Jurássicos do Conde Pereira Carneiro
Jardim Consórcio - SP - Década de 1970 ...
 

História - Década de 1970

Podemos dizer que a década de 70 começou no momento em que se perdeu a inocência e a crença nos ícones e bandeiras dos 60.
Em 1970 as mulheres escolhiam o que queriam usar e se sentissem bem entre minissaia ou calças compridas durante o dia e um vestido comprido à noite. Para a noite as mulheres usavam frequentemente vestidos compridos ou calças largas ou casacos glamorosos da garganta a cabeça. Alguns dos vestidos transmitiam o glamour dos artistas vocalistas da Motown, outros menos.

A moda da última metade da década foi influenciada pesadamente pela música do Disco" Os embalos de sábado a noite" . O estilo do sapato Nike nasceu em 1972. A partir daqui a tecnologia de desporto nunca mais foi a mesma. A Nike estava preparada para se distinguir da concorrência. A imagem distinta que a marca Nike alcançou é como que uma garantia de glória para todos quantos aspiram a tornarem-se estrelas do desporto.

A camiseta de malha e o jeans tornaram-se muito populares, pois eles eram baratos e mais fáceis de cuidar. Os jeans foram ficando mais apertados e o corpo esguio e em boa forma. A preocupação com a saúde estava se tornando moda, o vegetarianismo reforça essa idéia.

Os anos 70 rompem com o que ainda havia sobrado dos valores morais dos anos 60. Os trasvestimos são colocados com o rock, o psicodélico - viagem da mente - e as drogas. O punk foi um dos fenômenos da década de 70 caracterizados por roupas escuras e com muitas correntes e cabelos eriçados e descoloridos e influenciou o mundo da música.

E assim, para concluir, qual foi afinal, o legado dos anos 70? Talvez seja luta pela liberdade de expressão em todas as suas dimensões. A luta pelo fim da censura, pela igualdade de condições e oportunidades para homens e mulheres, pela liberdade de opção sexual, liberdade para criar sua própria moda com o "faça você mesmo", liberdade para dançar como quiser - "dance bem, dance mal, dance sem parar".

O look casual era jeans, roupas cortadas, camisetas e camisas de flanela.A década começou com uma controvérsia sobre comprimento das saias . Desenhistas quiseram introduzir um comprimento mais longo novo às roupas. As mulheres não quiseram. Muitas lojas que tinham comprado o comprimento novo tiveram problemas financeiros.

Economia e Política

A economia mundial, e particularmente a dos Estados Unidos, entra em recessão após a crise do petróleo de 1973, quando a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) triplica o preço do barril de petróleo. Tal fato ocorreu como retaliação dos países árabes, maioria dos constituintes da OPEP, aos Estados Unidos por estes terem apoiado Israel na Guerra do Yom Kippur, neste mesmo ano.

O Brasil, ainda sob impulso do milagre econômico, posterga os efeitos desta primeira crise do petróleo utilizando reservas cambiais e, em seguida, empréstimos internacionais para equilibrar sua deficitária balança comercial. Porém o milagre econômico começa a entrar em declínio.

Em 1979 uma nova crise do petróleo preocupa o Ocidente. Desta vez motivada pela queda do Xá do Irã, Reza Pharlevi, então aliado dos Estados Unidos. A queda do Xá permite a ascensão ao poder do Aiatolá Komeini, líder muçulmano Xiita e inimigo declarado de Israel. Mais uma vez, agora por pressão do Irã, o petróleo é usado como arma e tem seu preço duplicado em detrimento dos Estados Unidos, maior consumidor mundial e histórico aliado de Israel.

O Brasil sofrerá com muito mais intensidade os reflexos desta segunda crise do petróleo, tendo a inflação gradualmente acelerado seu ritmo de crescimento, por conta dos seguidos aumentos dos preços dos combustíveis no mercado interno. O milagre econômico então já acabara.

Saiba mais sobre a década de 70

EMEF Conde Pereira Carneiro  •  Jardim Consórcio

Sobe