Contar
histórias
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A leitura é
uma forma exemplar de aprendizagem, é um dos meios mais
eficazes de desenvolvimento sistemático da linguagem e
da personalidade. Favorece a remoção de barreiras
educacionais, principalmente através da promoção
do desenvolvimento da linguagem e do exercício intelectual,
aumentando a possibilidade de normalização da situação
pessoal de um indivíduo. A exposição à
leitura da histórias no seio familiar durante os anos pré-escolares,
leva muitas crianças ao sucesso escolar. As crianças
que vivem num ambiente letrado desenvolvem um interesse lúdico
com respeito às atividades de leitura e escrita, praticadas
pelos adultos que a rodeiam. Esse interesse varia de acordo com
a qualidade, freqüência e valor destas atividades realizadas
pelos adultos que convivem com as crianças. Se uma mãe
ler para seu filho textos interessantes e com boa qualidade, nota-se
que estará transmitindo a ele informações
variadas sobre a língua escrita e sobre o mundo. Isso é
de suma importância para a criança, pois irá
levá-la a interessar-se cada vez mais pela leitura das
histórias ouvidas.
Ao adentrar no mundo escolar, a leitura não mais se realizará
como na família, devendo sofrer modificações
que são vitais para o desenvolvimento da aprendizagem.
Para poder transmitir à criança uma visão
clara do que se está lendo, o professor deverá ter
algumas atitudes, tais como:
· Visualizar o livro para a criança, através
da exposição das gravuras;
· Ler de forma liberal, porém clara e agradável,
atraindo a atenção da criança;
·Manter-se aberto para as perguntas das crianças,
incentivando a troca de comentários sobre o texto
lido.
O QUE DEVEMOS LER PARA AS CRIANÇAS
Nas transformações
da leitura de histórias em atividades pedagógicas,
a nossa preocupação maior é com a
qualidade da leitura que iremos realizar para as crianças.
Assim, a escolha dos livros deve ter alguns princípios
básicos que possam garantir a eficiência do
trabalho pedagógico, ou seja:
a) qualidade de criação;
b) estrutura da narrativa;
c) adequação às convenções
do português escrito;
d) despertar o interesse da criança;
e) simplicidade do texto;
Isso nos garantirá, além de oportunizar o contato
da criança com o uso real da escrita, levar a mesma
a conhecer novas palavras, discutir valores como o amor e o trabalho,
levá-los a usar a imaginação,
tornando-os criativos e capazes de pensar.
A leitura deve se transformar em atividade de rotina, pois o escutar
histórias desenvolve naturalmente um interesse cada vez
maior em aprender determinadas histórias e reproduzi-las
oralmente.
O professor deve procurar assegurar às crianças
o acesso aos livros, agindo como elemento facilitador e incentivador
da criança pela leitura à medida que não
se comporta como leitor e sim como expectador das leituras que
são reproduzidas pelas crianças.
POR QUE CONTAR HISTÓRIAS?
Contar
histórias é a mais antigas das artes. Nos velhos
tempos, o povo assentava ao redor do fogo para esquentar, alegrar,
conversar, contar casos. Pessoas que vinham de longe de suas Pátrias
contavam e repetiam histórias para guardar suas tradições
e sua língua. As histórias se incorporam à
nossa cultura. Ganharam as nossas casas através da doce
voz materna, das velhas babás, dos livros coloridos, para
encantamento da criançada. E os pedagogos, sempre à
procura de técnicas e processos adequados à educação
das crianças, descobriram esta “mina de ouro”
as histórias.
Parte importante na vida da criança desde a mais tenra
idade, a literatura constitui alimento precioso para sua alma.
É conhecendo a criança e o mistério delicioso
do seu mundo que podemos avaliar todo o valor da literatura em
sua formação. As crianças tem um mundo próprio,
todo seu, povoado de sonhos e fantasias.
A história
é contada visando:
· deleitar a criança;
· infundir o amor à beleza;
· desenvolver sua imaginação;
· desenvolver o poder da observação;
· ampliar as experiências;
· desenvolver o gosto artístico;
· estabelecer uma ligação interna entre o
mundo da fantasia e o da realidade;
No sentido da
língua, particularmente, as histórias:
·
enriquecem a experiência;
· desenvolvem a capacidade de dar seqüência
lógica aos fatos;
· dão o sentido da ordem;
· esclarecem o pensamento;
· educam a atenção;
· desenvolve o gosto literário;
· fixam e ampliam o vocabulário;
· estimulam o interesse pela leitura;
· desenvolvem a linguagem oral e escrita;