Duração:
03
aulas.
Softwares:
Microsoft
Word.
Recursos
e softwares de apoio:
Manual
para elaboração de teses e dissertações
de Gilberto de A. Martins, WinZip Self-Extractor, Internet.
Atividades
de impressão:
Foram
impressos alguns trabalhos de exemplo, com aproximadamente 20 cópias.
Objetivos:
- Aprender
a criar trabalhos escolares aplicando metodologia científica,
cujas especificações serão cobradas por parte
de todos os professores.
- Usar
editor de texto (Microsoft Word 97) e seus recursos na aplicação
de formatos padrões de metodologia científica.
Descrição
do projeto:
Nos
trabalhos acadêmicos, a formatação deve seguir
normas técnicas. Assim, podemos inserir esses padrões
desde o Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio, preparando
nossos estudantes para a vida acadêmica. Nesse projeto, adotamos
os padrões de metodologia científica para criação
de trabalhos propostos por Gilberto de A. Martins, professor da
Faculdade de Economia da USP.
Discutimos com os estudantes sobre o porquê da utilização
de metodologia científica nos trabalhos escolares, salientando
o rigor que uma pesquisa exige, sobre a clareza visual, a padronização
internacional de referências bibliográficas e que,
dessa forma, nossos estudantes já estariam preparados para
enfrentar trabalhos científicos em universidades. Cabe salientar
que a padronização foi adotada para o nível
II do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.
Nas aulas de Informática, os estudantes aprenderam a utilizar
os recursos do Microsoft Word 97, obedecendo aos padrões
científicos e, inclusive, otimizando o trabalho de digitação/formatação.
De início, revimos com os estudantes alguns vícios
cometidos pela maioria dos usuários de editores de texto:
o uso de TAB para parágrafos, a formatação
durante a digitação, a centralização
de títulos com barra de espaço e a criação
de novas páginas usando ENTER (criando diversas linhas em
branco).
O professor preparou um roteiro com as especificações
da metodologia que foi entregue aos estudantes. Este roteiro deveria
ser colado na agenda ou no caderno, pois serviria de guia na criação
dos trabalhos.
Através de trabalhos de exemplo, com temas de interesse da
turma (astrologia, sexualidade, adolescência) capacitamos
os estudantes quanto aos recursos de formatação e
estilo do Microsoft Word 97 (formatações predefinidas,
muito úteis, que agilizam sobremaneira o trabalho). O professor
alterou os estilos predefinidos do Word para adequá-los aos
padrões científicos, de acordo com a metodologia adotada.
O professor preparou uma avaliação em que os estudantes
tiveram de criar um trabalho, cujo tema era "Cultura Adolescente",
seguindo os padrões científicos. Na avaliação,
foi considerado não só o produto final (o trabalho
escrito), mas todo o processo de aprendizagem.
Como os estudantes também usariam os computadores de casa
para criar os trabalhos, o professor preparou um programa, usando
o WinZip Self-Extractor que atualizava os estilos do Word 97, disponibilizando
o arquivo para os estudantes, que poderiam gravá-lo em disquete
ou recebê-los por e-mail, usando a Internet. Dessa forma,
também incentivamos a "propagação"
dos padrões científicos, já que o programa,
com certeza, foi distribuído livremente para os estudantes,
que, por sua vez, devem ter repassado para outros colegas de outras
escolas.
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