Duração:
10
aulas.
Softwares:
Microsoft
Excel e Storybook.
Recursos
e softwares de apoio:
Scanner.
Atividades
de impressão:
Foram
impressas as cidades criadas no SimTown (44 cópias) e as matrizes
do folder (guia) do bairro (10 cópias).
Objetivos:
-
Produção e leitura de texto.
- Conhecer
parlendas.
- Conhecer
elementos folclóricos nacionais e do mundo.
- Artes:
pintura de desenhos.
Descrição do projeto:
Usando
o Microsoft Excel, reproduzimos amarelinhas de todo o mundo. Os
estudantes tinham de pintá-las conforme as regras definidas
nas aulas de Educação Física.
Também
no Excel, foi preparado um arquivo com adivinhações
(parlendas) e os estudantes tinham de respondê-las. Ao final
da aula, as crianças conferiram as respostas.
No
Paintbrush, os estudantes da 1ª série pintaram desenhos
vazados sobre personagens de lendas folclóricas: Boitatá,
Iara, Boto e Lobisomem. Esses desenhos foram preparados pelo professor
de Informática, que digitalizou-os usando o scanner.
Após
esse "aquecimento", iniciamos o ensino do Storybook, software
em que foi feita a confecção de um livro, cujo tema
foram as "lendas folclóricas". As crianças
aprenderam a usá-lo, vendo os elementos para a construção
de um livro.
Tivemos
a idéia de que a primeira página do livro fosse escrita
pelos pais (obedecendo à lenda escolhida pelos filhos), na
reunião de pais e as crianças o terminariam.
Os
estudantes desenvolveram a história e ilustraram-na com os
cenários e personagens do programa, sob orientação
dos professores, que perguntavam sobre a história, verificando
sua coerência bem como a ortografia.
Os
livros foram impressos e encadernados. Foi feita uma capa geral
para todos os livros, produzida pela Equipe de Informática,
que precedeu a capa feita pelas crianças.
Os
pequenos autores deixaram uma dedicatória aos pais na capa
feita por eles e entregaram os livros aos pais, numa "sessão
de autógrafos", na última reunião de pais
do semestre.
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