Profa. Dra. Heloisa V. Rocha |
|
|
|
Sua interface de usuário, conforme inúmeras críticas que recebemos, parece “antiga” para muitos, pois é basicamente textual, com um mínimo de componentes gráficos. Isso, se para alguns a torna quase obsoleta, para nós tem sido um ponto de resistência à mudanças, pois com esta interface conseguimos um software leve, que roda em qualquer computador e com qualquer velocidade de conexão, e com boas características de acessibilidade considerando-se o uso de leitores de tela. E preservar a usabilidade do TelEduc sempre foi nossa grande preocupação. Queremos usuários que se preocupem com o conteúdo de cursos e não com o software que estão usando. Portanto, acredito que as vantagens para o uso são muitas, acrescidas do TelEduc ser um software livre e portanto pode ser facilmente adequado as mais diversas necessidades. As desvantagens são todas aquelas advindas do uso de software livre, tão largamente noticiadas, principalmente quanto a falta de uma estrutura de suporte. Mas também isso tem se resolvido com a criação de inúmeras empresas prestadoras de serviços TelEduc.
Miniweb Educação - Quais foram as mudanças ocorridas recentemente no TelEduc no quesito avaliação?
Resposta – Estamos implementando gradativamente no ambiente TelEduc uma série de funcionalidades que visam um suporte tecnológico à avaliação formativa. . Estamos provendo tecnologias computacionais para prover um suporte mais efetivo à avaliação formativa em duas pontas: (1) por um lado esperamos facilitar o planejamento de atividades de aprendizagem a serem avaliadas, bem como o registro de regulações providas pelos formadores para as participações nestas atividades; (2) por outro lado, espera-se reduzir a quantidade de informações a ser analisada, auxiliando o formador na recuperação e na análise de informações quantitativas e qualitativas relevantes às regulações das participações, de acordo com os critérios definidos no planejamento da avaliação de cada atividade de aprendizagem. E nesta linha já temos disponível a ferramenta Avaliações e a ferramenta Exercícios, além da ferramenta InterMap presente no ambiente há mais tempo.
Miniweb Educação - Segundo esclarecimentos obtidos no site, sabemos que não há suporte para os interessados na instalação ou uso do TelEduc; existe sim, um Fórum e FAQ na página, onde as questões enviadas são analisadas e respondidas uma vez por semana. Pergunta: Existe alguma probabilidade da existência futura desse suporte? Como são solucionados os problemas dos webmasters que não tem prática com o Linux? Existe curso de preparação aos futuros utilizadores do TelEduc que não sejam da Unicamp?
Resposta
– O que procuramos oferecer é um
guia bastante detalhado de como efetuar a instalação
do TelEduc. Quanto aos problemas relativos ao desconhecimento
do Linux ele é bastante geral e tem de certa forma
dificultado a disseminação e uso de plataformas
livres. Mas acreditamos que é temporário
e facilmente superável, tendo em vista a ampla
rede de serviços já instalada ao redor desta
plataforma.
Quanto a virmos oferecer essa forma de prestação
de serviços ela faz parte de nossos planos, mas
sempre será bastante restrita dado que temos uma
equipe muito pequena e somos primordialmente um núcleo
de pesquisa e desenvolvimento. Como já disse, já
existe uma rede de serviços ao redor do Teleduc
que oferece desde serviços de hospedagem como cursos
regulares de uso e instalação.
Miniweb Educação - Embora o Linux seja um software livre, muitos consideram que, ao implementá-lo, sua linguagem torna-se um obstáculo por ser mais voltada para programadores. Pergunta: Existe alguma programação do NIED no desenvolvimento de algum outro software mais acessível a educadores que queiram implementar um curso para a utilização com seus alunos, e que não dependam de instalação por programadores?
Resposta – Acredito que o Linux no caso não é o problema. Pois o software depois de instalado é usado via um browser Web qualquer, com absoluta independência do professor e sem grandes dificuldades no uso. Mas dificilmente, mesmo em se adotando uma outra plataforma, um software como o TelEduc vá prescindir de um suporte técnico. Ele não é para uso doméstico e sim institucional, pois instala um provedor de suporte a cursos. Temos no Nied, também disponível livremente outros softwares de uso mais individual e que podem ser facilmente instalados, como o HagáQue (http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/) e o mais antigo de nossos softwares que é o SuperLogo.
Miniweb
Educação
- Professora Heloísa como principal investigadora
do e-Labora: E-Learning Laboratory no projeto Tídia-Ae,
poderia nos falar um pouco sobre esse projeto?
Resposta - O projeto TIDIA-Ae é
um grande projeto financiado para Fapesp que agrega mais
de uma centena de pesquisadores paulistas. Estes pesquisadores
estão agrupados em 16 laboratórios localizados
em diversas universidades. O laboratório e-Labora
é um desses. O objetivo do projeto é desenvolver
um ambiente de e-learning que explore o potencial da Internet
Avançada. Então é um ambiente que
incorpora ferramentas como as que existem atualmente em
outros ambientes, mas com funcionalidades adicionais como
som e imagem, por exemplo. Além disso, permite
o acesso a laboratórios remotos e a realização
de experimentos á distância em tempo real.
É um projeto longo, em torno de 5 anos, que atualmente
está no final de seu primeiro ano. O primeiro protótipo
do ambiente estará sendo apresentado no II Workshop
do projeto que aconteceu em novembro, em SP (http://www.fapesp.br/).
Miniweb
Educação
- A Senhora é orientadora de inúmeros trabalhos
desenvolvidos por alunos na Universidade e criadora de
outros tantos trabalhos também. Gostaríamos,
se possível, da indicação de projetos
que possam ser úteis para professores e alunos
para uso prático em sala de aula, tanto do ensino
fundamental e médio, como para estudantes universitários,
assim como para os que trabalham com alunos com necessidades
educacionais especiais.
Resposta –Além do TelEduc
temos os projetos já mencionados – HagáQuê
e SuperLogo – que são usados também
com alunos com necessidades especiais. Temos o projeto
Fichário Online - www.ficharionline.com que é
voltado aos estudantes em fase de vestibular. Temos uma
nova linha de desenvolvimento de tecnologias assistivas,
onde o primeiro produto é o teclado virtual denominado
Tflex (http://www.nied.unicamp.br/~tflex/).
Resultados e materiais de cursos de formação
para uso de tecnologia em educação podem
ser encontrados fartamente no site do Nied (http://www.nied.unicamp.br)
tanto para profissionais da educação especial
como para profissionais da educação de forma
geral.
Miniweb Educação - Para finalizarmos, gostaríamos que a Senhora dirigisse uma mensagem aos alunos e professores internautas da Miniweb Educação cujo interesse principal é a Informática Educativa.
Resposta - Vejam sempre a tecnologia como uma aliada ao processo de aprender e ensinar. Ela deve ser fácil de usar e adequada aos objetivos de quem as usa. Desconfie sempre do que é difícil de usar ou que os leve a se preocupar mais com a tecnologia que com o tema de interesse. E façam requisições sempre aos produtores de tecnologia, para que esta esteja a serviço de seus usuários e não o contrário. E tenham sempre em mente que nenhuma tecnologia é neutra.
• — •
Teleduc – O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o processo de formação de professores para informática educativa, baseado na metodologia de formação contextualizada desenvolvida por pesquisadores do Nied (Núcleo de Informática Aplicada à Educação) da Unicamp. O TelEduc foi desenvolvido de forma participativa, ou seja, todas as suas ferramentas foram idealizadas, projetadas e depuradas segundo necessidades relatadas por seus usuários. Com isso, ele apresenta características que o diferenciam dos demais ambientes para educação a distância disponível no mercado, como a facilidade de uso por pessoas não especialistas em computação, a flexibilidade quanto a como usá-lo, e um conjunto enxuto de funcionalidades.
Mídia
- Software da Unicamp faz sucesso no exterior –
uma ferramenta desenvolvida por pequisadores em Campinas
tornou-se um dos mais utilizados recursos de ensino
à distância no país e no exterior.
Trata-se do TelEduc, software criado há cinco
anos pela parceria entre o Instituto de Computação
e o Núcleo de Informática Aplicada à
Educação (Nied) da Unicamp, que permite
que sejam ministrados cursos à distância.
Adotado por pelo menos 3 mil instituições
de educação particular e privada do
Brasil e em outros países como França,
Portugal, Espanha, Estados Unidos, Chile e Argentina,
o TelEduc é um software livre, que pode ser
obtido por qualquer pessoa ou instituição
através do site: http://teleduc.nied.unicamp.br/teleduc.
Segundo a professora Heloísa Vieira da Rocha,
do Instituto de Computação (IC) e coordenadora
do projeto, os usuários interessados na utilização
do software não precisam entender de informática.
(Fonte: O Estado de São Paulo, por Silvia Guaiume
– 31.07.2003)