Glossário
 
F - G - H - I - J - K - L - M - N-
 
F  

Fascículo: Cada uma das partes de uma obra publicada seqüencialmente e em intervalos não necessariamente regulares. Dada a característica de publicação por etapas, o fascículo pode ser uma alternativa interessante de material didático, pois permite ao autor organizar sua produção paulatinamente, na medida de suas necessidades e possibilidades.

Ferramentas de autoria: Programa ou aplicativo de software que permite às pessoas criar seu próprio material de e-learning. As ferramentas de autoria são projetadas para ajudar o usuário a gerar módulos online que combinam todos os componentes de um curso: textos, gráficos, links, perguntas e acompanhamento do desempenho do aluno. Permitem também agregar materiais criados com outro software, como clipes de áudio e vídeo, gráficos especializados e animações.

Ferramentas de colaboração: São aquelas que permitem aos alunos trabalhar com outros por meio de correio eletrônico, discussões orientadas ou sessões de chat. Às vezes tem a capacidade de abrigar grupos de debates moderados, nos quais alunos e instrutores podem colaborar, num ambiente assíncrono, com tarefas ou materiais relacionados a um curso. Por sua vez, o bate-papo em tempo real possibilita que os alunos se comuniquem com os colegas e instrutores, de forma semelhante ao que ocorre numa sala de aula tradicional.

Filtro de linha: É ligado ao estabilizador de voltagem. Ele impede que grandes picos de energia elétrica cheguem ao estabilizador e que ele não se queime.

Fórum: Ferramenta que permite a afixação, com carácter permanente e sequencial, de mensagens de texto (que, tipicamente, podem ser personalizadas ou anónimas) que ficam visíveis para todos os outros indivíduos. O acesso a um fórum pode ser restrito.

Sobe

G
 


Gestão de competências:
Sistema utilizado para identificar as habilidades e o conhecimento existentes em uma organização. Permite às empresas descobrir suas necessidades de capacitação.

Gestão do conhecimento: Coleta, organização e armazenamento do conhecimento e das experiências dos funcionários de uma organização, a fim de colocá-los a disposição de todos. Concentra informações corporativas formais (políticas, procedimentos), informes em geral (documentos, apresentações, propostas) e conhecimento prático (registrado em trabalhos escritos, notas e históricos de casos). Essas informações são armazenadas num banco de dados especial, chamado de banco de conhecimento.

Grupos de discussão: Refere-se à utilização de ferramentas que permitem a conversação, por via de texto, entre indivíduos. Esta conversação decorre de forma assíncrona, isto é, as mensagens são criadas e deixadas num repositório, denominado grupo de discussão, onde os interessados poderão, mais tarde, proceder à respectiva procura. Os grupos de discussão estão criteriosamente arrumados por temas e o acesso a todas as mensagens é absolutamente livre.

Sobe

H



Hardware: É a parte física do computador, ou seja, equipamentos, acessórios, peças, encaixes, fios, chips.

Hospedagem: Serviço oferecido pelas firmas que alojam, em seus servidores, a tecnologia do sistema de aprendizado baseado na Internet, de uma empresa.

Hypertexto: Pierre Lévy discute o hypertexto e faz uma interessante descrição de suas características. Segundo Lévy, o hipertexto serve como uma metáfora para o entendimento da comunicação humana. Carlos Irineu da Costa, em Cybercultura, define o hipertexto como sendo uma forma não linear de apresentar e consultar informações. Um hipertexto vincula as informações contidas em seus documentos (ou "hiperdocumentos") criando uma rede de associações complexas através de hyperlinks ou, mais simplesmente, links.

Hypermídia: Desenvolvimento do hypertexto, a hipermídia integra texto com imagens, vídeo e som, geralmente vinculados entre si de forma interativa. Uma enciclopédia em CD-ROM seria um exemplo clássico de hipermídia (por Carlos Irineu da Costa, em Cibercultura).

HTML: Hypertext Markup Language, na sigla em inglês, significa Linguagem de Marcação de Hipertexto. Os objetivos básicos da HTML são: formatar o conteúdo de uma página Web e criar ligações entre várias páginas. HTML é uma linguagem de programação baseada em códigos especiais denominados tags.

Hub: É uma central. Na Internet, utiliza-se o termo e-hub para denominar os sites que funcionam como intermediários nas transações comerciais, agrupando diferentes vendedores e compradores.

Sobe

I


ID: Identificação usada no momento de se conectar a uma rede ou à Internet. Pode ser um nome ou um número.

Impressora jato de tinta: Usa jatos de tinta líquida em sua impressão. Isso possibilita uma infinidade de cores e de preto que podem ser usados em uma única impressão. Consegue produzir bonitos trabalhos em um tempo razoável.

Impressora laser: Usa toner e lazer em sua impressão. Sua qualidade e tempo de impressão são superiores aos demais tipos de impressora.

Impressora matricial: Usa impacto de agulhas na impressão. É a maneira mais antiga de imprimir, porém, uma das mais confiáveis. Quanto mais agulhas possuir, melhor qualidade de impressão. Uma das grandes vantagens é permitir o uso de papel contínuo e de grandes larguras.

Internet: Nome dado à rede mundial de computadores interligados pela linha telefônica que facilitou a comunicação entre as pessoas, bem como a troca de imagens e de informações.

Intranet: Rede de área local e rede de área ampla que utilizam protocolos para transmitir, por meio da Internet, informações. Uma intranet é de propriedade de uma empresa e só pode ser acessada pelos que trabalham nela.

Instrumento de avaliação: Recurso ou meio empregado para obter um resultado de avaliação. O teste, por exemplo, é um instrumento de avaliação. Um instrumento de auto-avaliação para o aluno pode fornecer dados que complementam adequadamente a avaliação feita pelo professor.

IRC: Acrónimo de Internet Relay Chat; ver chat.

Sobe

J
K
L


Link: É um "atalho" que pode levá-lo a outras partes do documento ou a outros documentos. Em páginas HTML, os links são representados por textos sublinhados ou imagens. Quando você aponta o mouse para um link, o cursor se transforma em uma mãozinha apontando.

LOGO: Logo é ao mesmo tempo um micromundo e uma linguagem de programação. Essa linguagem de programação, inicialmente proposta por Papert, consiste na movimentação de uma tartaruga desenhada na tela do computador que deixa um rastro por onde passa. Esta tartaruga pode ser controlada, pelo aluno, interativamente (diretamente) ou através de um programa. A linguagem LOGO é procedural.

Lurking: Esse é o termo usado para a ação de ler as mensagens de um fórum de discussão apenas observando, sem contribuir para o debate.

Sobe

M
 


Mailing List:
Embora seu funcionamento seja bastante diferente do newsgroups, a idéia é bastante similar. Nas mailing lists ou listas de discussão, as mensagens são enviadas automaticamente por e-mail para a caixa postal dos participantes da lista.

Material didático: Em sentido, abrangente é qualquer produto usado no ensino. Em sentido específico, material didático ou material instrucional é aquele elaborado intencionalmente com fins didáticos. Inclui livros, apostilas, cartazes, encartes, audiovisuais, programas de rádio e de vídeo, programas para ensino com auxílio do computador, pacotes ou kits de materiais para construir ou manusear, etc. V. meios didáticos.

Meios didáticos: Referem-se a suportes de informações utilizados de forma independente ou complementar no processo de comunicação didática.

Modem: Aparelho que, além d enviar fax, funciona como secretária eletrônica (alguns modelos) e, principalmente, para se conectar com a Internet. Pode ser interno ou externo. Quanto maior a velocidade de conexão, melhor o modelo.

Módulo instrucional: Unidade pedagógica autônoma e completa em si mesma, composta de um ou mais elementos que se articulam de modo a permitir ao seu usuário, a apropriação do saber científico, técnico, tecnológico, etc., bem como o desenvolvimento de habilidades e atitudes em relação a um determinado campo de conhecimentos.

Multimídia:Combinação interativa de texto, imagem, som e cores. Uma solução multimídia pode incluir desde slides de Power Point até uma simulação interativa completa.

Sobe

N
 


Networking:
(inglês) Genericamente, refere-se ao processo de tecer redes de influências e ao resultado dessa iniciativa. Em informática, é a interconexão de dois ou mais computadores, independentemente da sua localização física, o que torna possível a utilização compartilhada de arquivos e recursos. Por último, em marketing, refere-se a uma modalidade particular, o marketing de rede.

Newsgroup: O mesmo que grupo de discussão. Os newsgroups são a transposição para a Internet da funcionalidade dos antigos BBSs. Há uma lista mundial (em constante alteração) de todos os newsgroups existentes. Cada um deles tem um assunto específico, indo desde temas bastante técnicos até temas genéricos.

No-break: Periférico que garante alguns minutos de energia no caso da queda total da eletricidade. Este tempo mínimo normalmente é suficiente para que todos os usuários do computador consigam salvar seus arquivos, evitando assim a perda de informações.

Sobe

>>>>>Continua>>>>>