um dos sacramentos da Igreja. A exemplo de Cristo, os sacerdotes assumem a castidade, obediência e pobreza, buscando o desapego dos bens deste mundo, o amor gratuito e sem exclusividade e a libertação de ambições de poder e domínio.

c) Vocação Matrimonial - Para quem tem fé o matrimônio também é vocação: um chamado de Deus ao dom de si no amor recíproco e aberto à vida. Quem não tem fé, não tem como sentir-se chamado - pois desconhece o interlocutor divino que o chama - nem tem a quem responder. O casal humano tem a vocação de formar uma comunhão de vida no amor, seja para amparo mútuo, seja para a sobrevivência da espécie humana.

d) Vocação do Leigo cristão - É todo homem ou mulher que por ser cristão engajado no mundo do trabalho e na sociedade atua aí como agente transformador. O leigo cristão comprometido com o Evangelho atua em todos os setores da sociedade. Essa tarefa lhe é própria, ninguém pode ocupar seu lugar, nem substituí-lo nessa evangelização.

Conclusão

Vamos juntos caminhar porque Deus nos escolheu, Cristo nos chamou, o Espírito de amor nos enviou. Aquele que se entrega ao Senhor semeia a dignidade e a paz. Tem muito mais amor, ternura no olhar, coragem para lutar.

Texto em PDF para impressão

 

Mais leitura sobre o tema: SAV- Serviço de Animação Vocacional - FIC


Vídeo Vocacional: "Ser Irmã Franciscana: você já pensou nisso?



Carisma da Congregação:

"Pretendemos viver no meio do povo, procurando contudo, sempre a constante união com Deus".


Interessada? Fale Conosco:

Avenida Prudente de Moraes, 659 - Araraquara - SP -Brasil - CEP: 14801-970
irmaclarafietz@irmaclarafietz.com.br

---------------------------------------

Voltar | Subir


Oração pela Beatificação da Venerável Irmã Clara Fietz

Deus, Tu és o Amor e queres que todas as pessoas te amem e carreguem a sua cruz em espírito de penitência. Concede que tua Serva Irmã Clara, modelo de amor a Deus e ao sofrimento, alcance a honra dos altares para ganhar assim mais almas para Ti. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

Pai Nosso... Ave Maria...

(Pode-se imprimir: Cúria Diocesana de Graz, Áustria)

A audiência de orações e graças recebidas por intercessão de Irmã Clara Fietz deve ser notificada no seguinte endereço: Avenida Prudente de Moraes, 659 - Araraquara - SP - Brasil. Maiores detalhes Clique aqui


A palavra vocação vem do latim vocare, que significa chamar; e vocatio, que significa chamamento. Vocação é um chamamento de Deus.
Agosto - Vocações


Oração por uma feliz escolha de vocação

Senhor, que queres que eu faça? Coloco-me diante de ti com a mesma Pergunta de São Francisco de Assis. Como ele desejo ser simples, humilde irmã de toda criatura.

Hoje venho louvar-te pela natureza toda: O sol, as plantas, a água, as aves, os animais, o homem, sinais de tua presença e de tua bondade imensa.

Quero ser instrumento em tuas mãos para transmitir a paz neste mundo cheio de guerras e semear o bem onde há tanto ódio.

Iluminai-me, Senhor, para que eu possa escolher o caminho que apontas para mim.

Que eu possa imitar o Cristo, seguindo os Passos de São Francisco de Assis.

Amém.

 

 

 

Voltar | Sobe

Nosso Endereço:
IRMÃS FRANCISCANAS DA IMACULADA CONCEIÇÃO- Avenida Prudente de Moraes, 659 - Araraquara - SP - Brasil