Antropologia
 

Human Footprints

Un viaje por nuestra evolución. Huellas humanas tiene la ambición de ser un punto en el cyberespacio en donde todos los que estais interesados en la evolución de nuestra especie podáis encontrar información sobre este tema.

Human Origins and Evolution in Africa

What do we know about human origins and evolution in Africa? Researchers have culled information from many different fields to address this question. This page was established by Professor Jeanne Sept to maintain links to this constantly growing scientific database, and teaching resources for her students.

La Grotte de Lascaux

Tanto los límites de la parte oeste

del Massif Central (Macizo Central) como la vertiente septentrional de la cordillera pirenaica poseen una de las más importantes concentraciones de cuevas decoradas del Paleolítico en Europa. En efecto, son más de cien santuarios, entre los que se destaca el más prestigioso : Lascaux.

Luzia a primeira brasileira

Luzia era uma mulher baixa, de apenas 1,50 metro de altura. Comparada aos seres humanos atuais, tinha uma compleição física relativamente modesta para seus 20 e poucos anos de idade. Sem residência fixa, perambulava pela região onde hoje está o Aeroporto Internacional de Confins, nos arredores de Belo Horizonte, acompanhada de uma dúzia de parentes. Não sabia plantar um pé de alface sequer e vivia do que a natureza agreste da região lhe oferecia.

 

Margaret Mead

A personalidade de Margaret Mead (1901-1978) equivale a uma estaturade mulher – cientista ímpar, pois, especialista de primeira, teve ainda umagrande consciência de compromisso com a responsabilidade social, vivendoa desafiar a realidade política e a lutar pela causa feminista. Com vinte eseis doutoramentos honoris causa, da obra fica a presença de um espíritoseduzido pela aventura e pelo rigor científico, ao serviço da liberdade críticae da cidadania universal. Artigo em PDF

Multiculturalismo em Antropologia

Artigo em PDF

Museu Nacional - MNRJ

Especializado em ciências naturais e antropológicas.

O Mundo da História

Pré- História - Idade Clássica - História Medieval e Moderna. (Ensino Fundamental e Médio).

Os percursos do genêro na Antropologia e além dela (PDF)

Avaliação sumária e pessoal da trajetória dos estudos de gênero no campo da Antropologia. A essa trajetória a autora dá o nome de "percurso" porque acredita que a disciplina é atravessada pela questão do gênero que, contudo, não se exaure dentro das fronteiras disciplinares e não poderia faze-lo, por algumas das razões que tentará expor. A abertura transdisciplinar atual coloca à mostra, justamente, o limite da capacidadede uma única disciplina para dar conta dos fenômenos sociais. E a teoria de genêro se encontra no cerne dessa abertura. Profa. Rita Laura Segato

Os urbanistas

Antropologia Urbana. O que pode ser uma cidade? O que se diz sobre as cidades? O Homem Urbano. Grupos Urbanos.

Primatas

A busca pelas origens do homem nos leva até o surgimento dos primeiros primatas, há 70 milhões de anos. Só que nessa época nossos parentes se pareciam mais com ratos do que com os atuais macacos.

Sobre Antropologia visual, práticas antigas e novas perspectivas de investigação

Nesta breve reflexão o autor inventaria algumas das transformações por que foi passando a antropologia visual desde que, em meados do século XIX, surgiram a fotografia, o cinematógrafo, o cinema, e que estes começaram a ser utilizados e questionados pela ciência em geral e, mais especificamente, pelas ciências sociais e pela antropologia.

The writings of Charles Darwin on the web

Este site é uma mina de informações para os especialistas na obra de Darwin, bem como para biólogos, historiadores de ciências e demais interessados no mundo inteiro. Se os pesquisadores precisarem encontrar textos digitais mais úteis, deve ser perfeitamente nítido qual texto histórico está sendo representado, e eles devem ser possíveis de citação convencional. Os textos neste site são uma tentativa de fazer isso aos escritos de Charles Darwin. O site também contém textos digitalizados pela primeira vez.

>> 1-2- >>

COMPARTILHE A MINIWEB EDUCAÇÃO COM SEUS AMIGOS