Prof. Eduardo Sakemi |
|
|
|
MINIWEB
- O
Sr. vem atuando como Gerente de Tecnologia e Sistemas no CIEE
( Centro de Integração Empresa Escola ) há
oito anos. O CIEE faz a ligação entre escolas
e empresas na obtenção e administração
de estágios. Miniweb pergunta: Como é
feito esse contato entre a escola e empresas? Quais
estagiários são mais solicitados pelas empresas,
os de ensino médio, técnico ou superior? Alunos
de Instituições particulares ou públicas?
Por quê?
EDUARDO
SAKEMI - O CIEE mantém
duas equipes distintas para atendimento às empresas
e às escolas. A equipe que atende às empresas
tem como função principal esclarecer dúvidas
das empresas quanto às vantagens da concessão
de estágios e abrir as oportunidades de estágio.
A equipe que atende às escolas tem como função
aproximar as escolas das necessidades das empresas, fornecendo
dados sobre as demandas das empresas, práticas de mercados
e informações sobre os estudantes da instituição
com estágios administrados pelo CIEE. O estágio
é uma atividade pedagógica e, por lei, está
sob a responsabilidade da escola. O CIEE faz a aproximação
entre empresas, escolas e estudantes, criando um ambiente
de sinergia onde todos ganham. Cerca de 70% das vagas são
destinadas aos estudantes de nível superior. O estágio
de ensino médio começa a ganhar força.
O estágio de estudantes é garantido pela Constituição
Federal, que incluiu no Capítulo da Assistência
Social as ações relativas à “promoção
da integração ao mercado de trabalho”,
nelas se enquadrando as atividades dos agentes de integração.
Em decorrência do avanço educacional promovido
pela CF/1988, foi publicada a nova LDB – Lei de Diretrizes
e Bases da Educação Nacional, a qual indica
que a educação escolar deverá vincular-se
ao mundo do trabalho e à prática social.
O estágio caracteriza-se por uma atividade educacional,
portanto não deveria ter qualquer restrição
quanto ao tipo de instituição de ensino, nem
muito menos privilegiar classes ou condições
sociais. O verdadeiro programa de estágio complementa
a formação recebida na escola, e portanto deve
ser o mais amplo possível. Infelizmente ainda temos
uma tendência de classificar escolas públicas
de ensino superior como “melhores” que as particulares
e o inverso para as escolas de ensino médio. Tal fato
não se comprova e ser admitido em um programa de estágio
depende muito mais do próprio estudante, seu comportamento
e suas competências do que apenas da instituição
de ensino onde estude.
MINIWEB
- O
Sr. foi o responsável pela implantação
do projeto de Educação a Distância do
CIEE. Miniweb pergunta: O Sr. poderia nos dizer qual
o software utilizado para os cursos?
Qual o principal objetivo do Programa de Ensino
a Distância do CIEE?
EDUARDO SAKEMI - Um bom programa de educação a distância se faz com uma equipe multidisciplinar muito bem estruturada e foi isso que fizemos aqui no CIEE. A coordenação do nosso programa de Educação a Distância é de responsabilidade da nossa gerente educacional, já a implantação (tecnologia) ficou a cargo da área de Tecnologia, pela qual sou responsável. Utilizamos a plataforma da Micropower chamada MPLS. Os primeiros cursos foram desenvolvidos com tecnologia “Flash”.
Nosso maior desafio foi de iniciar nosso programa com a transposição de conteúdos presenciais nos temas Postura Profissional e Práticas de Seleção. Sendo cursos comportamentais, a simples transcrição para uma apostila não resolveria o assunto com a qualidade que desejávamos. Por este motivo desenvolvemos nossos cursos em Flash, com apoio da empresa RDigital, utilizando técnicas de jogos interativos e simulações. Além do material eletrônico existe um amplo material escrito como suporte ao aprendizado. Ao final, há uma prova de certificação também eletrônica. Para o início do próximo ano pretendemos ter cerca de 10 cursos a distância.
O
CIEE mantém O Programa de Desenvolvimento Estudantil
que visa justamente complementar os conhecimentos adquiridos
na escola. São vários cursos de tecnologia e
oficinas de capacitação ministrada por parceiros
e profissionais do próprio CIEE. No nosso site, há
uma relação de todos os cursos que são
gratuitos para todo e qualquer estudante cadastrado no CIEE.
Não é necessário que esteja realizando
um estágio administrado por nós. Aliás,
a intenção é justamente melhorar a capacitação
do estudante para que ele consiga uma oportunidade de estágio.
MINIWEB
- Para
participar dos cursos de treinamento a distância, o
sistema só aceita os que tiverem login, ou seja, os
jovens cadastrados e escolhidos para estágios. Miniweb
pergunta: Existe algum curso a distância
do CIEE para jovens que ainda não foram escolhidos
para estágio?
EDUARDO SAKEMI - Todos os nossos cursos e oficinas de capacitação estão disponíveis para qualquer estudante, estagiando ou não. O “login” pode ser obtido com um simples cadastramento em nosso site.
MINIWEB - Fale-nos um pouco sobre o PROGRAMA CIEE ADOLESCENTE APRENDIZ. Qual a vantagem para o estudante de ensino fundamental e médio com esse programa?
EDUARDO SAKEMI - O Programa Adolescente Aprendiz é uma ótima opção para os estudantes entre 14 e 18 anos incompletos, que estejam cursando o ensino fundamental ou médio. Contratado por um empresa e inscrito em um programa de aprendizagem, desenvolvido sob orientação da entidade qualificada em formação técnico profissional metódica, o aprendiz recebe, além da prática, aulas teóricas de capacitação que ajudam a completar sua formação.
A Lei 10.097/00 alterou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), tornando obrigatória às empresas de porte médio e grande a contratação de trabalhadores aprendizes. O programa tem duração máxima de dois anos. Após este período, o Aprendiz deve ser contratado como um CLT normal ou desligado da empresa. Para alunos do ensino fundamental, a carga horária máxima prevista pela Lei é de 6 horas diárias, sendo vedadas a prorrogação e a compensação de jornadas. Para os aprendizes que já tiverem completado o ensino fundamental, o limite previsto poderá ser de até 8 horas diárias. De acordo com a Lei 10.097/00, na jornada, deverão estar computadas as horas destinadas à aprendizagem teórica. Além disso, as férias do aprendiz deverão coincidir com o período das férias escolares do ensino regular. A remuneração prevista é de um salário mínimo/hora.
Para o estudante, além da capacitação e experiência prática o programa dá uma oportunidade de “se apresentar” perante a empresa. Sua efetivação só depende da sua própria dedicação e desempenho. A exemplo dos programas de estágio, as taxas de efetivação prometem ser altas.
MINIWEB
- Sr. Eduardo, em agosto de 2005 o Sr. ministrou um mini curso
no XII Congresso de Computação &
Mercado da Unicamp. No curso foram dadas noções
da elaboração de um plano de negócios
para projetos de tecnologia. Miniweb
pergunta: Com sua experiência em tecnologia
e na área de TI, qual a sua mensagem aos internautas
da MiniWeb Educação interessados em informática
e novas tecnologias?
EDUARDO SAKEMI - O setor de informática continua despontando como um mercado promissor para os futuros profissionais. Além de muitas oportunidades nas empresas, a área permite o trabalho autônomo, que provavelmente será a tendência para os próximos anos. Trabalho e carreira, como conhecemos hoje, têm seus dias contados. Principalmente a área de internet permite um trabalho autônomo com bons ganhos e liberdade de horário. Dentro das empresas, a tecnologia assume cada vez mais um papel estratégico e todas as organizações, qualquer que seja sua área de atuação, dependem cada vez mais da tecnologia. Hoje, a competitividade de uma empresa tem uma grande parcela dependente de bons sistemas de controle, produção e suporte financeiro. A tecnologia se compõe com qualquer outra atividade e abriga profissionais de outras áreas também. Assim, um estudante de pedagogia pode integrar uma equipe que cuida de ensino a distância; um publicitário pode trabalhar com a equipe de Web Design; psicólogos, em sistemas de identificação de potenciais; economistas podem implantar sistemas de ERP e assim por diante.
MINIWEB - O Sr. poderia dar algumas dicas e orientações para os estudantes interessados em arrumar um estágio em empresas conceituadas no mercado? Quais são as chances de alunos de escola pública nesse mercado?
EDUARDO SAKEMI – Eu mesmo vim da escola pública. O que eu sei e o que vejo atuando numa empresa que lida diariamente com a colocação de estudantes em estágio é que a “atitude” do estudante é o que conta. O estudante deve demonstrar que está interessado em crescer, que tem bom conhecimento técnico em sua área e que sabe se comunicar muito bem.
Portal
Unicamp
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNUH/NUH_4682/NUH_4682.html
SISCORP
News
http://www.siscorp.com.br/adm/Siscorp_News/Arquivos/segunda_edicao.htm
ITWeb
http://www.siscorp.com.br/adm/Imprensa/Arquivos/itWebCIEE%20AumentaatendimentopelaInternet.htm