Arqueologia
 

Instituto Português de Arqueologia

O Parque Arqueológico do Vale do Côa é um serviço do Instituto Português de Arqueologia. Nos termos da Lei Orgânica deste último, compete ao PAVC "gerir, proteger, musealizar e organizar para visita pública os monumentos incluídos na zona especial de protecção do Vale do Côa".

Institute of Egyptian Art & Archaeology

As part of its mission of outreach and community education, as well as to support the research and teaching missions of University of Memphis, the Institute of Egyptian Art & Archaeology, (hereafter IEAA), maintains a collection of over eleven hundred ancient Egyptian antiquities.

¿Judíos en América Precolombina?

Dos expediciones arqueológicas -una de ellas apoyada por el Instituto de Arqueología Andina- acaban de internarse en la selva del Perú en busca de una antigua ciudad indígena.

La cueva de Lascaux

Esta región presenta unas propiedades excepcionales de conservación del patrimonio prehistórico gracias a los numerosos abrigos y cuevas que se abren entre las capas calcáreas que realzan el paisaje.

Museu de Arqueologia de Alexandria

Não a cidade construida em homenagem a Alexandre , o Grande, no Egito, mas a que fica na Virgínia, nos Estados Unidos. O local é um centro de estudos e escavações urbanas. A grande atração é a chance dada a voluntários de participar do trabalho de exploração do subsolo do lugar.

 

NOÇÕES ELEMENTARES DE ARCHEOLOGIA

Não conheceram os povos da antiguidade a archeologia, pelo menos como uma sciencia. Foi ignorada dos proprios gregos e romanos, não obstante a sua brilhante civilisacão, e apezar dos primeiros lhe terem creado o nome, composto de dois vocabulos seus: archaios, que quer dizer antigo, e logos discurso. E tanto a desconheciam, confundindo-a com a historia, que alguns escriptores gregos e israelitas do principio da era christã, deram o nome de archeologia a obras que tratavam simplesmente da historia de povos, embora desde tempos remotos, ou que se occupavam de antiguidades, mas limitando-se a descreverem os monumentos, sem entrarem nas apreciações e conjecturas, que levam o archeologo ao conhecimento do viver dos povos da antiguidade.

O SURGIMENTO DAS CIDADES

O desenvolvimento da agricultura irrigada nas planícies dos grandes rios foi o fator econômico decisivo na fundação das primeiras cidades, no Oriente Próximo. O principal progresso técnico que a acompanhou foi a descoberta e uso do bronze (metal conseguido a partir da mistura do cobre e do estanho), que substituiu definitivamente a pedra na manufatura de todas as espécies de armas e ferramentas. Autores: Fábio Costa Pedro e Olga M. A. Fonseca Coulon.

Povoação da Terra e Conflitos Humanos

Ao considerar a história do homem, o ponto de início pode ser o episódio de grande extinção 65 milhões de anos atrás, denominada transição K-T (cretáceo-terciário), no qual os dinossauros foram extintos, deixando nichos livres para mamíferos prosperarem. Os primeiros mamíferos surgiram durante o período Triássico, de 230 a 185 milhões de anos atrás, mas o mundo animal estava sob domínio dos dinossauros e os mamíferos permaneceram bem limitados no tamanho físico e na diversidade.

>> 1-2-3-4- >>

COMPARTILHE A MINIWEB EDUCAÇÃO COM SEUS AMIGOS