Feudalismo |
|
|
|
Como as cidades e o comércio recuperaram sua importância?
A partir do século XI, o fim das invasões e a redução das guerras permitiram o crescimento da população, gerando mais consumidores e mão-de-obra. A partir do século XII, o comércio e as cidades passaram a ocupar essa posição. A cidade se converteu num lugar ideal para desenvolver trabalhos manuais e comercializar os produtos fabricados.
A economia medieval, em franco desenvolvimento nos séculos XI, XII e XIII, sofreu sérios abalos no decorrer do século XIV, mostrando que o sistema feudal encontrara os limites máximos de sua expansão. A crise que então se abateu sobre a Europa pode ser explicada a partir de um conjunto de fatores cujo resultado, em longo prazo, foi a superação do feudalismo.
CONSTANTINOPLA, LA GRAN CIUDAD DE LA EDAD MEDIA.
En el año 324 Constantino vence a Licinio y se transforma en el Señor de Oriente, y es en ese año donde decide su acto de gobierno mas trascendente: transformar a Bizancio en la capital del Imperio.
O forasteiro que percorria qualquer vila ou cidade medieval levava da paisagem urbana uma imagem efémera e parcial. Era demasiado curto, com efeito, o tempo que gastava a calcorrear o caminho que ligava a porta por onde entrara à que escolhera para sair.
Estudar o feudalismo é conhecer a fundo o modo como viviam as pessoas no período medieval. O feudalismo pode ser definido como um modo de produção, ou seja, a forma pela qual as pessoas faziam produtos necessários à sua sobrevivência. Também é entendido como um sistema de organização social, estabelecendo como as pessoas se relacionavam entre si e o lugar que cada uma delas deveria ocupar na comunidade.
Herejías medievales: paulicianismo y bogomilismo
Dentro del amplio panorama de las herejías medievales destaca por su popularidad el catarismo, cuya trágica historia ha sido objeto de múltiples estudios, artículos, libros y novelas. Sin embargo, no son tan conocidos dos movimientos político-religiosos que son considerados los precedentes del catarismo: el paulicianismo y el bogomilismo. Como veremos, estos dos movimientos tuvieron una gran repercusión en el acontecer histórico tanto del Imperio Bizantino como de Bulgaria. Autor: Hilario Gómez