Quanto
tempo você costuma gastar diariamente lendo e respondendo e-mails? Você
tem o hábito de ler jornal enquanto "engole" o seu café da manhã ou
prefere esperar até ficar parado no trânsito? Melhor: você pode substituir
o noticiário impresso pelas informações transmitidas por uma emissora
de rádio. Ao chegar no escritório, você pode ainda conferir outras informações
na Internet... Todas as inovações tecnológicas pelas quais o mundo
tem passado nos últimos anos contribuíram para que tivéssemos acesso,
praticamente ilimitado, a qualquer informação, em qualquer momento.
As transmissões da guerra do Golfo pela rede norte-americana CNN, em
1991, foram um exemplo de que estávamos vivendo uma nova era: a da informação
em tempo real. Com os recentes ataques terroristas aos Estados Unidos,
a morte de milhares de pessoas foi acompanhada ao vivo, no mundo inteiro,
pela TV e pela Internet. No entanto, nem todos os detalhes fornecidos
eram confirmados ou podiam acrescentar algum elemento novo ao evento
- algo totalmente explicável pela corrida incessante em torno de um
"furo" de reportagem. A mesma "teoria" deve ser aplicada à realidade enfrentada
por boa parte dos profissionais. O volume de informação que chega às
nossas mesas todos os dias é enorme, e a tendência é que aumente. Nos
Estados Unidos, mais da metade do dia de um trabalhador é usado no manuseio
de documentos. Lá, na década de 80, o consumo per capita de papel triplicou,
enquanto que o crescimento no número de malas-direta foi 13 vezes maior
que o da população do país. Muitas questões em torno do tema podem ser
levantadas, contudo as mais importantes referem-se à seleção do que
é informação descartável, informação sigilosa e informação que gera
conhecimento.
Pilha de tarefas É impressionante como nossos endereços eletrônicos caem
tão facilmente "na rede". Boa parte dos e-mails que recebemos diariamente
pode ser apagada, sem que precisemos conferir seu conteúdo. Mesmo assim,
não há como escapar: há mensagens importantes, outras nem tanto, que
precisam de nossa atenção. O mesmo acontece com qualquer documento que
recebemos, seja por correio ou fax. O maior problema, entretanto, não é o tempo perdido na
leitura e resposta desses documentos, mas o que é feito com esse material
posteriormente. Uma atitude comum em muitos profissionais é acumular
mensagens e documentos com o intuito de analisá-los cuidadosamente assim
que surgir uma "brecha" na agenda. Como é necessário um milagre para
que isso aconteça, a tendência é que a pilha de papéis assuma uma dimensão
cada vez mais assustadora. Pense da seguinte maneira: se o documento
em questão não possui um conteúdo suficientemente importante para chamar
a sua atenção agora, provavelmente não o fará no futuro. Há ainda pequenas distrações que podem tomar o tempo
de muita gente no ambiente de trabalho. Não caia na tentação de encaminhar
piadas ou qualquer outra mensagem do gênero para os colegas, de dentro
ou fora da empresa. Além de não contribuir em nada para o desenvolvimento
de suas tarefas, esse é o tipo de atitude que pode colocá-lo(a) em maus
lençóis. O e-mail, telefone e a Internet são recursos oferecidos
pela empresa aos seus funcionários, o que significa que ela tem poder
sobre o conteúdo transitado por esses meios, desde que os profissionais
tenham ciência de tal política de segurança. Em outras palavras: as
mensagens "pessoais e confidenciais" que você emite e recebe não são
tão confidenciais quanto você imagina! Portanto, fique longe das brincadeiras
on line. Segredo de Estado
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Como tratar aquelas informações que exigem sigilo e cautela
máxima, como um provável downsizing? A questão aqui não é o meio usado
para transmitir a informação, mas a forma como você lida com a responsabilidade
de não divulgá-la, mesmo que sinta que essa é a coisa mais certa a fazer.
Pode parecer contraditório, mas nunca a confidencialidade
foi tão exigida como agora, era do fácil acesso à informação. Inclusive,
esse conflito é cada vez mais crescente, principalmente nos setores
onde o que se exige do profissional é discrição. Atente a algumas atitudes
que podem mostrar a sua maturidade ao lidar com as informações que circulam
pela empresa em que trabalha: · Diferencie o que é simples fofoca de informação importante,
que possa gerar conhecimento. · Mantenha-se distante daquelas pessoas famosas por
sua língua ferina. · Tenha cautela nos seus relacionamentos com os colegas
de trabalho. Há sempre alguém em busca de informações para alcançar
o poder. Portanto, esteja atento aos profissionais com esse perfil e
às informações que lhes apresenta. · Selecione o que ouvir. Há informações que não acrescentarão
nada à sua carreira; em alguns casos podem até prejudicá-lo. Lembre-se que manter uma postura ética e séria é fundamental
para o sucesso profissional, e a maneira como você distingue o que é
informação de um simples boato contribui muito para a criação de seu
perfil profissional. Não caia na tentação de chegar antes que a concorrência:
você corre o risco de trabalhar com informações não confirmadas e sem
fundamento. Desenvolva o talento de ter paciência para transformar uma
simples informação em notícia com direito a manchete! Gbiz - a sua
carreira na web www.gbiz.com.br |
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Bibliografia:
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