Prof. Dr. Waldomiro Loyola |
|
|
|
MiniWeb Educação: No ambiente proposto pelo artigo, como podemos trabalhar para desenvolver a Qualidade do Curso a ser ministrado? Como deve ser feita a avaliação? A avaliação deve ser presencial? Como devemos medir o aprendizado?
Resposta - Sugerimos que os padrões de qualidade de cada curso/disciplina sejam estabelecidos conforme preconizado pela Metodologia EDMC®. Uma vez identificados os elementos de qualidade, não só as avaliações mas todas as atividades da disciplina devem ser direcionadas para alcançar o níveis estabelecidos. As avaliações podem ser realizadas de maneira eletrônica, presencial ou em uma combinação destas, o que, na maioria das vezes, pode levar a resultados melhores sob várias óticas. Uma delas é a questão de quebrar restrições institucionais, ou mesmo preconceitos, às avaliações a distância. A maior parte das avaliações pode ser feita pela internet, preferencialmente a cada unidade didática estudada o que permite um acompanhamento mais próximo da evolução de cada aluno. Uma avaliação presencial final permite a verificação global da evolução de cada aluno, além de desarmar preconceitos institucionais. A evolução do aprendizado deve ter seus parâmetros identificados quando da elaboração do projeto pedagógico da disciplina e então estabelecidas as métricas necessárias.
MiniWeb Educação - Dr. Loyolla, em 16 de agosto de 2000, o Sr. e o prof. Prates, receberam pela ABED o prêmio Nacional de Excelência em Educação a Distância, portanto ninguém melhor do que o Sr. para nos orientar em Qualidade de Ensino em EAD. Perguntamos: Num momento em que os educadores envolvidos em Ensino a Distância, assim como as diversas Instituições de Ensino estão preocupados em criar e gerenciar cursos, quais as referências que o aluno deve procurar para saber se o Curso oferecido é de Qualidade? Como ele deve avaliar? Existe na Web alguma relação de cursos de qualidade oferecidos?
Resposta:Tal como no ensino presencial, o tempo demonstra quais são as instituições de qualidade. Entretanto, o interessado pode lançar mão de alguns indicadores infalíveis. Uma referência é imprescindível. Uma conversa com quem já realizou um curso na instituição é de grande importância, uma vez que ninguém melhor do que quem já experimentou para falar dos pontos positivos e também dos negativos. É verdade que em tempos de ensino globalizado pela Internet às vezes é difícil encontrar-se um ex-aluno da instituição. Nestes casos, um outro indicador é decisivo na avaliação da instituição, o índice de evasão dos cursos. Em educação a distância, tal qual em cursos presenciais, as taxas de 10 a 20% de evasão são aceitáveis, sendo desejáveis índices abaixo de 10%.
MiniWeb Educação - Dr. Loyolla , o Sr. como Coordenador do Mestrado em Informática - Área de Concentração em Gerenciamento de Sistemas de Informações da Puc-Campinas,como analisaria dois artigos publicados recentemente sobre EAD. O primeiro de Arnaldo Niskier que diz: "O governo está certo em estabelecer parâmetros rígidos para aprovação dos projetos. Faz-se necessário ter uma proposta pedagógica diferente de um sistema de ensino presencial e ao mesmo tempo tem de ser igual ou até mais eficiente do que um curso em sala de aula" (*). E o outro do Prof. Fredric Litto em relação ao ministro de Educação estar desestimulando os interessados em ensino superior à distância, publicado no Correio Brasiliense em 15/08/2001.(**). Perguntamos: Como os educadores e Instituições interessados em EAD, deveriam proceder nessa situação para validar e reforçar as palavras do Prof. Litto sem esquecer das referências sugeridas por Niskier?
Resposta:
Tanto o Prof. Niskier como o Prof. Litto são nomes
ímpares da educação a distância nacional e ambos têm
razão no que dizem. O prof. Niskier enfoca a questão
de estabelecimentos de parâmetros rígidos de qualidade
para a aprovação de projetos de cursos e tem toda
a razão não só para cursos a distância como também
para aqueles oferecidos de forma presencial. O Prof.
Litto, entretanto, expressa, com muita propriedade,
que o nosso Ministério de Educação tem assumido nos
últimos anos uma posição retrógrada de bloquear as
iniciativas de cursos de graduação a serem oferecidos
a distância, chegando ao limite descabido de não receber
pedidos de autorização de novos cursos nesta modalidade.
À época da entrevista do Prof. Litto o Sr. Ministro
chegou a declarar em uma reunião de reitores de universidades
confessionais que não existia no mundo (sic) metodologia
para oferecer-se cursos de graduação a distância,
em um flagrante desconhecimento do que acontece com
a Open University no Reino Unido, apenas para citar
um exemplo internacional. Felizmente, a luta aberta
e consciente do Prof. Litto, um baluarte da educação
a distancia nacional, recentemente, começou a surtir
seus efeitos, mesmo após ter recebido alguns ataques
diretos de pessoas ligadas ao ministério da educação
em entrevistas de alcance nacional. No dia 18 de outubro
p.p. o mesmo ministro que fizera tal declaração, assinou
uma portaria permitindo o oferecimento de disciplinas
de cursos de graduação por mecanismos de Tecnologias
de Informação e de Comunicação (leia-se educação a
distância) até um limite máximo de 20% da carga horária
total do curso. De nossa parte cremos que educadores
e instituições deveriam posicionar-se por estabelecer
no Brasil parâmetros de avaliação de qualidade baseados
em associações profissionais de classe, como acontece
na totalidade dos países evoluídos, e não avaliação
atrelada em organismos governamentais que muitas vezes
desconhecem a realidade profissional.
MiniWeb Educação: Dr. Loyolla, por favor, fale para os Internautas da MiniWeb Educação sobre o trabalho que a Sr. vem desenvolvendo na PUC de Campinas - Mestrado em Gerenciamento de Sistemas de Informação da PUC-Campinas .
Resposta - Este programa é um Mestrado Profissional em Informática que busca formar o Executivo de Informática (CIO-Chief Information Officer). O estabelecimento de mecanismos de educação a distância foram pesquisados a partir de 1996 para suprir as necessidades de nossos alunos que muitas vezes tinham que se ausentar da cidade ou mesmo para aqueles que mesmo na cidade tinham seus horários de trabalho estendidos devido a reuniões ou coisa parecida. O realizar o curso de forma semi-presencial (presença uma vez por mês) era inicialmente uma opção do aluno que foi sendo cada vez mais usada até não termos mais procura por cursos na forma presencial desde 2000. A Metodologia EDMC® , aquela que recebeu o Prêmio da ABED, foi por nós desenvolvida justamente para dar acompanhamento a estes alunos. Depois de ser um sucesso neste mestrado a metodologia foi implantada não só em vários outros cursos da PUC-Campinas, em diferentes níveis educacionais, como também tem sido aplicada em várias outras instituições de ensino superior e no treinamento de profissionais, sempre com nossa supervisão. Particularmente temos obtido significativo sucesso com esta metodologia, uma vez que temos obtido níveis muito baixos de evasão em todos os lugares onde ela é aplicada, em especial na UNICAMP e na Universidade Católica de Brasília. Podemos mencionar o índice de evasão de 5,9% no Mestrado em Informática da PUC-Campinas. Particularmente destacamos nosso melhor resultado com o obtido no Centro de Educação a Distância da FISP (ce@d-FISP), uma instituição privada de ensino localizada em São Paulo, onde obtivemos para curso de extensão profissional a média de 3,5% de evasão. Este índice foi mencionado pelo Prof. Litto, presidente da ABED, como record mundial em uma reportagem do O Globo em 08/10/2001. Mais recentemente a metodologia está sendo motivo de treinamento de professores de duas importantes instituições do Estado de São Paulo, a UNESP - Universidade Estadual Paulista e no CEETEPS - Centro Estadual de Educação tecnológica Paula Souza, para o amplo oferecimento de cursos tanto de graduação como de pós-graduação e cursos técnicos a partir de 2002. A UNESP, uma das 3 Universidades Estaduais do Estado de São Paulo (as outras são USP e UNICAMP) tem 82 cursos de graduação, 121 de mestrado e 90 de doutorado em 15 Campi distribuídos pelo estado todo. O CEETEPS tem 102 Colégios Técnicos e 19 Faculdades de Tecnologia.
* ...Artigo Niskier
Entrevista com o Prof. Dr. Waldomiro Loyolla, Bacharel em Física, Engenheiro, Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós-Doutorado em Informática no Instituto FOKUS, Berlin, Alemanha. Ex-Professor e Ex-Chefe do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Paulista (UNESP), campus de Bauru, São Paulo. Professor Titular, Coordenador de Pós-Graduação em Informática do Instituto de Informática da PUC-Campinas e Coordenador do Núcleo de Atendimento Remoto da PUC-Campinas. Membro do Conselho Consultivo do Centro de Educação a Distância da FISP. Detentor do Prêmio Nacional de Excelência em Educação a Distância On-line.
Para saber mais sobre Dr. Loyolla acesse os endereços abaixo:
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA MEDIADA POR COMPUTADOR (EDMC): DIRETRIZES DE PROJETO PARA PÓS-GRADUAÇÃO
POLÍTICA CIENTÍFICA E TECNOLÓGIA