Profa. Mª Cecília Chaves |
|
|
|
MiniWeb Educação: Outro trecho do mesmo artigo, ..." O uso da tecnologias da informação na educação depende de como o professor entende a transformação da sociedade, que perfil deve ter o aluno de hoje para se transformar no profissional do futuro, do próximo milênio" ... Pergunta: Profa., teríamos hoje, condições de responder, enquanto sociedade, a pergunta: "Que Brasil nós queremos?
Resposta - Na minha opinião queremos um Brasil com uma sociedade civil forte, crítica e atuante nos processos de mudança, em busca de ética, transparência e justiça social. Os educadores precisam preparar o jovem para se transformar em um cidadão e profissional que seja autônomo, com uma visão sistêmica do mundo que o cerca. Na prática do olhar crítico e pluralista, esse deve ser estimulado a aprender constantemente em várias fontes de informação, interagir com seus pares, utilizar a tecnologia para ampliar seu universo relacional e de construção do conhecimento.
MiniWeb Educação - Em seu artigo Fatores importantes para desenvolvimento de cursos on-line, a Sra. alerta para alguns cuidados que devem ser tomados quando do uso do hipertexto em educação. Quais seriam esses cuidados?
Resposta - O hipertexto é um recurso fantástico quando bem utilizado na educação. Mas muitas vezes o professor não planeja adequadamente a quantidade e não se preocupa com a qualidade da informação que será disponibilizada ao aluno. Muita informação pode ter o efeito inverso ao desejado e levar à confusão cognitiva e superficialidade na aprendizagem. Se o aluno não sabe gerenciar um volume muito grande de informação, tende a diminuir sua habilidade de análise e síntese, atendo-se somente à informação, sem construir conhecimento contextualizado.
MiniWeb Educação - A Educação a Distância é a resposta para a educação em nosso país?
Resposta - Não creio que seja a resposta ou solução definitiva para os problemas educacionais de nosso país. Ela é uma das opções metodológicas, mas está longe de ser um instrumento democratizante de educação. Com a popularização do uso da Internet, o novo formato de Educação a Distância chamado de educação on-line, que utiliza principalmente recursos telemáticos, deve ampliar as possibilidades de disseminação da informação e comunicação via rede. Seu potencial de inovação é grande. Muitas instituições de ensino se mobilizam para oferecer cursos de graduação, extensão universitária pela Internet. Com certeza teremos nos próximos anos um crescimento expressivo desta nova forma de aprender on-line.
MiniWeb Educação - Fale para os Internautas da MiniWeb Educação, o trabalho que a Sra. desenvolve com a Programação Neurolingüística e qual o verdadeiro potencial dessa ferramenta para alunos e educadores?
Resposta - A Programação Neurolingüística auxilia educadores e alunos a se conhecerem melhor enquanto pessoas. É possível através dela trabalhar o sistema individual de crenças e valores, mostrar caminhos para o crescimento pessoal e mudanças que a pessoa queira realizar. Ela possibilita também um aumento da percepção do outro, de sua intencionalidade; como melhor relacionar-se com as pessoas que nos cercam.
MiniWeb Educação: E qual é a real função de Supervisão pedagógica e de conteúdo, do grupo de EAD da Faculdade Sumaré que a Sra. exerce?
Resposta - No grupo de Educação a Distância da Faculdade Sumaré atuo na produção de novos cursos on-line para o mercado externo e na assessoria aos cursos de graduação da Faculdade. Todas as disciplinas presenciais da Faculdade contam com um "espelho" virtual da disciplina criado em um ambiente virtual de aprendizagem. Nele alunos e professores podem interagir fora da sala de aula, a qualquer hora; consultar materiais didáticos e agenda, entregar atividades on-line, conversar com seus colegas e professor via fórum ou chat. A aceitação tem sido excelente, os professores propõem projetos interessantes, interdisciplinares, que estimulam o trabalho em equipe; a existência destes espaços virtuais de referência das turmas fortalece as relações e a comunicação que se inicia na sala de aula, alterando também a forma como se dá a aprendizagem presencial.
Entrevista com Profa. Maria Cecília dos Santos Chaves. Educadora licenciada em Química pela USP. Curso de especialização em programação Neurolingüística - Trainer Master Practitioner com foco em Organizações e Negócios. Mestranda do curso Novas Tecnologias em Educação e Ensino a Distância da ECA. Consultora e facilitadora em treinamentos nas áreas educacional e empresarial, enfocando o desenvolvimento pessoal e profissional e supervisora pedagógica e de conteúdo do grupo de EAD da Faculdade Sumaré.
- Para saber mais sobre Profa. Maria Cecília dos Santos Chaves acesse os endereços abaixo:
- http://sites.uol.com.br/cdchaves/quem_somos.htm
- http://sites.uol.com.br/cdchaves/
- http://sites.uol.com.br/cdchaves/perfileduca.htm
- http://sites.uol.com.br/cdchaves/fatores_desenvolvimento.htm