Profa. Dra. Kátia Tavares |
|
|
|
MiniWeb Educação: No mesmo artigo, você cita: Belloni (1999) que destaca: "Atualmente, um dos principais desafios da educação é capacitar os alunos a continuarem sua própria formação ao longo da vida profissional, já que, em função das rápidas mudanças no mundo contemporâneo, eles podem ter de exercer funções ainda inexistentes. Do mesmo modo, a formação inicial de professores também deve prever a sua capacitação para uma educação continuada, além de prepará-los para a inovação tecnológica e suas conseqüências pedagógicas - seja para o ensino presencial ou à distância". Pergunta: Considerando não apenas a formação inicial dos professores, mas a formação daqueles que já atuam em sala de aula, como as instituições de ensino podem e devem promover e estimular a capacitação contínua de seus docentes?
Resposta - Esta é uma questão bastante ampla. Aqui vou focalizar o processo de reflexão crítica que, a meu ver, deve estar subjacente a qualquer projeto de capacitação contínua de professores.
Primeiramente, acredito que deva haver uma consciência por parte das instituições de ensino de que capacitar continuamente seus professores é um investimento na qualidade da educação por elas oferecida e, portanto, deve ser um compromisso de qualquer instituição séria.
Compreendendo tal capacitação como investimento, a escola deve desenvolver um plano de ação, adequado à sua realidade, que pode se concretizar através de diversos instrumentos e estratégias, tais como palestras, cursos, reuniões periódicas, criação de grupos de discussão, estudo e trabalho via Internet, de acordo com as possibilidades e interesses do grupo de professores e da instituição. É fundamental que os professores estejam envolvidos como sujeitos e não meros receptores, desde o início do desenvolvimento do projeto de capacitação.
Independente dos tipos de atividades previstas, acredito que deva-se proporcionar uma capacitação em que o professor possa tomar consciência de sua própria aprendizagem e refletir criticamente sobre sua prática, especialmente a partir de dados observáveis (como anotações, diários, gravações em áudio e vídeo). Dentre outros resultados, a confrontação com dados diretamente observáveis pode levar o professor a descobrir, por exemplo, que, muitas vezes, atua segundo teorias de ação diferentes daquelas que professa.
É importante também que os cursos, reuniões ou outras atividades sistemáticas promovidas pela instituição de ensino como parte do plano de capacitação de seus professores não promovam processos reflexivos individuais que apenas os levem a se sentir culpados pelo que não dá certo. O professor precisa olhar para sua prática pedagógica diária, desenvolver uma consciência sobre os processos que informam tal prática e relacionar tais processos com as realidades sociais e políticas em que atua. A partir dessa consciência e dos seus objetivos pedagógicos, o professor deve planejar a reconstrução da sua prática. Em outras palavras, é preciso capacitar o professor para confrontar prática e teoria, para escolher e não sujeitar-se a teorias formais e para, se desejar, transformar sua prática profissional.
MiniWeb Educação - Profa. Kátia e Prof. José Paulo, vocês desenvolvem algum trabalho com os ex-alunos dos Cursos por vocês ministrados? Se, a resposta for positiva, poderiam descrever o tipo de trabalho?
Resposta: Kátia Tavares e José Paulo - Sim, mantemos uma lista de discussão com nossos ex-alunos, onde são trocadas informações sobre eventos, cursos, livros, pesquisas, sites e notícias de interesse para a área de educação via Internet e tecnologia educacional.
Durante determinados períodos, a lista também funciona como um grupo de estudo sobre um tema escolhido pelos participantes, com leitura e discussão de textos selecionados. Recentemente, foi desenvolvido um plano de estudos sobre qualidade e avaliação em EAD, sob a moderação de uma participante da lista. Durante sua atuação como moderadora, esta ex-aluna nossa participou também de um processo reflexivo sobre sua prática através da redação de diários e da troca de e-mails conosco. Na verdade, promover e estimular a formação de novos moderadores de comunidades de aprendizagem on-line é um dos objetivos de nosso trabalho com os ex-alunos do Educare.
MiniWeb Educação - Profa. Kátia e Prof. José Paulo, gostaríamos que ambos falassem sobre o projeto do Educare Cursos Online que vem sendo desenvolvido por vocês. Qual é o objetivo esperado desse trabalho.
Kátia Tavares e José Paulo - O projeto completou um ano em novembro e acreditamos que ele esteja alcançando seu principal objetivo - estabelecer um vínculo entre ensino e pesquisa na área de Educação a Distância (EaD).
De modo geral, em nossas pesquisas, procuramos abordar uma variedade de questões que abrangem desde a interface tecnologia-pedagogia até outras de cunho mais filosófico, que envolvem os próprios conceitos-chave com os quais se constitui o discurso pedagógico e científico da EaD.
Temos apresentado resultados de nosso trabalho em eventos de grande porte como o VI Congresso Brasileiro de Lingüistica Aplicada, realizado na UFMG, e o XIV Encontro de Professores Universitários de Língua Inglesa, realizado na Universidade Estadual de Londrina.
Em termos de cursos oferecidos, estamos felizes com a avaliação positiva que temos tido de nossos alunos e com o crescente número de pessoas que nos procuram em busca de uma formação contínua através da Internet.
Neste primeiro ano, oferecemos cursos em parceria com instituições de renome e como atividades integrantes de grandes eventos, tais como: Universidade do Brasil - UFRJ - por meio do Setor Cultural e do Centro de Atendimento Externo (CAE) da Faculdade de Letras; Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (CEFET-SP); XIV Seminário Nacional do Projeto Inglês Instrumental; VI Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada.
No site do projeto (www.educarecursosonline.pro.br), que é continuamente atualizado, divulgamos informações sobre nossos cursos, notícias e artigos sobre Educação a Distância On-line, links e livros selecionados. Também publicamos um Boletim Informativo distribuído por e-mail aos assinantes, cujas edições anteriores são mantidas em nosso site.
Em
nosso segundo ano de existência, além de dar
prosseguimento aos nossos projetos de pesquisa, esperamos
também atender a demanda por cursos de atualização
docente, que tem sido enorme.
Entrevista
com a Profa. Dra. Kátia Cristina do Amaral Tavares
- Professora de Língua Inglesa da Universidade
Federal do Rio de Janeiro. Com especialização e Mestrado
em Lingüística Aplicada pela UFRJ, cursando atualmente
o Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem
na PUC-SP e realizando pesquisas na área de Educação
a Distância com utilização da Internet como participante
do Projeto Edulang. e com Prof. José Paulo de Araújo
-bacharel em Língua Inglesa e Portuguesa pela Faculdade
de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro
(UFRJ) e Mestre em Lingüística Aplicada pela mesma
instituição. Ambos os entrevistados são responsáveis
pelo Educare Cursos Online.
|