Esperança Imortal
|
|
Nesse momento paro para pensar em meu trajeto de trinta anos como educadora. O que fiz? Como pode uma geração mais jovem tratar com tanto descaso a coisa pública e privada? Como o senso comum aceita e reproduz condutas desonestas, comportamentos reprováveis dessa magnitude?
Mas, tal qual Ana Carolina, na leitura do texto de Eliza Lucinda: "Não admito. A minha esperança é imortal. Ouviram? IMORTAL."
Nem tudo pode estar perdido. Existem pessoas sóbrias, honestas e que se recusam à pratica usurpadora. São filhos de famílias honestas, que dão valor ao trabalho duro e que sabem o quanto é difícil ganhar o dinheiro que é colocado na mesa de sua casa. Famílias que nos passaram o significado de ética, honra e valores. Nesse momento agradeço a Deus a família que tive. Sou privilegiada. A minha esperança também é imortal.
Demorei 20 anos para votar para presidente, sonhava com a democracia, não posso deixar de exercer o meu papel de cidadã nesse momento. Não posso permitir que a democracia corra riscos por causa desse grupo corporativista de políticos que, enredados na lama da corrupção, ignoram a ideologia que pregaram para atingir o poder, que execram o voto que receberam e protegem-se nas sombras uns dos outros contra qualquer tentativa de desestabilização do status quo que atingiram através do discurso; discurso este que hoje tem sido produzido, encenado e dirigido por competentes marqueteiros políticos que transformam o trágico candidato num produto vendável, desejável, envolto numa deliciosa ilusão que fascina através dos raios luminosos dos out-doors, do colorido cenário da televisão e do discurso produzido em laboratório que distorce a realidade.
Quando vejo culpados negando a verdade já apurada, tentando desqualificar a mídia, jogando a culpa na oposição, percebo como os jogos de palavras são perigosos; de repente a mentira passa a ter uma conotação "verdadeira" na boca dos culpados. Estamos em estágio de Alerta.
Faremos a nossa parte: a partir de hoje a MiniWeb Educação terá uma seção com textos reflexivos sobre filosofia e política, enfocando, evidentemente, a atual situação do país.
08/03/2006