Física Clássica
 

Sociedade Brasileira de Física

O Instituto de Física da USP é a maior e mais antiga instituição de pesquisa e ensino de Física no Brasil. Ele provém dos Departamentos de Física da Escola Politécnica e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, reunidos no Instituto a partir de 1970.

TEORIA SOBRE O MÉTODO CIENTÍFICO

Este artigo é o primeiro de uma série de artigos relacionados à metodologia científica e cuja temática foi dividida em cinco tópicos principais. Corresponde a uma versão atualizada de considerações expressas pelo autor a partir de 1983, em livros, artigos e conferências citados no texto; colaborou, para esta atualização, a experiência adquirida pelo autor no processo de remodelação da Pró-Reitoria Comunitária da USJT (1992-1993), bem como aquela adquirida junto aos demais membros da equipe criada pelos Conselhos Superiores da USJT (1994) --expandida em 1995-- com a finalidade de implantar o Centro de Pesquisa da USJT.

Textos de apoio ao Professor de Física

Textos de Apoio ao Professor de Física” é o resultado do trabalho de Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Física de Maria Beatriz dos Santos Almeida Moraes, intitulada "Uma proposta para o ensino de eletrodinâmica no Nível Médio", realizada sob orientação da Profa. Rejane Maria Ribeiro Teixeira e apresentada ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Física do Instituto de Física, UFRGS, em 15/4/2005.

Textos para o Ensino Médio

Após as sucessivas reformas no sistema de Ensino Médio, muito se tem falado sobre a tecnologia como saber necessário para a formação básica. Situados neste quadro, os livros didáticos de ciências esforçam-se por inserir conteúdos relacionados à tecnologia em seus textos. Realizamos uma pesquisa bibliográfica e empírica para entendermos em que medida estes textos contribuiriam para a concretização de propostas educacionais relativas à tecnologia.

 

The Nobel

A página da Academia Real Sueca de Ciências, traz mais que a lista dos ganhadores desde o lançamento da homenagem, em 1901. Os ensaios sobre o significado do Nobel e as didáticas explicações sobre os motivos das premiações, são um resumo dos avanços da ciência neste século. Há também algumas curiosidades, como a biografia do criador do prêmio, Alfred Nobel, também inventor da dinamite.

Um convite para penetrar em um novo campo da física

Esta é a transcrição de uma conferência dada pelo físico norte-americano Richard Feynman em 29 de dezembro de 1959, no encontro anual da Sociedade Americana de Física (APS) no Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech). Foi publicado pela primeira vez na edição de fevereiro de 1960 do Caltech's Engineering and Science. Pode ser também encontrado no Journal of Microelectromechanical Systems, vol. 1, número 1, pág. 60, de março de 1992, ou, na Internet

Visões sobre Ciências e sobre cientistas

Visões sobre Ciências e sobre cientistas entre estudantes do ensino médio. PDF

Windows to the Universe

Site criado pela NASA para ensinar ciência e astronomia. Em Inglês

>> 1-2-3-4-5-6->>

COMPARTILHE A MINIWEB EDUCAÇÃO COM SEUS AMIGOS