Feudalismo |
|
|
|
OS TROVADORES MEDIEVAIS E O AMOR CORTÊS - REFLEXÕES HISTORIOGRÁFICAS
Entre os séculos XII e XIV – em um contexto de desenvolvimento do trovadorismo medieval que inclui dimensões que vão do reflorescimento urbano à expansão feudal – prosperaram em reinos que iam desde a França até os reinos ibéricos de Portugal e Castela movimentos trovadorescos extremamente significativos que continham entre si similitudes e contrastes. O objeto deste artigo será examinar as relações do trovadorismo medieval com o Amor Cortês, analisando o surgimento de um novo padrão de sensibilidade entre os poetas medievais.
PEM - Programa de Estudos Medievais
Encontram-se on line alguns dos dezenove trabalhos apresentados durante este evento e listados abaixo. Informamos que a preocupação dos autores foi, fundamentalmente, a elaboração de material voltado para o grande público, com o intuito principal de trazer informações sobre alguns aspectos da história medieval.
Pulgas! Sim, aos milhares. Vindas emaranhadas nos pelos dos ratos, assim que o barco genovês, vindo do Mar Negro, ancorou em Messina na Sicília, elas fizeram a festa. O ano era o de 1347 e, em semanas, a presença delas abateu um quarto da população local. A peste então alastrou-se para o restante do continente.
Reflexões sobre o Estudo da Idade Média
Nas últimas décadas, a Idade Média tem suscitado um interesse crescente. Desde os anos 50, aproximadamente, os estudos medievais conquistaram um posto de honra na historiografia, razão pela qual têm sido amplamente divulgados no Brasil; mas essa curiosidade já extrapolou os restritos círculos acadêmicos. Nos dias de hoje, a Idade Média exerce também uma fascinação irrecusável sobre a imaginação do grande público, conforme testemunham a crescente quantidade de publicações de textos literários medievais e o fato de que recriações das narrativas sobre o rei Artur, o Santo Graal ou o mago Merlin sejam atualmente responsáveis por alguns best-sellers nas livrarias e por gordas bilheterias nos cinemas: é o sucesso da Idade Média na sociedade de consumo.
Revoltas camponesas na Idade Média - 1358
Em 1358, o reino da França foi palco de uma violenta guerra social entre as ordens, a Jacquerie, uma sublevação camponesa que, apesar de ter durado somente um mês, foi de uma incrível brutalidade, com igual resposta por parte dos nobres — a sociedade de ordens baseava-se num princípio de desigualdade, próprio da estrutura do cosmo. Implicava uma hierarquia, que, por sua vez, estruturava-se conforme a doutrina do corpo místico, adaptado à realeza (o rei, a cabeça, e as ordens, os membros).
The weakest part of the Royals is in the French and Spanish lines. I found that many of the French Kings had multiple mistresses whose descendants claimed noble titles, and the Throne itself in some cases. I have had the hardest time finding good published sources for French and Spanish Royalty. ( Em Inglês)
En la figura de Luis IX de Francia está representado a la perfección el espíritu medieval al sintetizar la espiritualidad con la vocación guerrera. Nos encontramos ante un hombre que vivió como un santo laico, fusionando la idea del caballero cristiano con la del hombre bueno. Por esta razón, su reinado marca un hito importante en el fortalecimiento de la monarquía en Francia y por extensión en Europa.
Uma História da Infância: Da Idade Média à Época Contemporânea no Ocidente
Artigo em PDF