Glossário
 
O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z
 
O  

Objetivo: É um fim a se alcançar, um alvo que se pretenda atingir. Qualquer ação que não seja puramente mecânica é orientada por um ou mais objetivos. Entre as inúmeras classificações possíveis, os objetivos podem ser propostos em diferentes níveis: educacional, curricular, de ensino e, ainda, em diferentes categorias, como geral ou terminal, específico ou intermediário. Na situação educacional, a existência de objetivos em diferentes níveis e categorias exige que eles sejam coerentes entre si e que exista clareza na sua explicitação.

Objetivo específico ou intermediário: Categoria que trata de objetivos com menor grau de abrangência em relação a um objetivo geral. Sua proposição visa especificar ações que podem se configurar como passos a serem dados na direção do final desejado. A explicitação de objetivos específicos ou intermediários pressupõe a obtenção de resultados parciais que, somando-se e interagindo, levam à consecução do objetivo geral ou terminal.

Objetivo geral ou terminal: Categoria que trata de alto nível de generalidade. Ao ser descrito manifesta o propósito ou o resultado esperado ao final de um projeto educacional, de um programa escolar, de uma disciplina, etc. O seu enunciado pode ser de referência muito ampla. Quase ilimitada ou de referência mais restrita.

Objeto de aprendizado: Unidade de informação reutilizável, independentemente da mídia, utilizada como um bloco modular de conteúdo de e-learning.

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P
 


Página Web: é um documento composto de textos e códigos especiais chamados tags.

PC: Sigla para "personal computer" (computador pessoal). Designa toda a família de computadores que descende de um primeiro modelo feito pela IBM. Recebeu essa denominação por ser uma máquina de pequeno porte se comparada a equipamentos mais antigos.

Placa de rede: Acessório que possibilita a comunicação entre computadores de uma empresa.

Placa de vídeo: Responsável pela conversão dos bytes com os quais seu computador trabalha em imagens compreensíveis para o usuário. Quanto melhor a qualidade da placa de vídeo e de sua memória, maior o desempenho do computador.

Placa-mãe: Principal placa de circuitos do computador. Nela ficam seus componentes essenciais, como o processador, memória. É na placa-mãe que são conectadas as demais placas da máquina.

Planejamento: Processo de previsão de necessidades e racionalização do emprego dos recursos humanos e materiais necessários para o alcance de objetivos concretos, em prazos determinados e em etapas definidas, a partir do conhecimento das condições existentes. A idéia de planejamento exclui a idéia de improvisação, mas inclui a flexibilidade. Um plano deve ser sempre flexível, pois, durante a execução das ações nele estabelecidas, pode haver a necessidade de ajustes e replanejamento para que não haja distorções no processo que acarretem prejuízos ao produto esperado.

Planejamento de material didático: Trata-se de um procedimento que faz parte de um processo mais amplo de planejamento educacional e que, traduzindo a teoria de ensino que o orienta, organiza a obtenção de recursos materiais ou não materiais, destinados a apoiar o ensino-aprendizagem. Obter tais recursos nem sempre significa produzi-los. Havendo materiais disponíveis acessíveis e adequados, o panejamento se voltará para a sua seleção. Às vezes, torna-se necessário adaptá-lo ou reorganizá-los e, neste caso, o planejamento se volta especificamente para estas ações.

Plano: Produto do planejamento. Registra as decisões tomadas no processo de planejamento. É um instrumento elaborado para nortear as ações em busca dos objetivos propostos. Alguns autores usam os termos plano e projeto como sinônimos.

Plataformas de aprendizado: Sites internos e externos, em geral organizados em torno de tópicos especializados, com tecnologias - desde aplicativos de bate-papo até softwares para trabalho em grupo - que permitem aos usuários enviar e obter informações.

Portal de aprendizado: Qualquer site da Internet que ofereça aos indivíduos e organizações acesso a recursos de capacitação e aprendizado de múltiplas fontes. Os operadores de portais de aprendizado recebem a denominação de agregadores, concentradores ou distribuidores de conteúdo. Porta paralela: Fica na parte traseira do computador. Normalmente são duas e nelas pode ser conectada a impressora.

Portas seriais: Ficam na parte traseira do computador. Normalmente são duas e nelas podem ser conectadas diversos dispositivos, como o mouse e o modem externo.

Pró-ativo: Em oposição a reativo, associa-se à iniciativa própria. Uma pessoa que atua pró-ativamente também propõe, em lugar de apenas agir perante as propostas de outros.

Processador: é o cérebro da máquina. Quanto maior seu número de MHz, mais rápida a resposta que dará aos comandos.

Processador de texto: Para muitos é uma máquina de escrever mais sofisticada. Mas não é só isso. Possui recursos imensos. Possui modelos de mala direta, modelo de documentos, cartas, fax, e ferramentas mais complexas como organizador de índices, pré-formatação de textos, corretor ortográfico, etc.

Processo ensino-aprendizagem: Processo único em permanente movimento onde ensinar e aprender são passos inseparáveis: quando há alguém que ensina tem que haver outro que aprende. Tratando-se de ensino a distância, em que o processo ensino-aprendizagem decorre principalmente da interação do aprendiz com os recursos instrucionais, evidencia-se a necessidade de aplicar a esse material cuidados especiais no seu planejamento minucioso, na sua execução e nas orientações de uso que devem sempre acompanhá-lo.

Programas de gestão: São programas que permitem a integração das informações administrativas, propiciando maior agilidade da empresa em tomadas de decisão.

Provedor: Empresa responsável tanto por proporcionar a conexão do cliente com a Internet, como por manter home pages na rede e caixa postal do endereço eletrônico.

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Q


Qualidade: De acordo com Karl Albrecht, qualidade é a medida em que um aspecto ou experiência satisfaz uma necessidade, soluciona um problema ou agrega valor a alguém. Por esse motivo, a qualidade reside no valor percebido a partir de um serviço ou produto.

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R
 


Realidade virtual: Conjunto de técnicas e/ou tecnologias, que permitem a simulação de ambientes, com um grau de realismo comparável à realidade.

Recurso didático: Todo e qualquer recurso, material ou não, que possa auxiliar as atividades formais de ensino, como uma aula (ensino presencial), uma situação auto-instrutiva (ensino a distância) e também as atividades informais ou não intencionais da mesma natureza, a fim de vitalizar e enriquecer a experiência da aprendizagem.

Rede: Qualquer ligação entre dois ou mais computadores. .

Relationship marketing: (inglês) Marketing de relações. Realiza-se a partir de atividades que procuram forjar relações de longo prazo entre as empresas e os clientes, com o objetivo de satisfazer suas demandas, para poder conquistar sua fidelidade.

Requisitos do negócio: Condições que uma solução de e-learning deve satisfazer, em vista das necessidades da empresa. Os requisitos incluem as necessidades de funcionários, executivos e encarregados da capacitação, independentemente do que os sistema possa fazer por eles.

Requisitos do sistema: Condições técnicas necessárias para o correto funcionamento de uma aplicativo de software. Esses requisitos incluem, entre outros, o sistema operacional, a linguagem de programação, a configuração do hardware, a largura da banda e a velocidade de processamento. Enquanto os requisitos de negócio se concentram nas necessidades das pessoas, os requisitos do sistema se referem às necessidades das máquinas.

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S
 


Scanner: Transforma fotos ou texto impresso em arquivo digital. Existem vários modelos de scanners. Eles e diferenciam principalmente pela qualidade de imagens que oferecem.

Seleção de meios: Refere-se à escolha do meio didático que será utilizado numa situação de ensino. Essa escolha depende do responsável pelo ensino, pois, conhecendo os alunos e o conteúdo que pretende ensinar, pode encontrar as melhores maneiras de facilitar as condições de aprendizagem. As experiências com materiais diversos, a observação e avaliação de resultados orientam a escolha dos meios mais adequados para cada situação de ensino. Nessa escolha, ainda, interferem outras condições como a relação custo-benefício, a disponibilidade de recursos para a produção, o conhecimento da tecnologia educacional e dos meios de comunicação modernos.

Servidor: Computador central. Sua função é guardar os arquivos criados e alterados nos terminais da rede.

Serviço de Qualidade Total (SQT): É um modelo de serviço que se baseia na entrega de um valor superior tanto aos clientes externos como aos internos (empregados e distribuidores).

Simulações: Aplicativos altamente interativos que possibilitam ao aluno colocar em prática um modelo num cenário ou situação de negócio real. As simulações permitem praticar ações num ambiente simulado e isento de riscos.

Sistema de gestão de ensino: Conjunto de especificações que definem a maneira pela qual os materiais de aprendizado serão intercambiados na Internet e como as organizações e os indivíduos usarão esses materiais. A meta dessas especificações é a adoção de um conjunto de normas abertas para o ensino baseado na Internet.

Sistema operacional: Base sobre a qual funcionam todos os demais programas. Sem ele, o computador não funciona.

Site: Conjunto de páginas associada a uma empresa, a um determinado assunto ou a uma pessoa.

Software: Nome, em inglês, para programa. Ele é que instruí o hardware a executar uma tarefa.

Streaming media: Expressão mais utilizada em inglês mesmo. Refere-se aos arquivos de áudio ou vídeo que são reproduzidos enquanto estão sendo baixados da Internet, sem ter que esperar que termine a transmissão.

Suporte: Serviço oferecido por empresas de manutenção na área de informática. O suporte pode consertar uma máquina, treinar pessoal no uso dos programas, resolver problemas operacionais comuns no dia-a-dia, redimensionar a estrutura informatizada, administrar a rede, criar programas de rotina diárias, entre outras atividades.

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T
 


Tag:
É um comando que diz como o texto ou a informação de uma página Web deve ser exibido.

Tecnologia educacional: Consiste na abordagem dos problemas educacionais que busca, em outras áreas de conhecimento, princípios, processos, produtos e instrumentos que possam ser aplicados à educação, tanto em nível amplo, enquanto objeto do planejamento do serviço educacional de uma nação, quanto no tratamento mais restrito da questão educacional, isto é, em nível do processo ensino-aprendizagem.

Teoria da aprendizagem: Denominação geral para as teorias psicológicas que estudam, pesquisam e explicam a forma como o ser humano aprende, adquire informação, habilidades e destrezas.

Tratamento pedagógico: Processo que visa tornar qualquer recurso destinado à comunicação de uma mensagem, apropriado também à facilitação da aprendizagem. O tratamento pedagógico inclui cuidados especiais quanto à linguagem utilizada, quanto à estrutura, seqüenciação e dosagem do conteúdo, etc.

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U

Upgrade: Atualização de um programa já existente para uma versão mais nova e melhorada. Os upgrades costumam corrigir problemas que um software possa apresentar ou aperfeiçoá-lo.

URL: Nome dado ao endereço eletrônico de uma página da Internet ou na Intranet.

V
 


Validação de material didático:
Procedimento avaliativo para verificar de os elementos propostos no planejamento do material didático apresentam-se de forma adequada no produto e, ainda, se os resultados obtidos com sua aplicação correspondem às expectativas relacionadas a ele.

Videoconferência:Encontros/reuniões mantidos entre indivíduos espacialmente afastados, recorrendo não apenas ao som, como no telefone tradicional, mas também à imagem.

W
World Wide Web: Representa a componente da Internet dedicada ao suporte (e disponibilização) de informação mantida em formato html.
X
Y
Z

Zip disk: Disco regravável usado para transportar grandes volumes de informação. Comporta 250 Mb de informação. É usado principalmente para o transporte de arquivos de imagens digitalizados, arquivos com gráficos complexos ou bando de dados muito extensos. Também serve para se fazer backup.

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Referência bibliográfica:

Dicionário de e-learning in HSM Management - Informação e conhecimento para gestão empresarial . São Paulo, nov./dez 2001, nº 29, ano 5.

Prefeitura Municipal de Barueri, Análise qualitativa de software educacional e atividades por área de conhecimento. São Paulo: 2001. (ap.)

SENAI-SP. Manual de elaboração de material didático impresso. São Paulo: 1994.

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