9 de fevereiro de 2010
A
Nova Geração do Ensino
à Distância
Denominado
como A Próxima Era
do Conhecimento, o e-learning
2.0 é o aprendizado que acontece
nas interações entre
pessoas dentro das redes sociais,
utilizando as ferramentas de WEB
2.0
Por
Guilherme Folly
Comunicação é
a base das mudanças tecnológicas,
avanços na internet e na
telefonia. Também foi o alicerce
das Teorias de Aprendizagem como
o Construtivismo e Sócio-interacionismo.
É pela comunicação
entre professores e alunos, colegas
ou parceiros de trabalho que acontece
a interação sobre
diversos assuntos. Um fala, o outro
ouve e responde, o outro reelabora,
reflete e repensa antes de responder.
Esta interação que
resulta em reflexão gera
aprendizado.
Uma
rede social proporciona que estas
interações, antes
apenas presenciais, aconteçam
em ambientes virtuais. A reflexão
e o aprendizado decorrentes dessa
interação agora não
dependem mais do encontro presencial
para acontecerem. O início
da Internet delegou a seus navegantes
papel passivo, característico
da Web 1.0.
Em
1.0 éramos espectadores.
Com a Web 2.0 o conhecimento é
construído coletivamente
através de interações
entre as pessoas por meio de ferramentas
colaborativas. O protagonismo e
a democratização são
características da Web 2.0,
que na verdade não passa
de uma evolução da
Internet, afirma a diretora
de conteúdo da Ciatech, Patrícia
Chagas.
Mudanças
em relação ao e-Learning
1.0
As
plataformas convencionais disponibilizam
relatórios para os gestores
e cursos Web Based Training para
os alunos. Não há
possibilidade de interação
ou ferramentas 2.0 que viabilizem
o aprendizado em rede (em alguns
casos há apenas fóruns).
As plataformas 2.0 seguem a tendência
de oferecer voz ativa ao aluno.
Permitem sua contribuição
e o retiram da condição
única de receptor. Ele passa
a produzir conteúdo, posta
opiniões em blogs e participa
de sessões de fóruns
e chats.
Hoje,
empresas precisam encontrar um modo
de se adaptar a isso, seus funcionários
são Aprendizes 2.0
e têm como característica
participarem de ferramentas colaborativas.
Quem ainda não tem ou nunca
ouviu falar em Orkut?
80%
do aprendizado 2.0 é informal
e acontece no dia-a-dia, em conversas
(novamente as interações)
sobre assuntos e acontecimentos
diversos, fora do ambiente formal
de aprendizagem, que responde por
apenas 20% do que aprendemos na
vida .
O
que universidades e corporações
no mundo todo descobriram é
que não adianta apenas investir
nos 20% do aprendizado formal, é
preciso trazer ferramentas colaborativas
da internet, disponíveis
em plataformas de e-Learning 2.0,
que incentivem a troca e a interação
entre as pessoas.
Tendências
para a plataforma
Grandes
empresas estão adotando Wikipedias
internas para que seus funcionários
construam e atualizem documentos
e informações, facilitando
o acesso ao conhecimento atualizado
que é gerado por eles mesmos.
Outras empresas têm Blogs
corporativos em que os funcionários
trocam informações.
Neste
novo contexto gerado pela Web 2.0,
a direção dá
voz a seus empregados. O que possibilita
diálogos com mais transparência
e ainda facilita a troca de experiências
entre pessoas que, num mundo de
empresas globalizadas, talvez nunca
se encontrem.
Estas
ferramentas, cada uma em seu tempo
e contexto correto, podem proporcionar
a continuidade do aprendizado do
aluno, que não fica apenas
com o conteúdo do curso on-line.
Nem sempre a atividade do colaborador
permite que ele possa se dedicar
além do curso on-line, porém
é certo que esta limitação
tende diminuir com os avanços
da tecnologia e dos meios de comunicação.
É uma questão cultural
e de tempo e não mais uma
questão de sucesso ou fracasso.