ImpunidadeClick for Sao Paulo, Brazil Forecast


Dança da Impunidade
por: Arlete Embacher

A deputada Ângela Guadagnin (PT-SP) celebrou dançando no plenário da Câmara a absolvição do seu colega João Magno (PT-MG), acusado de ter recebido o mensalão.

Recordemos que o deputado João Magno recebeu mais de R$ 400.000 reais. Corrupção comprovada. O escândalo que foi sua absolvição pela Camara dos Deputados só foi superado pela descompostura da deputada Angela Guadagnin que deveria ficar muda e calada diante de tamanho descalabro e falta de ética nessa votação, que por sinal, foi SECRETA. Todo deputado covarde se esconde no voto secreto.

Para não mais esquecermos como os atuais políticos tratam aqueles que roubam o nosso dinheiro e riem de nossa "cara" vejam abaixo o vídeo com a dança da impunidade.

Chamou-me a atenção nessa reportagem da revista Veja, por tratar do mesmo tema que duas semanas antes a MiniWeb Educação havia levantado com seus Internautas sobre a ética da sociedade em seu artigo: Esperança.

Trechos da reportagem da revista Veja: ..." Mergulhado numa crise política que já se arrasta por onze meses, e ainda está longe de se esgotar, o Brasil começa a flertar perigosamente com aquilo que se poderia batizar de "síndrome de Marcelo": a tese de que governo e sociedade são igualmente corruptos e coincidem na desorientação moral. Se não bastassem todas as mentiras e escândalos em torno do mensalão, outras notícias reforçam a impressão de que os pilares da ética desmoronaram no âmbito institucional: um general interrompe a decolagem de um avião e tira dois passageiros do vôo para embarcar com sua mulher; o Exército negocia com traficantes para reaver armas roubadas; juízes defendem com unhas e dentes a prática do nepotismo e fazem greve para preservar vantagens econômicas desproporcionadas....

A reportagem da Veja indaga ..."Será que essa lassidão moral nas camadas superiores da hierárquia política do país se espalha pelo tecido social? Será que os deslizes do cotidiano, por sua vez, impedem que se enxerguem em sua plenitude os desmandos dos governantes? São questões interessantes para cujo estudo o Brasil é hoje um laboratório quase perfeito. Não existem respostas fáceis. Os intelectuais tendem a acreditar na pureza natural do povo e na corrupção mandatória de qualquer governante ou membro da elite de um país. Será assim mesmo? "O problema está em nós. Nós como povo. Nós como matéria-prima de um país", escreveu recentemente o cronista João Ubaldo Ribeiro sobre o tema da corrupção. Ver defeitos no povo não é a regra. João Ubaldo é exceção. Não há dúvida de que a ética dos governantes se inter-relaciona de alguma forma com a ética dos cidadãos."...

MiniWeb pergunta: E você o que acha?

Reportagem Veja: " 40 questões do dia-a-dia sobre o que é certo ou errado. " - Edição 1949 - ano 39 - nº 12 - 29 de março de 2006.


Reflexão:

Quando vejo culpados negando a verdade já apurada, tentando desqualificar a mídia, jogando a culpa na oposição, percebo como os jogos de palavras são perigosos; de repente a mentira passa a ter uma conotação "verdadeira" na boca dos culpados. Estamos em estágio de Alerta.


COMPARTILHE A MINIWEB EDUCAÇÃO COM SEUS AMIGOS