Glossário
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O
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Objetivo:
É um fim a se alcançar, um alvo que se pretenda atingir.
Qualquer ação que não seja puramente mecânica é orientada por
um ou mais objetivos. Entre as inúmeras classificações possíveis,
os objetivos podem ser propostos em diferentes níveis: educacional,
curricular, de ensino e, ainda, em diferentes categorias, como
geral ou terminal, específico ou intermediário. Na situação
educacional, a existência de objetivos em diferentes níveis
e categorias exige que eles sejam coerentes entre si e que exista
clareza na sua explicitação.
Objetivo
específico ou intermediário: Categoria que trata de objetivos
com menor grau de abrangência em relação a um objetivo geral.
Sua proposição visa especificar ações que podem se configurar
como passos a serem dados na direção do final desejado. A explicitação
de objetivos específicos ou intermediários pressupõe a obtenção
de resultados parciais que, somando-se e interagindo, levam
à consecução do objetivo geral ou terminal.
Objetivo
geral ou terminal: Categoria que trata de alto nível de
generalidade. Ao ser descrito manifesta o propósito ou o resultado
esperado ao final de um projeto educacional, de um programa
escolar, de uma disciplina, etc. O seu enunciado pode ser de
referência muito ampla. Quase ilimitada ou de referência mais
restrita.
Objeto
de aprendizado: Unidade de informação reutilizável, independentemente
da mídia, utilizada como um bloco modular de conteúdo de e-learning.
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Página Web: é um documento
composto de textos e códigos especiais chamados tags.
PC: Sigla para "personal computer" (computador pessoal).
Designa toda a família de computadores que descende de um primeiro
modelo feito pela IBM. Recebeu essa denominação por ser uma
máquina de pequeno porte se comparada a equipamentos mais antigos.
Placa
de rede: Acessório que possibilita a comunicação entre computadores
de uma empresa.
Placa de vídeo: Responsável pela conversão dos bytes
com os quais seu computador trabalha em imagens compreensíveis
para o usuário. Quanto melhor a qualidade da placa de vídeo
e de sua memória, maior o desempenho do computador.
Placa-mãe:
Principal placa de circuitos do computador. Nela ficam seus
componentes essenciais, como o processador, memória. É na placa-mãe
que são conectadas as demais placas da máquina.
Planejamento: Processo de previsão de necessidades e
racionalização do emprego dos recursos humanos e materiais necessários
para o alcance de objetivos concretos, em prazos determinados
e em etapas definidas, a partir do conhecimento das condições
existentes. A idéia de planejamento exclui a idéia de improvisação,
mas inclui a flexibilidade. Um plano deve ser sempre flexível,
pois, durante a execução das ações nele estabelecidas, pode
haver a necessidade de ajustes e replanejamento para que não
haja distorções no processo que acarretem prejuízos ao produto
esperado.
Planejamento de material didático: Trata-se de um procedimento
que faz parte de um processo mais amplo de planejamento educacional
e que, traduzindo a teoria de ensino que o orienta, organiza
a obtenção de recursos materiais ou não materiais, destinados
a apoiar o ensino-aprendizagem. Obter tais recursos nem sempre
significa produzi-los. Havendo materiais disponíveis acessíveis
e adequados, o panejamento se voltará para a sua seleção. Às
vezes, torna-se necessário adaptá-lo ou reorganizá-los e, neste
caso, o planejamento se volta especificamente para estas ações.
Plano:
Produto do planejamento. Registra as decisões tomadas no processo
de planejamento. É um instrumento elaborado para nortear as
ações em busca dos objetivos propostos. Alguns autores usam
os termos plano e projeto como sinônimos.
Plataformas
de aprendizado: Sites internos e externos, em geral organizados
em torno de tópicos especializados, com tecnologias - desde
aplicativos de bate-papo até softwares para trabalho em grupo
- que permitem aos usuários enviar e obter informações.
Portal
de aprendizado: Qualquer site da Internet que ofereça aos
indivíduos e organizações acesso a recursos de capacitação e
aprendizado de múltiplas fontes. Os operadores de portais de
aprendizado recebem a denominação de agregadores, concentradores
ou distribuidores de conteúdo. Porta paralela: Fica na parte
traseira do computador. Normalmente são duas e nelas pode ser
conectada a impressora.
Portas
seriais: Ficam na parte traseira do computador. Normalmente
são duas e nelas podem ser conectadas diversos dispositivos,
como o mouse e o modem externo.
Pró-ativo:
Em oposição a reativo, associa-se à iniciativa própria. Uma
pessoa que atua pró-ativamente também propõe, em lugar de apenas
agir perante as propostas de outros.
Processador:
é o cérebro da máquina. Quanto maior seu número de MHz, mais
rápida a resposta que dará aos comandos.
Processador
de texto: Para muitos é uma máquina de escrever mais sofisticada.
Mas não é só isso. Possui recursos imensos. Possui modelos de
mala direta, modelo de documentos, cartas, fax, e ferramentas
mais complexas como organizador de índices, pré-formatação de
textos, corretor ortográfico, etc.
Processo
ensino-aprendizagem: Processo único em permanente movimento
onde ensinar e aprender são passos inseparáveis: quando há alguém
que ensina tem que haver outro que aprende. Tratando-se de ensino
a distância, em que o processo ensino-aprendizagem decorre principalmente
da interação do aprendiz com os recursos instrucionais, evidencia-se
a necessidade de aplicar a esse material cuidados especiais
no seu planejamento minucioso, na sua execução e nas orientações
de uso que devem sempre acompanhá-lo.
Programas
de gestão: São programas que permitem a integração das informações
administrativas, propiciando maior agilidade da empresa em tomadas
de decisão.
Provedor:
Empresa responsável tanto por proporcionar a conexão do
cliente com a Internet, como por manter home pages na rede e
caixa postal do endereço eletrônico.
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Qualidade: De acordo com Karl Albrecht,
qualidade é a medida em que um aspecto ou experiência satisfaz
uma necessidade, soluciona um problema ou agrega valor a alguém.
Por esse motivo, a qualidade reside no valor percebido a partir
de um serviço ou produto.
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Realidade virtual: Conjunto
de técnicas e/ou tecnologias, que permitem a simulação de ambientes,
com um grau de realismo comparável à realidade.
Recurso
didático: Todo e qualquer recurso, material ou não, que
possa auxiliar as atividades formais de ensino, como uma aula
(ensino presencial), uma situação auto-instrutiva (ensino a
distância) e também as atividades informais ou não intencionais
da mesma natureza, a fim de vitalizar e enriquecer a experiência
da aprendizagem.
Rede:
Qualquer ligação entre dois ou mais computadores. .
Relationship marketing: (inglês) Marketing de relações.
Realiza-se a partir de atividades que procuram forjar relações
de longo prazo entre as empresas e os clientes, com o objetivo
de satisfazer suas demandas, para poder conquistar sua fidelidade.
Requisitos do negócio: Condições que uma solução de e-learning
deve satisfazer, em vista das necessidades da empresa. Os requisitos
incluem as necessidades de funcionários, executivos e encarregados
da capacitação, independentemente do que os sistema possa fazer
por eles.
Requisitos do sistema: Condições técnicas necessárias
para o correto funcionamento de uma aplicativo de software.
Esses requisitos incluem, entre outros, o sistema operacional,
a linguagem de programação, a configuração do hardware, a largura
da banda e a velocidade de processamento. Enquanto os requisitos
de negócio se concentram nas necessidades das pessoas, os requisitos
do sistema se referem às necessidades das máquinas.
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Scanner: Transforma fotos ou
texto impresso em arquivo digital. Existem vários modelos de
scanners. Eles e diferenciam principalmente pela qualidade de
imagens que oferecem.
Seleção
de meios: Refere-se à escolha do meio didático que será
utilizado numa situação de ensino. Essa escolha depende do responsável
pelo ensino, pois, conhecendo os alunos e o conteúdo que pretende
ensinar, pode encontrar as melhores maneiras de facilitar as
condições de aprendizagem. As experiências com materiais diversos,
a observação e avaliação de resultados orientam a escolha dos
meios mais adequados para cada situação de ensino. Nessa escolha,
ainda, interferem outras condições como a relação custo-benefício,
a disponibilidade de recursos para a produção, o conhecimento
da tecnologia educacional e dos meios de comunicação modernos.
Servidor: Computador central. Sua função é guardar os arquivos
criados e alterados nos terminais da rede.
Serviço
de Qualidade Total (SQT): É um modelo de serviço que se
baseia na entrega de um valor superior tanto aos clientes externos
como aos internos (empregados e distribuidores).
Simulações:
Aplicativos altamente interativos que possibilitam ao aluno
colocar em prática um modelo num cenário ou situação de negócio
real. As simulações permitem praticar ações num ambiente simulado
e isento de riscos.
Sistema
de gestão de ensino: Conjunto de especificações que definem
a maneira pela qual os materiais de aprendizado serão intercambiados
na Internet e como as organizações e os indivíduos usarão esses
materiais. A meta dessas especificações é a adoção de um conjunto
de normas abertas para o ensino baseado na Internet.
Sistema operacional: Base sobre a qual funcionam todos
os demais programas. Sem ele, o computador não funciona.
Site:
Conjunto de páginas associada a uma empresa, a um determinado
assunto ou a uma pessoa.
Software:
Nome, em inglês, para programa. Ele é que instruí o hardware
a executar uma tarefa.
Streaming
media: Expressão mais utilizada em inglês mesmo. Refere-se
aos arquivos de áudio ou vídeo que são reproduzidos enquanto
estão sendo baixados da Internet, sem ter que esperar que termine
a transmissão.
Suporte:
Serviço oferecido por empresas de manutenção na área de informática.
O suporte pode consertar uma máquina, treinar pessoal no uso
dos programas, resolver problemas operacionais comuns no dia-a-dia,
redimensionar a estrutura informatizada, administrar a rede,
criar programas de rotina diárias, entre outras atividades.
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Tag: É
um comando que diz como o texto ou a informação de uma página
Web deve ser exibido.
Tecnologia
educacional: Consiste na abordagem dos problemas educacionais
que busca, em outras áreas de conhecimento, princípios, processos,
produtos e instrumentos que possam ser aplicados à educação,
tanto em nível amplo, enquanto objeto do planejamento do serviço
educacional de uma nação, quanto no tratamento mais restrito
da questão educacional, isto é, em nível do processo ensino-aprendizagem.
Teoria
da aprendizagem: Denominação geral para as teorias psicológicas
que estudam, pesquisam e explicam a forma como o ser humano
aprende, adquire informação, habilidades e destrezas.
Tratamento pedagógico: Processo que visa tornar qualquer
recurso destinado à comunicação de uma mensagem, apropriado
também à facilitação da aprendizagem. O tratamento pedagógico
inclui cuidados especiais quanto à linguagem utilizada, quanto
à estrutura, seqüenciação e dosagem do conteúdo, etc.
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Upgrade:
Atualização de um programa já existente para uma versão mais
nova e melhorada. Os upgrades costumam corrigir problemas que
um software possa apresentar ou aperfeiçoá-lo.
URL: Nome dado ao endereço eletrônico de uma página da
Internet ou na Intranet. |
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Validação de material didático: Procedimento
avaliativo para verificar de os elementos propostos no planejamento
do material didático apresentam-se de forma adequada no produto
e, ainda, se os resultados obtidos com sua aplicação correspondem
às expectativas relacionadas a ele.
Videoconferência:Encontros/reuniões
mantidos entre indivíduos espacialmente afastados, recorrendo
não apenas ao som, como no telefone tradicional, mas também
à imagem. |
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World
Wide Web: Representa a componente
da Internet dedicada ao suporte (e disponibilização) de informação
mantida em formato html. |
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Zip
disk: Disco regravável usado para transportar grandes
volumes de informação. Comporta 250 Mb de informação. É usado
principalmente para o transporte de arquivos de imagens digitalizados,
arquivos com gráficos complexos ou bando de dados muito extensos.
Também serve para se fazer backup.
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Referência
bibliográfica:
Dicionário
de e-learning in HSM Management - Informação e conhecimento
para gestão empresarial . São Paulo, nov./dez 2001, nº 29, ano
5.
Prefeitura
Municipal de Barueri, Análise qualitativa de software educacional
e atividades por área de conhecimento. São Paulo: 2001. (ap.)
SENAI-SP.
Manual de elaboração de material didático impresso. São Paulo:
1994.
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