Conhecendo EAD - Módulo 2  
Definições de EAD

A UNIÃO ENTRE O HUMANO E O TECNOLÓGICO

CARLOS ROLIM AFFONSO

À medida que adentramos pelos meandros da globalização, dos negócios, da política, da economia e das ciências, vemos, de imediato, o poder que a comunicação exerce sobre essas áreas. Sentimos, por outro lado, a pouca importância que a ela se dá, refletindo, negativa e diretamente, na problemática educacional.

A educação tem de estar de forma preponderante em todas as fases dos processos que comandam o mundo das relações entre os povos para garantir o sucesso no desenvolvimento pessoal e o progresso das técnicas, da cultura, da economia e da sociedade em geral.

Todos sabemos da importância da educação neste mundo em contínua e rápida transformação, mas pouco sabemos sobre como sensibilizar governantes, administradores e educadores em geral para que reajam tempestiva, objetiva e eficientemente para propor soluções que o atual estágio do desenvolvimento humano e tecnológico passa a exigir.

O humano e o tecnológico não podem e não devem ser vistos como forças antagônicas nesse processo desenvolvimentista, pois, do contrário, nunca teríamos a possibilidade de vermos o triunfo da ciência e nem tão pouco a felicidade das pessoas.

A concomitância entre o desenvolvimento humano e o tecnológico é algo imprescindível no mundo das relações pessoais e grupais e, só assim pensando, é que se pode propugnar por um enobrecimento do homem no desempenho de suas funções operativas, técnicas ou administrativas.

Daí resulta a necessidade de se definir estratégias para atingir os objetivos de um ensino, ao mesmo tempo humanista e tecnológico.

Como ensaio de uma estratégia, sugerimos os seguintes pontos:

- Analisar as conseqüências já sentidas pelo descaso no trato das questões educacionais.

- Chamar a atenção da mídia para o problema, indicando possíveis soluções.

- Escrever artigos contundentes em jornais de grande circulação e revistas especializadas. Especificar os problemas que vivemos hoje em função de uma grande defasagem entre o que a escola ensina e o que deveria ensinar.

- Organizar simpósios, seminários, congressos sobre temas que englobem a modernização da educação e pedagogias alternativas.

- Inserir a problemática educacional no mundo globalizado e informatizado.

- Traçar paralelos entre o progresso científico e o progresso da educação, que ainda não sabe como usar a telemática.

- Mostrar e demonstrar a importância que têm os modernos sistemas tecnológicos de ensino para a formação dos alunos e professores.

- A instituição escola, como as instituições empresa e família, não pode prescindir do poderoso auxílio que a informática e a telecomunicação podem lhe prestar (ensino acelerado, com educação a distância).

In: http://www.estado.com.br/jornal/suplem/emps/97/08/17/emps013.h

 

 

Sobe