Resnick
apontou várias características dos problemas que, bastante
modificadas, resumimos assim:
- sem
algoritmização:
o caminho da resolução é desconhecido, ao menos em
boa parte
- complexos
precisam de vários pontos de vista
- exigentes
a solução só é atingida após intenso trabalho mental;
embora o caminho possa ser curto, ele tende a ser
difícil
- exigem
lucidêz e paciência
para na aparente desordem vermos as regularidades,
os padrões que permitirão a construção do caminho
até a solução
- nebulosos
pode ocorrer que nem todas as informações necessárias
estejam aparentes; por outro lado, pode ocorrer que
existam conflitos entre as condições estabelecidas
pelo problema
- não
há resposta única
além de normalmente ocorrer de existirem várias maneiras
de se resolver um dado problema, pode ocorrer de não
existir uma melhor solução e até de não existir solução;
ao contrário do que a Escola ensina:
resolver
um problema não é o mesmo que achar "a" resposta
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3.- A diferença
entre problema e exercício
O
exercício é uma atividade de adestramento no uso de alguma habilidade
/ conhecimento matemático já conhecido pelo resolvedor, como
a aplicação de um algorítmo CONHECIDO, de uma fórmula CONHECIDA,
etc. O exercício envolve mera aplicação e o problema necessariamente
envolve invenção ou/e criação significativa.
Exemplificando:
Tomemos como "resolvedor" um aluno de final do primeiro grau
( é importante apontar a pessoa, pois o que pode ser um
problema para uma pessoa, pode não o ser para outra ):
exercício:
resolver a equação x 2 - 3x + 1 = 0 ( supõe-se que
tal aluno conheça a fórmula de Bhaskara )
problema:
provar a fórmula de Bhaskara ( supõe-se que tal aluno nunca
tenha visto tal demonstração, mas conheça a fórmula )
problema: ( mais difícil )
descobrir, provando, uma fórmula para resolver toda e qualquer
equação algébrica do segundo grau ( supõe-se que tal aluno não
conheça a fórmula de Bhaskara )
problema: ( mais difícil )
descobrir uma fórmula diferente da de Bhaskara e capaz de resolver
toda e qualquer equação algébrica do segundo grau