Arqueologia |
|
|
|
NOÇÕES ELEMENTARES DE ARCHEOLOGIA
Não conheceram os povos da antiguidade a archeologia, pelo menos como uma sciencia. Foi ignorada dos proprios gregos e romanos, não obstante a sua brilhante civilisacão, e apezar dos primeiros lhe terem creado o nome, composto de dois vocabulos seus: archaios, que quer dizer antigo, e logos discurso. E tanto a desconheciam, confundindo-a com a historia, que alguns escriptores gregos e israelitas do principio da era christã, deram o nome de archeologia a obras que tratavam simplesmente da historia de povos, embora desde tempos remotos, ou que se occupavam de antiguidades, mas limitando-se a descreverem os monumentos, sem entrarem nas apreciações e conjecturas, que levam o archeologo ao conhecimento do viver dos povos da antiguidade.
O desenvolvimento da agricultura irrigada nas planícies dos grandes rios foi o fator econômico decisivo na fundação das primeiras cidades, no Oriente Próximo. O principal progresso técnico que a acompanhou foi a descoberta e uso do bronze (metal conseguido a partir da mistura do cobre e do estanho), que substituiu definitivamente a pedra na manufatura de todas as espécies de armas e ferramentas. Autores: Fábio Costa Pedro e Olga M. A. Fonseca Coulon.
Povoação da Terra e Conflitos Humanos
Ao considerar a história do homem, o ponto de início pode ser o episódio de grande extinção 65 milhões de anos atrás, denominada transição K-T (cretáceo-terciário), no qual os dinossauros foram extintos, deixando nichos livres para mamíferos prosperarem. Os primeiros mamíferos surgiram durante o período Triássico, de 230 a 185 milhões de anos atrás, mas o mundo animal estava sob domínio dos dinossauros e os mamíferos permaneceram bem limitados no tamanho físico e na diversidade.