Psicologia
 

História da Psicologia

Psicologia é a ciência da alma, ou da psique, ou da mente, ou do comportamento. Refere-se, na verdade, a um conjunto de funções que se distinguem em três grandes vias: a via ativa (movimentos, instintos, hábitos, vontade, liberdade, tendências, e inconsciente); a via afetiva (prazer e dor, emoção, sentimento, paixão, amor); e a via intelectiva (sensação, percepção, imaginação, memória, idéias, associação de idéias).

JUNG - VIDA E OBRA

Psiquiatra suíço fundador da psicologia analítica. Os assuntos com que ele ocupou-se surgiram em parte do seu fundo pessoal que é vividamente descrito em sua autobiografia, "Memórias, Sonhos, Reflexões" (1961). Ao longo de sua vida Jung experimentou sonhos periódicos e visões com notáveis características mitológicas e religiosas, os quais despertaram o seu interesse por mitos, sonhos e a psicologia da religião. Ao lado destas experiências, certos fenômenos parapsicológicos emergiam, sempre para lhe redobrar o espanto e o questionamento.

Ken Wilber

"Com 23 livros traduzidos em mais de 25 países, é o autor acadêmico mais traduzido na atualidade. Pela natureza básica e pioneira de suas sínteses, tem sido chamado de 'Einstein da Consciência'. Seus modelos e sua metodologia têm sido utilizados e citados mundialmente, inclusive por personalidades como Bill Clinton, Al Gore e Tony Blair."...

Legado de Freud é cultuado e debatido após 150 anos

Felicidade e melancolia, soberba e humor - é assim que o mundo gosta de Freud, cujo legado ainda divide opiniões às vésperas de seu 150º aniversário – comemorado no dia 6 de maio.

Neurociencia e Psicologia

 

Lidar com o diferente

Nise da Silveira desenvolveu métodos alternativos de tratamento psiquiátrico. Nise da Silveira ficou conhecida por se relacionar de forma humana com os doentes mentais e apresentar uma alternativa aos métodos utilizados para tratamento psiquiátricos (o desenvolvimento de um deles, inclusive -- a lobotomia -- havia dado a seu inventor o prêmio Nobel). A médica criou o que um de seus pacientes sabiamente denominou de 'a emoção de lidar'.

Mundo atual e subjetividade: um desafio ao psicanalista

O que é o mundo atual? Difícil de definir, o mundo. Mas a palavra atual nos coloca de chofre no centro da problemática de hoje. Em que momento começa algo como o 'mundo atual'? No assassinato do arquiduque em Sarajevo? Na Revolução Russa? No Reichstag? No ataque a Pearl Harbor? Na bomba de Hiroshima? Na chegada do homem à lua, coincidindo com a revolução sexual do Ocidente e os movimentos feministas? Na conquista do espaço cibernético? Na queda do muro de Berlim? Na globalização econômica? Na clonagem da ovelha Dolly? Em 11 de setembro de 2001?

Núcleo de Estudos Avançados em Psicologia do Envelhecimento

NEAPE - Produção de conhecimentos sobre as mudanças inerentes ao desenvolvimento na vida adulta e na velhice, no contexto do curso de vida, e seus determinantes psicossociais. 2. Divulgação de conhecimentos psicológicos e educacionais sobre o desenvolvimento do adulto e do idoso, de modo a subsidiar novas pesquisas e a ajudar a fundamentar decisões.

O desenvolvimento do psiquismo na vida cotidiana: aproximações entre a psicologia de Alexis N. Leontiev e a teoria da vida cotidiana de Agnes Heller

Este trabalho pretende apontar algumas aproximações entre a psicologia de Leontiev e a teoria da vida cotidiana de Agnes Heller, mais precisamente aquilo que a filósofa húngara denomina como formas de pensamento, sentimento e ação típicas da cotidianidade. Nossa hipótese é a de que esse estudo pode trazer contribuições para a psicologia sócio-histórica, especialmente no que se refere à compreensão das características do psiquismo humano numa sociedade marcada por processos de alienação, isto é, quando a estrutura da vida cotidiana cerceia o desenvolvimento intelectual, afetivo e moral dos indivíduos. Pretendemos, assim, contribuir para o entendimento daquilo que denominamos de "psiquismo cotidiano".

>> 1-2-3-4-5- >>

COMPARTILHE A MINIWEB EDUCAÇÃO COM SEUS AMIGOS