Glossário
|
|
|
F - G
- H - I
- J - K
- L - M
- N- |
|
|
F |
|
Fascículo:
Cada uma das partes de uma
obra publicada seqüencialmente e em intervalos não necessariamente
regulares. Dada a característica de publicação por etapas,
o fascículo pode ser uma alternativa interessante de material
didático, pois permite ao autor organizar sua produção paulatinamente,
na medida de suas necessidades e possibilidades.
Ferramentas
de autoria: Programa ou aplicativo
de software que permite às pessoas criar seu próprio material
de e-learning. As ferramentas de autoria são projetadas para
ajudar o usuário a gerar módulos online que combinam todos
os componentes de um curso: textos, gráficos, links, perguntas
e acompanhamento do desempenho do aluno. Permitem também agregar
materiais criados com outro software, como clipes de áudio
e vídeo, gráficos especializados e animações.
Ferramentas
de colaboração: São aquelas
que permitem aos alunos trabalhar com outros por meio de correio
eletrônico, discussões orientadas ou sessões de chat. Às vezes
tem a capacidade de abrigar grupos de debates moderados, nos
quais alunos e instrutores podem colaborar, num ambiente assíncrono,
com tarefas ou materiais relacionados a um curso. Por sua
vez, o bate-papo em tempo real possibilita que os alunos se
comuniquem com os colegas e instrutores, de forma semelhante
ao que ocorre numa sala de aula tradicional.
Filtro
de linha: É ligado ao estabilizador
de voltagem. Ele impede que grandes picos de energia elétrica
cheguem ao estabilizador e que ele não se queime.
Fórum:
Ferramenta que permite a afixação, com carácter permanente
e sequencial, de mensagens de texto (que, tipicamente, podem
ser personalizadas ou anónimas) que ficam visíveis para todos
os outros indivíduos. O acesso a um fórum pode ser restrito.
Sobe
|
|
|
Gestão de competências:
Sistema utilizado para identificar as habilidades e o conhecimento
existentes em uma organização. Permite às empresas descobrir
suas necessidades de capacitação.
Gestão
do conhecimento: Coleta,
organização e armazenamento do conhecimento e das experiências
dos funcionários de uma organização, a fim de colocá-los a
disposição de todos. Concentra informações corporativas formais
(políticas, procedimentos), informes em geral (documentos,
apresentações, propostas) e conhecimento prático (registrado
em trabalhos escritos, notas e históricos de casos). Essas
informações são armazenadas num banco de dados especial, chamado
de banco de conhecimento.
Grupos
de discussão: Refere-se à
utilização de ferramentas que permitem a conversação, por
via de texto, entre indivíduos. Esta conversação decorre de
forma assíncrona, isto é, as mensagens são criadas e deixadas
num repositório, denominado grupo de discussão, onde os interessados
poderão, mais tarde, proceder à respectiva procura. Os grupos
de discussão estão criteriosamente arrumados por temas e o
acesso a todas as mensagens é absolutamente livre.
Sobe
|
|
|
Hardware: É a parte física
do computador, ou seja, equipamentos, acessórios, peças, encaixes,
fios, chips.
Hospedagem:
Serviço oferecido pelas firmas que alojam, em seus servidores,
a tecnologia do sistema de aprendizado baseado na Internet,
de uma empresa.
Hypertexto:
Pierre Lévy discute o hypertexto e faz uma interessante descrição
de suas características. Segundo Lévy, o hipertexto serve
como uma metáfora para o entendimento da comunicação humana.
Carlos Irineu da Costa, em Cybercultura, define o hipertexto
como sendo uma forma não linear de apresentar e consultar
informações. Um hipertexto vincula as informações contidas
em seus documentos (ou "hiperdocumentos") criando uma rede
de associações complexas através de hyperlinks ou, mais simplesmente,
links.
Hypermídia:
Desenvolvimento do hypertexto, a hipermídia integra texto
com imagens, vídeo e som, geralmente vinculados entre si de
forma interativa. Uma enciclopédia em CD-ROM seria um exemplo
clássico de hipermídia (por Carlos Irineu da Costa, em Cibercultura).
HTML:
Hypertext Markup Language, na sigla em inglês, significa Linguagem
de Marcação de Hipertexto. Os objetivos básicos da HTML são:
formatar o conteúdo de uma página Web e criar ligações entre
várias páginas. HTML é uma linguagem de programação baseada
em códigos especiais denominados tags.
Hub:
É uma central. Na Internet, utiliza-se o termo e-hub para
denominar os sites que funcionam como intermediários nas transações
comerciais, agrupando diferentes vendedores e compradores.
Sobe
|
|
|
ID: Identificação usada
no momento de se conectar a uma rede ou à Internet. Pode ser
um nome ou um número.
Impressora
jato de tinta: Usa jatos de tinta líquida em sua impressão.
Isso possibilita uma infinidade de cores e de preto que podem
ser usados em uma única impressão. Consegue produzir bonitos
trabalhos em um tempo razoável.
Impressora
laser: Usa toner e lazer em sua impressão. Sua qualidade
e tempo de impressão são superiores aos demais tipos de impressora.
Impressora
matricial: Usa impacto de agulhas na impressão. É a maneira
mais antiga de imprimir, porém, uma das mais confiáveis. Quanto
mais agulhas possuir, melhor qualidade de impressão. Uma das
grandes vantagens é permitir o uso de papel contínuo e de
grandes larguras.
Internet:
Nome dado à rede mundial de computadores interligados
pela linha telefônica que facilitou a comunicação entre as
pessoas, bem como a troca de imagens e de informações.
Intranet:
Rede de área local e rede de área ampla que utilizam
protocolos para transmitir, por meio da Internet, informações.
Uma intranet é de propriedade de uma empresa e só pode ser
acessada pelos que trabalham nela.
Instrumento
de avaliação: Recurso ou meio empregado para obter um
resultado de avaliação. O teste, por exemplo, é um instrumento
de avaliação. Um instrumento de auto-avaliação para o aluno
pode fornecer dados que complementam adequadamente a avaliação
feita pelo professor.
IRC:
Acrónimo de Internet Relay Chat; ver chat.
Sobe
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Link: É um "atalho" que
pode levá-lo a outras partes do documento ou a outros documentos.
Em páginas HTML, os links são representados por textos sublinhados
ou imagens. Quando você aponta o mouse para um link, o cursor
se transforma em uma mãozinha apontando.
LOGO:
Logo é ao mesmo tempo um micromundo e uma linguagem de programação.
Essa linguagem de programação, inicialmente proposta por Papert,
consiste na movimentação de uma tartaruga desenhada na tela
do computador que deixa um rastro por onde passa. Esta tartaruga
pode ser controlada, pelo aluno, interativamente (diretamente)
ou através de um programa. A linguagem LOGO é procedural.
Lurking:
Esse é o termo usado para a ação de ler as mensagens
de um fórum de discussão apenas observando, sem contribuir
para o debate.
Sobe
|
|
|
Mailing List: Embora seu funcionamento seja bastante diferente
do newsgroups, a idéia é bastante similar. Nas mailing lists
ou listas de discussão, as mensagens são enviadas automaticamente
por e-mail para a caixa postal dos participantes da lista.
Material
didático: Em sentido, abrangente é qualquer produto usado
no ensino. Em sentido específico, material didático ou material
instrucional é aquele elaborado intencionalmente com fins
didáticos. Inclui livros, apostilas, cartazes, encartes, audiovisuais,
programas de rádio e de vídeo, programas para ensino com auxílio
do computador, pacotes ou kits de materiais para construir
ou manusear, etc. V. meios didáticos.
Meios
didáticos: Referem-se a suportes de informações utilizados
de forma independente ou complementar no processo de comunicação
didática.
Modem:
Aparelho que, além d enviar fax, funciona como secretária
eletrônica (alguns modelos) e, principalmente, para se conectar
com a Internet. Pode ser interno ou externo. Quanto maior
a velocidade de conexão, melhor o modelo.
Módulo
instrucional: Unidade pedagógica autônoma e completa em
si mesma, composta de um ou mais elementos que se articulam
de modo a permitir ao seu usuário, a apropriação do saber
científico, técnico, tecnológico, etc., bem como o desenvolvimento
de habilidades e atitudes em relação a um determinado campo
de conhecimentos.
Multimídia:Combinação
interativa de texto, imagem, som e cores. Uma solução multimídia
pode incluir desde slides de Power Point até uma simulação
interativa completa.
Sobe
|
|
|
Networking: (inglês) Genericamente,
refere-se ao processo de tecer redes de influências e ao resultado
dessa iniciativa. Em informática, é a interconexão de dois
ou mais computadores, independentemente da sua localização
física, o que torna possível a utilização compartilhada de
arquivos e recursos. Por último, em marketing, refere-se a
uma modalidade particular, o marketing de rede.
Newsgroup:
O mesmo que grupo de discussão. Os newsgroups são a transposição
para a Internet da funcionalidade dos antigos BBSs. Há uma
lista mundial (em constante alteração) de todos os newsgroups
existentes. Cada um deles tem um assunto específico, indo
desde temas bastante técnicos até temas genéricos.
No-break:
Periférico que garante alguns minutos de energia no caso da
queda total da eletricidade. Este tempo mínimo normalmente
é suficiente para que todos os usuários do computador consigam
salvar seus arquivos, evitando assim a perda de informações.
Sobe
|
>>>>>Continua>>>>>
|