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O ditado diz que em terra de cego quem tem um olho é rei. O domínio de informações privilegiados sempre conferiu poder e status às pessoas. Como sobreviver na era da informação. O ditado diz que em terra de cego quem tem um olho é rei. O domínio de informações privilegiados sempre conferiu poder e status às pessoas. Atualmente, o acesso às informações é democrático. As informações estão cada dia mais dinâmicas, são acessíveis a todos, são distribuídas de forma maciça, caótica. O desafio na sociedade moderna é selecionar o que realmente é importante para o aprendizado - a diferença é saber aprender. O que é aprender? Aprender é transformar sua maneira de pensar, sentir e agir. Na categoria pensar incluem-se suas idéias, visões de mundo, modelos (idealização sobre como as coisas são ou funcionam), conceitos, paradigmas. Por exemplo, você pode pensar algo sobre o consumidor: as pessoas nunca vão deixar de ir ao supermercado. Essa idéia pode revelar-se coerente ou não com a realidade. Nós adquirimos um conjunto de modos de pensar por meio dos relacionamentos familiares, sociais e da escola. Muitas vezes o mundo se transforma e não mudamos a maneira de vê-lo. Na categoria sentir estão nossas emoções, sentimentos, reações, atitudes. Uma pessoa pode ser ensinada a sentir inveja diante de outra que possua certa habilidade, característica ou um objetivo considerado de valor. Pode haver outra cultura, entretanto, que a posse dessa característica ou objeto não seja vista como invejável. Os modos de sentir podem mostrar-se inadequados e o indivíduo pode querer aprender outros modelos, mudando, portanto. Na categoria agir estão nossos comportamentos, hábitos, condutas. Tudo isso tem relação com nossos pensamentos e sentimentos, mas não tem necessariamente coerência. Barreiras ao aprendizado. As maiores barreiras ao aprendizado são: - A resistência natural do indivíduo à mudança, que traz desconforto e medo; - O ambiente que segura qualquer tentativa de mudança - isto é, o medo de outros indivíduos que resistem à mudança e tentam enquadrar o mais ousado - A desinformação - o indivíduo não se expõe a novas informações e mantém modos limitados de sentir, pensar e agir por não ter confronto. Muitas vezes ele não descobre nem mesmo coisas que seriam boas para si mesmo - O ceticismo, que tem várias origens, até emocionais. Ele pode fazer que o mesmo indivíduo que está cercado pela tecnologia e se beneficia dela a cada minuto não acredite na ciência - O desinteresse, a falta de curiosidade, a desmotivação - que podem também ter várias origens. Para aprender mais - Busque sempre a informação, mesmo sem ter objetivos imediatos a atingir com ela. - Adquira a humildade dos sábios, que nunca acreditam que sabem tudo e sempre estão dispostos a ouvir mais e a dizer menos. - Em vez de ficar buscando loucamente informações dispersas, procure ler textos mais extensos (livros e bons artigos), que são fundamentais para a formação de conceitos que facilitarão e orientarão posteriormente a busca e assimilação das informações. Lembre-se de que não adianta ter muita informação se não soubermos utilizá-la. - Combata rigorosamente o comodismo e as respostas fáceis. - Valorize as oportunidades de mudança: contatos, eventos, viagens, desafios. - Deixe a competitividade de lado, que ela não combina com uma atitude de busca do saber: em vez de tentar provar que você está certo ou que o outro está errado, entre numa linha de cooperação que todos aprenderão mais. - Deixe de lado os preconceitos - contra pessoas, correntes filosóficas ou religiosas, métodos, linhas de atuação. "O que se sabe na juventude não tem muita importância; os que sabem bastante são os que sabem aprender". Henry Adams "Não deixe o que você aprende na escola interferir na sua educação". Mark Twain * © 2000 Manager Online Ede! |
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Bibliografia |
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