Prof. Jean Marlos P. Borba |
|
|
|
MiniWeb Educação - Como Coordenador do Pólo da ABED em seu Estado, quais as maiores dificuldades que você encontra para desenvolver o seu trabalho?
Resposta: Poderíamos enumerar:
- A falta de hábito das pessoas em se comunicarem e efetivarem o que se propõem, principalmente em relação a EAD;
- Falta de informação e consciência das instituições educacionais locais sobre os objetivos, vantagens, finalidades e possibilidades da EAD;
- Há existência de trabalhos isolados. Desde que iniciamos o NEAD,temos tentado criar uma cultura para Educacao a Distância no MA de forma que estamos buscando modificar a conjuntura atual que é de descrença ainda na EAD, esta ação está sendo principalmente executada com os colaboradores do NEAD e instituições que já atuam com EAD, e principalmente tentando integrar os associados da ABED no MA;
- A distância entre a ABED e os seus pólos e entre os pólos em si, que acredito agora será solucionada com a entrada para a Diretoria de Relações Nacionais da amiga prof.ª Helena Lúcia Riboli, detentora de competência e habilidades para desenvolver seus trabalhos nessa diretoria, e certamente ela conta com o nosso apoio e de todos da ABED.
MiniWeb Educação - Qual a sua opinião sobre o I Congresso Brasileiro de Educação Superior a Distância realizado de 26 a 28 de março de 2002, em Petrópolis, Rio de Janeiro? http://www.sead.ufrj.br/esud/index.html?
Resposta: Importantíssimo, programei-me para participar, mas infelizmente acho que as atribuições não me permitiram comparecer.
MiniWeb Educação - Qual o maior diferencial em EAD no NEAD FAMA?
Resposta: - O maior diferencial no NEAD reside na visão de homem e de mundo da sua equipe. A sua preocupação central está na boa relação afetiva entre a equipe, os alunos e a mídias utilizadas. Outro grande diferencial é fazer com que o aluno busque a construção da sua aprendizagem, sem estar preso ao paradigma instrucionista que ainda perdura na maioria dos cursos a distância existentes. O acompanhamento pedagógico é efetivo e está em consonância com os seguintes valores: Educação como processo centrado nas necessidades do aluno; Respeito ao nível de aprendizado do aluno; Respeito ao direito de cidadania do educando; Ética; Disseminação de estudos e pesquisas em EAD; Socialização do conhecimento; Interação social mediada por meios e recursos diversos; Desenvolvimento e aperfeiçoamento de novas tecnologias em EAD; Interação com organismos de referência de estudos e pesquisas em EAD. Trabalho interdisciplinar.
O NEAD, por fim, sustenta-se em uma pedagogia libertadora que busca cumprir as máximas básicas:
a) Educação sem distâncias;
b) "Não se pode falar de educação, sem falar de amor"!(Paulo Freire);
c)
"A informação pode ser transmitida, as doutrinas podem ser
incutidas, os sentimentos podem ser compartilhados, mas os
significados têm que ser descobertos. Não podemos XXXXXX
O NEAD busca conhecer-se para conhecer! É um processo de aprendizagem constante. Estamos dispostos a desaprender para aprender.
MiniWeb Educação - Você poderia nos falar um pouco sobre o II Seminário do NEAD-FAMA ocorrido nos dias 08 e 09 de maio no Maranhão?
Resposta: - O II Seminário do NEAD-FAMA pode ser considerado um sucesso, principalmente porque conseguiu reunir qualidade e quantidade. A participação foi efetiva de alunos dos cursos da FAMA, professores, orientadores de aprendizagem de Instituições que atuam no MA com Educação a Distância através do relato de experiências, como por exemplo: NEAD-UEMA, Curso de Magistério Superior a Distância da UFMA, EAD-SENAC-AR-MA, Universidade Cândido Mendes, SEST/SENAT, e especialmente pela participação especial da Prof. Helena Lúcia Riboli - Diretora de Relações Nacionais da ABED que abrilhantou o evento com sua simpatia, seriedade e majestosa condução da apresentação do O PAPEL DA ABED e dos Pólos Regionais.
Podemos citar ainda que o evento cumpriu seu objetivo maior: proporcionar a integração das instituições de EAD no MA com vista a formar uma cultura para EAD. É também registrável o lançamento do primeiro curso a distância do NEAD "Noções de Educação Ambiental" e da participação do Pathernon Mont Blanc Flat na apresentação do Projeto Ecologia do Grupo Accor.
Como no NEAD-FAMA e do Pólo da ABED no MA, em apenas 7 meses de atuação, acredito ser um resultado satisfatório para São Luís, para o MA, para os associados e para a sociedade maranhense de um modo em geral.
Entrevista com o Professor MSc. Jean Marlos Pinheiro Borba. Coordenador do Pólo da (ABED) Associação Brasileira de Ensino a Distância no Maranhão e do NEAD-FAMA. Nosso entrevistado é mestre em Administração; especializado em Educação Profissional e Novas Tecnologias em Educação; acadêmico de Psicologia; MBA em Gestão Estratégica de Crédito.
" O maior diferencial no NEAD reside na visão de homem e de mundo da sua equipe."
Prof. Jean Marlos Pinheiro Borba