Física Clássica

Ciência hoje

O Projeto Ciência Hoje é responsável pelas publicações e produtos de divulgação científica da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entidade civil sem fins lucrativos fundada em 1948. Ao longo dos últimos 18 anos, o Projeto tem se dedicado à difusão do conhecimento científico e tecnológico através de publicações com enfoques diferenciados para os diversos segmentos de seu público-alvo. Criada em 1982, a revista Ciência Hoje atua como canal entre a comunidade científica e a sociedade brasileira. A publicação fornece um panorama geral da produção intelectual e tecnológica das universidades, institutos e centros de pesquisa nacionais, bem como dos avanços da ciência internacional.

Ciências para professores de Ensino Fundamental

Esse material didático para treinamento de professores foi inicialmente elaborado por Henrique Jesus Quintino de Oliveira em 1994 num Curso por Correspondência para Professores. A versão presente está revisada pelo Setor de Astronomia do CDCC (Centro de Divulgação Ciêntifica e Cultural) e nela, foi introduzida modificações para atualizar o material.

Estructura y espectro atómicos

La idea de que la materia puede subdividirse en pequeñas unidades, discretas e indivisibles, llamadas átomos, se remonta a las enseñanzas del filósofo griego Demócrito, en el siglo V a.C.; suele considerarse que sus ideas son las más antiguas y auténticas de lo que los estudiosos de la filosofía griega han dado en llamar atomismo. El tejido del hilo filosófico del atomismo en la trama analítica de la física se inicia a fines del siglo XVIII y continúa durante el XIX.

Evolução dos conceitos da Física

Nossa civilização criou condições de vida excepcionalmente favoráveis para o homo sapiens, permitindo-lhe uma vida longeva em comparação com seus antepassados pré-históricos. Os homens do final do Neolítico, geneticamente muito próximos do homem contemporâneo, tinham uma expectativa de vida inferior a 30 anos, e findavam com os corpos marcados por uma existência fisicamente dura. Professor: Hugo Franco - USP

Experimentos Legais

A criançada aprende matemática, física e química de forma prática, divertida e bem-aplicada. Vários links sobre física.

Experimentoteca - Ludoteca