Prof. Dr. Waldomiro Loyola
 

EAD mediada por computador - EDMCs
por: Arlete Embacher

MiniWeb Educação - Dr. Loyolla, no artigo: "Ambiente de Apoio a Cursos de Educação a Distância mediada por Computador - (EDMC)" , publicado na Revista Tecnologia da Informação (vol.1 número 1 - agosto de 1999), o Sr e seus colegas apresentam um sistema inteligente, destinado a auxiliar no gerenciamento do aprendizado em ambiente web, onde é proposto um conjunto de ferramentas e recursos que podem ser usados pelo educador para o acompanhamento do aluno. Perguntamos: Quais são essas ferramentas e como é feito o gerenciamento do aprendizado do aluno pelo professor?

Resposta - Na verdade o ambiente gerenciador de aprendizado não foi criado por nós. Usamos um ambiente comercial denominado WebCT que dispõe de um vasto ferramental para acompanhamento de curso formatados para educação a distância. Dentre tais ferramentas destacamos o acompanhamento de conteúdo de curso onde se pode acompanhar o acesso individualizado dos alunos a cada unidade didática, podendo-se descobrir antecipadamente onde cada aluno está encontrando dificuldades. Isto permite que o tutor possa reconhecer e sanar as dificuldades do aluno mesmo antes que este a reconheça como dúvida. Outras ferramentas interessantes são as de interação entre aluno-professor, aluno-alunos e alunos-material didático. Pode-se realizar estas interações tanto de maneira síncrona como assíncrona. Esta flexibilidade oferece várias vantagens. Uma delas é que permite que toda a discussão/orientação realizada ao longo da duração de uma disciplina fique perene e organizada, sempre à disposição de todos os participantes, podendo ser retomada a qualquer instante. Outra é a possibilidade de que a interação dos participantes (alunos e tutores) possa ser feita continuamente sem restrições de momento ou lugar. Também a realização automática de avaliações é muito interessante, podendo ser utilizada como mais uma ferramenta de ensino/aprendizado. É importante destacar-se que tais ferramentas só são eficientes quando devidamente integradas ao projeto pedagógico da disciplina, conforme identificadas e orientadas em seu uso pela Metodologia EDMC® (Educação a Distância Mediada por Computador), esta sim por nós desenvolvida.

 

 

MiniWeb Educação: No ambiente proposto pelo artigo, como podemos trabalhar para desenvolver a Qualidade do Curso a ser ministrado? Como deve ser feita a avaliação? A avaliação deve ser presencial? Como devemos medir o aprendizado?

Resposta - Sugerimos que os padrões de qualidade de cada curso/disciplina sejam estabelecidos conforme preconizado pela Metodologia EDMC®. Uma vez identificados os elementos de qualidade, não só as avaliações mas todas as atividades da disciplina devem ser direcionadas para alcançar o níveis estabelecidos. As avaliações podem ser realizadas de maneira eletrônica, presencial ou em uma combinação destas, o que, na maioria das vezes, pode levar a resultados melhores sob várias óticas. Uma delas é a questão de quebrar restrições institucionais, ou mesmo preconceitos, às avaliações a distância. A maior parte das avaliações pode ser feita pela internet, preferencialmente a cada unidade didática estudada o que permite um acompanhamento mais próximo da evolução de cada aluno. Uma avaliação presencial final permite a verificação global da evolução de cada aluno, além de desarmar preconceitos institucionais. A evolução do aprendizado deve ter seus parâmetros identificados quando da elaboração do projeto pedagógico da disciplina e então estabelecidas as métricas necessárias.

MiniWeb Educação - Dr. Loyolla, em 16 de agosto de 2000, o Sr. e o prof. Prates, receberam pela ABED o prêmio Nacional de Excelência em Educação a Distância, portanto ninguém melhor do que o Sr. para nos orientar em Qualidade de Ensino em EAD. Perguntamos: Num momento em que os educadores envolvidos em Ensino a Distância, assim como as diversas Instituições de Ensino estão preocupados em criar e gerenciar cursos, quais as referências que o aluno deve procurar para saber se o Curso oferecido é de Qualidade? Como ele deve avaliar? Existe na Web alguma relação de cursos de qualidade oferecidos?

Resposta:Tal como no ensino presencial, o tempo demonstra quais são as instituições de qualidade. Entretanto, o interessado pode lançar mão de alguns indicadores infalíveis. Uma referência é imprescindível. Uma conversa com quem já realizou um curso na instituição é de grande importância, uma vez que ninguém melhor do que quem já experimentou para falar dos pontos positivos e também dos negativos. É verdade que em tempos de ensino globalizado pela Internet às vezes é difícil encontrar-se um ex-aluno da instituição. Nestes casos, um outro indicador é decisivo na avaliação da instituição, o índice de evasão dos cursos. Em educação a distância, tal qual em cursos presenciais, as taxas de 10 a 20% de evasão são aceitáveis, sendo desejáveis índices abaixo de 10%.

MiniWeb Educação - Dr. Loyolla , o Sr. como Coordenador do Mestrado em Informática - Área de Concentração em Gerenciamento de Sistemas de Informações da Puc-Campinas,como analisaria dois artigos publicados recentemente sobre EAD. O primeiro de Arnaldo Niskier que diz: "O governo está certo em estabelecer parâmetros rígidos para aprovação dos projetos. Faz-se necessário ter uma proposta pedagógica diferente de um sistema de ensino presencial e ao mesmo tempo tem de ser igual ou até mais eficiente do que um curso em sala de aula" (*). E o outro do Prof. Fredric Litto em relação ao ministro de Educação estar desestimulando os interessados em ensino superior à distância, publicado no Correio Brasiliense em 15/08/2001.(**). Perguntamos: Como os educadores e Instituições interessados em EAD, deveriam proceder nessa situação para validar e reforçar as palavras do Prof. Litto sem esquecer das referências sugeridas por Niskier?

Resposta: Tanto o Prof. Niskier como o Prof. Litto são nomes ímpares da educação a distância nacional e ambos têm razão no que dizem. O prof. Niskier enfoca a questão de estabelecimentos de parâmetros rígidos de qualidade para a aprovação de projetos de cursos e tem toda a razão não só para cursos a distância como também para aqueles oferecidos de forma presencial. O Prof. Litto, entretanto, expressa, com muita propriedade, que o nosso Ministério de Educação tem assumido nos últimos anos uma posição retrógrada de bloquear as iniciativas de cursos de graduação a serem oferecidos a distância, chegando ao limite descabido de não receber pedidos de autorização de novos cursos nesta modalidade. À época da entrevista do Prof. Litto o Sr. Ministro chegou a declarar em uma reunião de reitores de universidades confessionais que não existia no mundo (sic) metodologia para oferecer-se cursos de graduação a distância, em um flagrante desconhecimento do que acontece com a Open University no Reino Unido, apenas para citar um exemplo internacional. Felizmente, a luta aberta e consciente do Prof. Litto, um baluarte da educação a distancia nacional, recentemente, começou a surtir seus efeitos, mesmo após ter recebido alguns ataques diretos de pessoas ligadas ao ministério da educação em entrevistas de alcance nacional. No dia 18 de outubro p.p. o mesmo ministro que fizera tal declaração, assinou uma portaria permitindo o oferecimento de disciplinas de cursos de graduação por mecanismos de Tecnologias de Informação e de Comunicação (leia-se educação a distância) até um limite máximo de 20% da carga horária total do curso. De nossa parte cremos que educadores e instituições deveriam posicionar-se por estabelecer no Brasil parâmetros de avaliação de qualidade baseados em associações profissionais de classe, como acontece na totalidade dos países evoluídos, e não avaliação atrelada em organismos governamentais que muitas vezes desconhecem a realidade profissional.

MiniWeb Educação: Dr. Loyolla, por favor, fale para os Internautas da MiniWeb Educação sobre o trabalho que a Sr. vem desenvolvendo na PUC de Campinas - Mestrado em Gerenciamento de Sistemas de Informação da PUC-Campinas .

Resposta - Este programa é um Mestrado Profissional em Informática que busca formar o Executivo de Informática (CIO-Chief Information Officer). O estabelecimento de mecanismos de educação a distância foram pesquisados a partir de 1996 para suprir as necessidades de nossos alunos que muitas vezes tinham que se ausentar da cidade ou mesmo para aqueles que mesmo na cidade tinham seus horários de trabalho estendidos devido a reuniões ou coisa parecida. O realizar o curso de forma semi-presencial (presença uma vez por mês) era inicialmente uma opção do aluno que foi sendo cada vez mais usada até não termos mais procura por cursos na forma presencial desde 2000. A Metodologia EDMC® , aquela que recebeu o Prêmio da ABED, foi por nós desenvolvida justamente para dar acompanhamento a estes alunos. Depois de ser um sucesso neste mestrado a metodologia foi implantada não só em vários outros cursos da PUC-Campinas, em diferentes níveis educacionais, como também tem sido aplicada em várias outras instituições de ensino superior e no treinamento de profissionais, sempre com nossa supervisão. Particularmente temos obtido significativo sucesso com esta metodologia, uma vez que temos obtido níveis muito baixos de evasão em todos os lugares onde ela é aplicada, em especial na UNICAMP e na Universidade Católica de Brasília. Podemos mencionar o índice de evasão de 5,9% no Mestrado em Informática da PUC-Campinas. Particularmente destacamos nosso melhor resultado com o obtido no Centro de Educação a Distância da FISP (ce@d-FISP), uma instituição privada de ensino localizada em São Paulo, onde obtivemos para curso de extensão profissional a média de 3,5% de evasão. Este índice foi mencionado pelo Prof. Litto, presidente da ABED, como record mundial em uma reportagem do O Globo em 08/10/2001. Mais recentemente a metodologia está sendo motivo de treinamento de professores de duas importantes instituições do Estado de São Paulo, a UNESP - Universidade Estadual Paulista e no CEETEPS - Centro Estadual de Educação tecnológica Paula Souza, para o amplo oferecimento de cursos tanto de graduação como de pós-graduação e cursos técnicos a partir de 2002. A UNESP, uma das 3 Universidades Estaduais do Estado de São Paulo (as outras são USP e UNICAMP) tem 82 cursos de graduação, 121 de mestrado e 90 de doutorado em 15 Campi distribuídos pelo estado todo. O CEETEPS tem 102 Colégios Técnicos e 19 Faculdades de Tecnologia.

* ...Artigo Niskier

** Artigo Prof. Fredric Litto

Entrevista com o Prof. Dr. Waldomiro Loyolla, Bacharel em Física, Engenheiro, Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós-Doutorado em Informática no Instituto FOKUS, Berlin, Alemanha. Ex-Professor e Ex-Chefe do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Paulista (UNESP), campus de Bauru, São Paulo. Professor Titular, Coordenador de Pós-Graduação em Informática do Instituto de Informática da PUC-Campinas e Coordenador do Núcleo de Atendimento Remoto da PUC-Campinas. Membro do Conselho Consultivo do Centro de Educação a Distância da FISP. Detentor do Prêmio Nacional de Excelência em Educação a Distância On-line.

Para saber mais sobre Dr. Loyolla acesse os endereços abaixo:

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA MEDIADA POR COMPUTADOR (EDMC): DIRETRIZES DE PROJETO PARA PÓS-GRADUAÇÃO

• POLÍTICA CIENTÍFICA E TECNOLÓGIA


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