Glossário
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A
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Agenda
eletrônica: serve como catálogo telefônico, agenda de compromissos,
calendários, anotações e lembretes.
Agregadores:Denominação
dada aos operadores de portais de aprendizado, que também podem
ser chamados de concentradores ou distribuidores de conteúdo.
Ambiente de aprendizagem: Software projetado como solução
"tudo em um", que pode facilitar o aprendizado online em uma
organização. Tem as funções de um sistema de gestão de aprendizado
para os cursos desenvolvidos no sistema, mas não permite acesso
aos cursos online criados fora deste ambiente específico. A
maioria desses programas inclui ferramentas de autoria, para
que o instrutor possa desenvolver cursos adicionais.
Análise
de lacuna de habilidades: Compara as habilidades de uma
pessoa com as exigidas para a tarefa que desempenha ou que lhe
será atribuída. As pontuações abaixo de um nível predeterminado
indicam carência de habilidades. Essa análise ajuda a detectar
as habilidades que devem ser desenvolvidas ou melhoradas nos
funcionários.
Análise
de tarefas: Termo utilizado em âmbito da tecnologia educacional
para designar a descrição detalhada das ações e habilidades
necessárias para a consecução de um objetivo final.
Análise
ocupacional: Processo de análise desenvolvido no âmbito
da formação profissional que envolve a decomposição de uma ocupação
em termos de conhecimentos, atitudes e atividades operacionais.
Apostila:
Termo que designa, indistintamente, qualquer tipo de material
impresso utilizado para introduzir, complementar, ilustrar ou
aprofundar os assuntos tratados em sala de aula.
Aprendizado
assíncrono: Aprendizado no qual a interação entre os alunos
e professores ocorre de forma intermitente e com retardo de
tempo.
Aprendizado
baseado na tecnologia: Sinônimo de e-learning, abrange um
amplo conjunto de aplicações e processos, tais como aprendizado
baseado na Internet, aprendizado baseado no computador, aulas
virtuais e colaboração digital.
Aprendizado
síncrono: Processo de aprendizado online realizado em tempo
real e orientado por um instrutor, no qual os participantes
se conectam ao mesmo tempo e podem se comunicar diretamente
uns com os outros.
Antivírus:
Arma de defesa contra os vírus eletrônicos (um tipo de programa),
que podem infectar o computador, destruir arquivos e até mesmo
apagar todos os conteúdos de seu computador. Atualize seu aplicativo
constantemente, pois novos vírus surgem a cada dia.
Avaliação de entrada: É a avaliação realizada no início
de um curso ou programa, visando medir os domínios ou conhecimentos
dos alunos acerca do conteúdo proposto. É realizado por meio
de um pré-teste. O resultado obtido no pré-teste orienta o professor
quanto aos aspectos de conteúdo que devem ser mais explorados
ou enriquecidos e permite, ao final do curso ou programa, que
se comparem os resultados de entrada e saída, fornecendo informações
sobre o aproveitamento dos alunos e, até, sobre a eficiência
do curso e do docente.
Avaliação
de saída: Avaliação realizada ao final do curso ou programa,
por meio da aplicação de um pós-teste em forma paralela ao instrumento
de avaliação de entrada que é o pré-teste. Possibilita comparar
os resultados e medir os ganhos de aprendizagem obtidos pelos
alunos.
Avaliação
diagnóstica: Avaliação voltada para a obtenção de informações
sobre as características de um objeto (livro, vídeo, curso,
etc.), de um fato (inovação introduzida numa situação qualquer),
de uma situação em que se pretende interferir, bem como sobre
a natureza de algum tipo de problema que venha ocorrendo nessa
situação, visando, com isso, estabelecer um quadro e traçar
as linhas de ação para a intervenção pretendida.
Avaliação
formativa: Avaliação realizada ao longo do processo de ensino-aprendizagem,
durante o desenvolvimento de um curso, de um programa ou da
produção de material didático, de modo a fornecer elementos
que possibilitem reformular, corrigir ou recuperar eventuais
falhas do processo, do programa, da estratégia ou material,
aperfeiçoando-os.
Avaliação
somativa: Avaliação realizada ao final de um processo, seja
de produção de um material didático ou de ensino-aprendizagem,
que determina a eficácia do material produzido ou do curso ou
programa desenvolvido, bem como o grau de aproveitamento dos
alunos ao fim desse curso ou programa. V. avaliação de saída.
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Backup: Cópia de segurança de arquivos e programas em
mídias (disquete, CD-Rom, fita magnética) que não ficam dentro
do computador.
Banco
de Dados: Possibilita criar os mais variados tipos de cadastros:
de alunos, notas, livros, softwares, etc. Um arquivo de banco
de dados é composto de tabelas que podem ser relacionadas entre
si e gerar relatórios e formulários.
Browser:
Ferramenta utilizada para ver páginas na World Wide Web
(WWW), tipicamente em formato html.
Bug: Defeito encontrado em um programa e que impede o
seu perfeito funcionamento. Costuma ser corrigido nas novas
versões do programa.
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Capacitação dirigida por instrutor: Também chamada ILT (instructor-led
training) é o ensino tradicional, frente a frente, realizado
em sala de aula ou laboratório, a cargo de um instrutor. Utiliza-se
essa expressão como sinônimo de capacitação no local e de capacitação
em classe.
Capacitação
de habilidades soft: Engloba o ensino em áreas específicas
do negócio, como habilidade de comunicação, liderança e gestão,
gerenciamento de recursos humanos, vendas e marketing, desenvolvimento
profissional, gestão de projetos, atendimento ao cliente, formação
de equipes, etc., com o objetivo de melhorar o conhecimento
e o desempenho dos funcionários. Denominam-se habilidades "soft"
(suave, em inglês) em oposição às habilidades técnicas ou "hard"
(duras, em inglês).
Capacitação
em TI: O conceito refere-se a uma combinação de sistemas
para treinar e dotar de novas ferramentas o pessoal do setor
de tecnologia da informação (TI) em áreas como: 1) software
de infra-estrutura de sistemas; 2) software de aplicativos e
3) ferramentas para o desenvolvimento de aplicativos.
Chat:
O Chat é uma forma de interação síncrona (ao mesmo tempo). Podem
participar do ambiente do Chat diversas pessoas ao mesmo tempo,
como se fosse numa sala de aula onde os alunos não se vissem
uns aos outros, nem ao professor.
Ciberespaço: Definido por Lévy como sendo o espaço de
comunicação aberto pela interconexão mundial de computadores
e das memórias dos computadores. Essa definição inclui o conjunto
dos sistemas de comunicação eletrônicos, na medida em que transmitem
informações provenientes de fontes digitais ou destinadas à
digitalização. O termo especifica não apenas a infra-estrutura
material da comunicação digital, mas também o universo oceânico
de informações que ela abriga, assim como os seres humanos que
navegam e alimentam esse espaço.
Cibercultura:
Lévy define cibercultura como sendo o o conjunto de técnicas
(materiais e intelectuais), de práticas, de atitudes, de modos
de pensamento e de valores que se desenvolvem juntamente com
o crescimento do ciberespaço.
Compactador:
Programa usado para diminuir o tamanho dos arquivos com o objetivo
de transportá-los de uma máquina para outra com maior facilidade.
É necessário que a máquina que irá receber este arquivo possua
um descompactador compatível.
Comunicações
Assíncronas: ONão necessitam a presença
física dos participantes, eles podem se comunicar sem
as limitações impostas pelo tempo e espaço
geográfico.
Comunidade
online: As comunidades online são pontos de encontro, na
Internet, destinados a facilitar a interação de pessoas com
interesses e necessidades comuns. Seu atrativo está na oportunidade
de compartilhar um sentido de comunidade com desconhecidos que
têm mentalidade semelhante, não importa onde vivam.
Comunicações
Síncronas: Onde os interlocutores estão fisicamente
presentes ou remotamente conectados num mesmo ambiente, ao mesmo
tempo, para que o processo se dê em tempo real, online
ou presencialmente.
Configuração:
Refere-se aos equipamentos, acessórios e programas de seu
computador.
Conteúdo: Tratando-se de recursos didáticos, o conteúdo
é o conjunto de informações e conceitos referentes a campos
específicos de uma área de conhecimentos, científicos ou não.
Um conteúdo pode ser comum a uma ou mais áreas do conhecimento.
Conteúdo
programático: Refere-se ao conjunto de informações e conceitos
estabelecidos para um programa. O conteúdo programático deve
ser estabelecido em função do nível de conhecimento da clientela
visada.
Correio
eletrônico: Programa que permite o envio e o recebimento
de mensagens pela Internet. V. E-mail.
Criptografia:
Recurso de codificar caracteres, números e símbolos, de
forma a impedir a leitura de informações confidenciais se houver
quebra de sigilo na conexão.
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Data-mining (verificação
de dados): (inglês) Sistema que permite às empresas examinar
enormes quantidades de dados de seus clientes a fim de detectar
tendências que não sejam evidentes à primeira vista. Por exemplo,
relacionar os acontecimentos (quem bebe cerveja, em geral, costuma
consumir amendoim); reconhecer seqüências (na compra de tapetes,
costuma-se também comprar cortinas), ou classificar pessoas
de acordo com seu padrão de compras para obter um perfil do
cliente. O objetivo final do "data-mining" é fazer predições
sobre o comportamento futuro dos clientes.
Demo: Abreviação da palavra demonstração. Demo é uma
amostra do que uma empresa faz.
Digital: Tecnologia eletrônica que gera, armazena e processa
dados de acordo com estados: positivo (1) e não-positivo (0).
Os dados transmitidos ou armazenados com a tecnologia digital
expressam-se em uma cadeia de zeros e uns. Cada um desses dígitos
é chamado de bit (dígito binário). Ao mesmo tempo, a cadeia
de bits que o computador administra como grupo constitui um
byte, uma "palavra binária" ou unidade de medida composta por
oito bits. A tecnologia digital é utilizada principalmente nos
novos meios de comunicação, como a transmissão via satélite
ou por fibra ótica. O modem (modulador/demodulador) é o dispositivo
por meio do qual se transforma o sinal digital do computador
em sinal portador analógico para a linha telefônica, e vice-versa.
Digitalizar: Transformar dimensões físicas em linguagem
binária de zeros e uns, o único código que, no momento, os computadores
entendem.
Download:
Procedimento de trazer para o disco rígido local de um computador
um arquivo da Internet ou Intranet. Ele pode conter um programa,
imagens, texto ou qualquer outro tipo de informação. Informalmente,
pode-se dizer "baixar um arquivo".
DVD:
Discos com alta capacidade que permitem o armazenamento
de dados, áudio e vídeo de alta definição.
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E
- commerce(comércio eletrônico):
Denominação dada ao comércio eletrônico, ou seja, às transações
de compra e venda que são realizadas por meio da Internet.
E
- learning: Termo anglo-saxónico
mais commumente usado para referir o conceito que, neste âmbito,
chamamos indiferenciadamente de "e-training", "ensino à distância"
(EaD), "aprendizagem à distância", "formação à distância", "ensino
distribuído", "ensino-aprendizagem à distância" (EAD).
E
- mail: (eletronic mail/mensagem
eletrônica) é a mensagem enviada através de programas específicos
para envio via computador. Escrevemos em nosso computador e
a mensagem chega ao seu destinatário, se não houver nenhum problema
no envio, num tempo aproximado de 5 segundos, em qualquer lugar
do mundo.
EAD:
(Ensino Aberto a Distância): A definição presente no Decreto
número 2.494/1998, que regulamenta o Artigo 80 da Lei de Diretrizes
e Bases (Lei número 9.394/1996), define EAD como “uma forma
de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação
de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados
em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente
ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação”.
Pierre Lévy, coloca EAD como sendo uma modalidade de ensino
que explora certas técnicas de ensino a distância, incluindo
as hipermídias, as redes de comunicação interativas e todas
as tecnologias intelectuais da cibercultura, favorecendo o surgimento
de um novo estilo de pedagogia, que favorece ao mesmo tempo
as aprendizagens personalizadas e a aprendizagem coletiva em
rede. O professor torna-se um animador da inteligência coletiva
em vez de um fornecedor direto de conhecimentos.
Educação
Aberta: A educação aberta pressupõe que o aluno tenha um
instrumental próprio de aprendizagem, possuindo um método para
organizar os contúdos e aprendê-los, organizar sua própria aprendizagem,
recorrendo a múltiplas vias e fontes de saber, sendo capaz de
empregar, adequadamente, o potencial educativo da comunidade
em que está inserido. Esta modalidade de educação supõe inexistância
de requisitos de entrada, ausência de espaço físico para a docência
presencial e utilização de todos os meios de comunicação. Não
apresenta restrições, exclusões ou privilégios.
Educação
Continuada: É o reconhecimento do direito e da necessidade
que o homem estude ao longo de sua vida.
Ensino
a Distância: O mesmo que ensino-aprendizagem à distância.O
"e-learning", "e-training", "ensino à distância" (EaD), "aprendizagem
à distância", "formação à distância", "ensino distribuído",
"ensino-aprendizagem à distância" (EAD), enfim... Como melhor
se entender chamar, é algo cuja definição, à semelhança da designação,
não é propriamente consensual. E não o é, não porque haja conflitos
instalados entre diferentes escolas de pensamento, mas porque
a sua própria morfologia ainda não está bem definida. Estamos
a falar de conceitos, plataformas, técnicas, que ainda estão
a tentar encontrar-se, pese embora o facto de haver já um número
interessante de casos de estudo. Fonte:
Ensino
por correspondência: Trata-se de um dos esquemas de operacionalização
do ensino a distância. Consiste na troca regular e freqüente,
quase sempre planejada, de correspondência entre o aluno e um
tutor para que este oriente e acompanhe o processo de aprendizagem,
tirando dúvidas e apoiando o aprendiz. Em geral, o tutor é um
professor designado por uma instituição incumbida de veicular
um curso.
Ensino
presencial: Modalidade educativa em que o processo de ensino-aprendizagem
acontece por meio do contato direto entre professores e alunos.
Cabe ao professor providenciar as situações adequadas para que
o aluno adquira as habilidades que o levem a ter acesso ao saber
acumulado, organizado e sistematizado ao longo do tempo.
Escalabilidade:
Quando um aplicativo de informática pode ser ampliado em
tamanho, volume ou número de usuários atendidos e ainda assim
funcionar corretamente.
Estabilizador
de voltagem: Impede que as constantes oscilações de energia
da rede elétrica cheguem ao seu computador e periféricos e provoquem
prejuízos.
Estratégia:
Organização dos meios disponíveis para a consecução de
um ou mais objetivos. Em situação de ensino, uma estratégia
implica a organização de todos os recursos disponíveis para
facilitação da aprendizagem.
Etapas do planejamento: Estágios de um processo que resulta
na obtenção de um plano de ação. Esses estágios podem variar
de acordo com o objeto do planejamento.
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