A
Antiguidade e a música
Na
antigüidade, a música não tem data.
Parece presente entre todas as civilizações,
quase sempre com caráter religioso. Predominava
o recital de palavras - instrumentos musicais não
eram muitos e nem muito utilizados, pois a prioridade
da música era comunicar.
A
cara do Brasil
Monografia que tenta mostrar como é que o brasileiro
percebe o seu país e seu povo, segundo ele fotografa-o
através da música.
A
grande música
Único programa da TV aberta brasileira dedicado
exclusivamente à música clássica.
A Grande Música apresenta recitais realizados
no Brasil, especialmente gravados para a TVE. Saiba
mais sobre a História da Música. Aqui
encontram-se textos que contarão um pouco desta
história, por Luiz Lobo.
A
História dos Cânones Ortodoxos de Matinas
O cânon constitui a mais importante parte do ofício
ortodoxo de Matinas e é a mais popular composição
hinográfica da literatura ortodoxa do Oriente.
A palavra cânon (gr. ?a???) significa medida,
corda ou linha, usada para as corretas medições
em arquitetura.
A
MÚSICA POLIFÔNICA MEDIEVAL
Uma
das principais e mais importantes tarefas da historiografia
contemporânea da arte seja, talvez, procurar retirar
dos objetos de arte - produzidos ao longo da história
da humanidade - aquilo a que se poderia denominar de
"cobertura" ideológica da classe dominante
de um determinado contexto histórico-político-social.
Conseqüentemente, após se ter empenhado
em destituir da obra de arte esses aspectos ideológicos
que lhe foram (de certa forma) impostos, a ideologia
inerente à mesma virá à tona, emergindo,
assim, do envoltório ideológico que a
encobria.
A
tensão entre tradição e contemporaneidade
na I. Média
Tem
como propósito levantar a tensão que existiu entre tradição
e contemporaneidade na música sacra ocidental durante
a Idade Média, a Reforma e a Contra-Reforma para retirar
daí critérios de seleção de cantos para o culto cristão.
Reconhece-se a dificuldade de abarcar com profundidade
todos os episódios ocorridos nessa fase, dada a sua
longa extensão.
|