Ensino
que é bom ...
|
|
|
|
Muitos dos livros e apostilas que servem de base para as aulas apresentam problemas ainda mais básicos, como erros factuais e de português – e redações primárias. O texto "Como se conjuga um empresário", panfleto anticapitalista sem graça nem gosto reproduzido nesta página, foi o que mais chamou a atenção de Mírian. Mas a mãe se indignou com muitas coisas mais. O colégio onde estuda a filha reagiu com coragem e correção. Não renovou o contrato com o COC e mandou tirar de sua própria apostila o texto em questão. Assinado por um desconhecido escritor cearense que atende pelo nome de Mino, a peça já havia cativado outros deseducadores. Em 2005, serviu de tema para a redação no vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais. Inspirados na obra, os candidatos deviam produzir um texto crítico sobre o comportamento do empresário. Com um detalhe: o narrador da história seria uma "secretária anticapitalista", indignada com as peripécias do patrão. "Os jovens estão expostos a uma salada de slogans que não esclarecem nada sobre o mundo em que vivemos – isso só emburrece", diz o filósofo Roberto Romano. Como mostra a reação de Mírian Macedo, as escolas ensinam, mas cabe aos pais educar – no sentido mais amplo possível.
ERROS E DOGMAS ESQUERDISTAS
Trechos das apostilas da 1ª série do ensino médio do COC e do Colégio Pentágono
"A
escravidão no Brasil é justificada pela condição
de inferioridade do negro, colocado como animal, pois era 'desprovido
de alma' (...). Além da Igreja, que legitimou tal sandice,
a quem mais interessava tamanha besteira?"
(Capítulo "Nós e a história", pág.
97 da apostila do COC)
Comentário: a Igreja já era, então, contrária
à escravidão. O papa Paulo III escreveu, em 1537:
"Ninguém deve ser reduzido à escravidão"
"A
dissolução das comunidades neolíticas, como
também da propriedade coletiva, deu lugar à propriedade
privada e à formação das classes sociais, isto
é, a propriedade privada deu origem às desigualdades
sociais (...)."
(Capítulo "A pré-história", pág.
103 da apostila do COC)
Comentário: o conceito de "classes sociais" não
se aplica a uma sociedade organizada em clãs. As desigualdades
subsistem desde que a humanidade vivia da caça, da pesca
e da coleta
"O
surgimento da propriedade privada dos meios de produção
(...) provocou, na Grécia, a formação da sociedade
de classes organizada sob a cidade-estado."
(Capítulo "O período arcaico", pág.
128 da apostila do COC)
Comentário: as classes na Grécia antiga eram determinadas
pela ascendência dos cidadãos – e não
por sua riqueza
"Como
se conjuga um empresário: vendeu, ganhou, lucrou, lesou,
explorou, burlou... convocou, elogiou, bolinou, estimulou, beijou,
convidou... despiu-se... deitou-se, mexeu, gemeu, fungou, babou,
antecipou, frustrou..."
(Pág. 14 da apostila de redação do Pentágono)
Comentário: tolice ideológica que, além de
ser sem graça, predispõe os alunos contra o sistema
de geração e distribuição de riqueza
que é a base da democracia, a economia de mercado.
Fonte: Veja online
-------
Mais
sobre o assunto:
http://www.escolasempartido.org/index.php?id=38,1,article,2,135,sid,1,ch