Judeus
   

Breve histórico sobre o povo judeu

Nome oficial: Estado de Israel

O nome Israel (hebraico que significa "aquele que luta com Deus") tem sua origem na passagem do Géneses, primeiro livro da Bíblia e do Torah, na qual Jacob luta com um anjo e recebe deste o nome de Israel, após uma noite de luta corporal). Segundo as escrituras bíblicas Israel é a terra prometida por Deus aos hebreus, o berço do Judaísmo no século XVII a.C..
Capital Oficial : Jerusalém

Data Nacional (mutável) / Independência: 14 de Maio de 1948

Presença judaica: Razões da Imigração para o Brasil

Judeus no Brasil de 1500 a 1808: A vinda de imigrantes judeus para o Brasil se fez de maneira descontínua, sujeita às diferentes condições históricas, tanto nos países de origem como no Brasil.
As primeiras referências datam do período colonial. São alusões a cristãos-novos em documentos gerados entre o século XVI e o século XVIII. Vítimas das perseguições que se intensificaram a partir do final do século XV com a expulsão dos judeus da Espanha e a conversão forçada em Portugal, muitos desses cristão-novos procuraram vida nova nas colônias do Império durante os séculos XVI e XVII. Mais sobre o assunto.

 

Imigração judaica no século XIX: A vinda da Família Real ao Brasil, em 1808, em decorrência da iminente invasão do exército de Napoleão Bonaparte, marca o início de um período frutífero para a vida judaica. A Abertura dos Portos e o Tratado de Amizade e Paz entre Portugal e a Inglaterra, de 1810, que permitia o estabelecimento de não-católicos no Brasil, propiciaram o ambiente favorável para a vinda dos primeiros imigrantes judeus com destino ao Rio de Janeiro. Teve início no século XIX a imigração de judeus marroquinos que se acentua como processo imigratório a partir de meados do mesmo século com o desenvolvimento da indústria extrativa na região da Amazônia. As revoltas em diferentes países europeus, por volta de 1848, com restrições às liberdades pessoais, impulsionaram muitos judeus em direção aos países do Novo Mundo, em busca de refúgio e oportunidades.

Os judeus que imigraram para o Brasil têm duas origens.
Os judeus que vieram da Europa Oriental, de países como a Polônia e a Rússia, são chamados de judeus asquenazis. Falavam a língua ídiche. Uma parte vivia em pequenas aldeias, chamadas de "shtetlach". Outros já viviam em cidades maiores e gozavam de melhores condições de vida.
Os judeus que vieram de paises como Egito, Síria e Líbano e, também, Turquia são chamados de sefaradis. Esse grupo era formado pelos judeus que já viviam nos países do Oriente há muitos séculos, e também pelos judeus oriundos da Espanha e de Portugal que, no final do século XV, encontraram acolhida nos países e regiões de maioria islâmica do Império Otomano.
Essas comunidades, muito diferentes entre si, seja pela língua e pela cultura, como também pelo passado histórico diverso, organizaram-se em grupos com identidades próprias.
Criaram sinagogas, clubes e grupos de acolhimento aos imigrantes de suas regiões.

A comunidade judaica, constituida pelos imigrantes que vieram da Europa Oriental e Central, bem como pelos vindos dos países do Oriente Médio e do Norte da África começou a se estruturar em São Paulo no início do século XX
Muitos se estabeleceram, ainda no final do século XIX, em cidades do interior de São Paulo como Franca, Campinas e Piracicaba e mais tarde muitas famílias foram para São Paulo, onde participaram da criação de várias instituições da comunidade judaica.
Nas primeiras décadas do século XX, boa parte dos judeus asquenazis se estabeleceram no bairro do Bom Retiro, enquanto muitos sefaradis moravam e trabalhavam nos bairros da Mooca e do Brás. No início da década de 1930 havia em São Paulo entre 15 a 20 mil judeus.
Estima-se que este número é atualmente de 60 mil somente no Estado de São Paulo e cerca de 100 mil em todo o Brasil. Para saber mais , clique aqui

Símbolos Nacionais de Israel - Bandeira e Hino Nacional

Hino Nacional de Israel HaTikvah (A Esperança)

O título do hino nacional, HATIKVA, significa: “A Esperança”. Foi escrito por Naftali Herz Imber (1856-1909), que se mudou da Galícia para a Palestina em 1882. A música foi arranjada por Samuel Cohen, imigrante da Moldávia, que fez uma adaptação de “Moldau”, de Smetana, uma canção folclórica escandinava.

Hatikva expressa a esperança do povo judeu de, um dia, retornar para a terra de seus antepassados como foi profetizado na Bíblia Hebraica. O povo judeu havia sido exilado pelo exército romano liderado por Tito, que destruiu o Templo em Jerusalém. Durante os dois mil anos de exílio, o povo judeu fez orações diárias especiais, olhando para o leste, a direção de Jerusalém, para voltar para Israel. Eles celebravam suas festas segundo as estações e calendário judaicos. Sião é sinônimo de Israel e Jerusalém.

A Menorá
O emblema oficial do Estado de Israel é um candelabro (menorá), cuja forma teria sua origem na planta de sete galhos moriá, conhecida desde a antigüidade. Os ramos de oliveira dos dois lados representam o anseio de Israel por paz.
A menorá de ouro era um dos principais objetos de culto no Templo do Rei Salomão, em Jerusalém. Através dos tempos, ela tornou-se um símbolo da herança e tradição judaica, em sem número de lugares e com grande variedade de formas.


Hino Nacional de Israel (Hatikvah)


Kol od balevav penima
Nefesh Yehoudi homia
Oulefatei mizrach kadima
Ayin le Tsion tsofia
Od lo avdah tikvateinou
Hatikva bat schnot alpaïm
Lhiot am chofshi be artseinou
Erets Tsion ve'Yeroushalaïm
Od lo avdah tikvateinou
Hatikva bat schnot alpaïm
Lhiot am choshi be artseinou
Erets Tsion ve'Yeroushalaïm

Tradução do Hino para o português:

Enquanto no fundo do coração
Palpitar uma alma judaica,
E em direção ao Oriente
O olhar voltar-se-á a Sion,
Nossa esperança ainda não estará perdida,
Esperança de dois mil anos:
De ser um povo livre em nossa terra,
A terra de Sion e Jerusalém.



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Bibliografia: Arquivo Histórico judaíco brasileiro

+ sobre imigração: Imigração judaica, Estado-Novo e Segunda Guerra Mundial

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