Glossário
 
A - B - C - D - E -
 
A  

Agenda eletrônica: serve como catálogo telefônico, agenda de compromissos, calendários, anotações e lembretes.

Agregadores:Denominação dada aos operadores de portais de aprendizado, que também podem ser chamados de concentradores ou distribuidores de conteúdo.

Ambiente de aprendizagem: Software projetado como solução "tudo em um", que pode facilitar o aprendizado online em uma organização. Tem as funções de um sistema de gestão de aprendizado para os cursos desenvolvidos no sistema, mas não permite acesso aos cursos online criados fora deste ambiente específico. A maioria desses programas inclui ferramentas de autoria, para que o instrutor possa desenvolver cursos adicionais.

Análise de lacuna de habilidades: Compara as habilidades de uma pessoa com as exigidas para a tarefa que desempenha ou que lhe será atribuída. As pontuações abaixo de um nível predeterminado indicam carência de habilidades. Essa análise ajuda a detectar as habilidades que devem ser desenvolvidas ou melhoradas nos funcionários.

Análise de tarefas: Termo utilizado em âmbito da tecnologia educacional para designar a descrição detalhada das ações e habilidades necessárias para a consecução de um objetivo final.

Análise ocupacional: Processo de análise desenvolvido no âmbito da formação profissional que envolve a decomposição de uma ocupação em termos de conhecimentos, atitudes e atividades operacionais.

Apostila: Termo que designa, indistintamente, qualquer tipo de material impresso utilizado para introduzir, complementar, ilustrar ou aprofundar os assuntos tratados em sala de aula.

Aprendizado assíncrono: Aprendizado no qual a interação entre os alunos e professores ocorre de forma intermitente e com retardo de tempo.

Aprendizado baseado na tecnologia: Sinônimo de e-learning, abrange um amplo conjunto de aplicações e processos, tais como aprendizado baseado na Internet, aprendizado baseado no computador, aulas virtuais e colaboração digital.

Aprendizado síncrono: Processo de aprendizado online realizado em tempo real e orientado por um instrutor, no qual os participantes se conectam ao mesmo tempo e podem se comunicar diretamente uns com os outros.

Antivírus: Arma de defesa contra os vírus eletrônicos (um tipo de programa), que podem infectar o computador, destruir arquivos e até mesmo apagar todos os conteúdos de seu computador. Atualize seu aplicativo constantemente, pois novos vírus surgem a cada dia.

Avaliação de entrada: É a avaliação realizada no início de um curso ou programa, visando medir os domínios ou conhecimentos dos alunos acerca do conteúdo proposto. É realizado por meio de um pré-teste. O resultado obtido no pré-teste orienta o professor quanto aos aspectos de conteúdo que devem ser mais explorados ou enriquecidos e permite, ao final do curso ou programa, que se comparem os resultados de entrada e saída, fornecendo informações sobre o aproveitamento dos alunos e, até, sobre a eficiência do curso e do docente.

Avaliação de saída: Avaliação realizada ao final do curso ou programa, por meio da aplicação de um pós-teste em forma paralela ao instrumento de avaliação de entrada que é o pré-teste. Possibilita comparar os resultados e medir os ganhos de aprendizagem obtidos pelos alunos.

Avaliação diagnóstica: Avaliação voltada para a obtenção de informações sobre as características de um objeto (livro, vídeo, curso, etc.), de um fato (inovação introduzida numa situação qualquer), de uma situação em que se pretende interferir, bem como sobre a natureza de algum tipo de problema que venha ocorrendo nessa situação, visando, com isso, estabelecer um quadro e traçar as linhas de ação para a intervenção pretendida.

Avaliação formativa: Avaliação realizada ao longo do processo de ensino-aprendizagem, durante o desenvolvimento de um curso, de um programa ou da produção de material didático, de modo a fornecer elementos que possibilitem reformular, corrigir ou recuperar eventuais falhas do processo, do programa, da estratégia ou material, aperfeiçoando-os.

Avaliação somativa: Avaliação realizada ao final de um processo, seja de produção de um material didático ou de ensino-aprendizagem, que determina a eficácia do material produzido ou do curso ou programa desenvolvido, bem como o grau de aproveitamento dos alunos ao fim desse curso ou programa. V. avaliação de saída.

Sobe

B
 

Backup: Cópia de segurança de arquivos e programas em mídias (disquete, CD-Rom, fita magnética) que não ficam dentro do computador.

Banco de Dados: Possibilita criar os mais variados tipos de cadastros: de alunos, notas, livros, softwares, etc. Um arquivo de banco de dados é composto de tabelas que podem ser relacionadas entre si e gerar relatórios e formulários.

Browser: Ferramenta utilizada para ver páginas na World Wide Web (WWW), tipicamente em formato html.

Bug: Defeito encontrado em um programa e que impede o seu perfeito funcionamento. Costuma ser corrigido nas novas versões do programa.

Sobe

C
 


Capacitação dirigida por instrutor:
Também chamada ILT (instructor-led training) é o ensino tradicional, frente a frente, realizado em sala de aula ou laboratório, a cargo de um instrutor. Utiliza-se essa expressão como sinônimo de capacitação no local e de capacitação em classe.

Capacitação de habilidades soft: Engloba o ensino em áreas específicas do negócio, como habilidade de comunicação, liderança e gestão, gerenciamento de recursos humanos, vendas e marketing, desenvolvimento profissional, gestão de projetos, atendimento ao cliente, formação de equipes, etc., com o objetivo de melhorar o conhecimento e o desempenho dos funcionários. Denominam-se habilidades "soft" (suave, em inglês) em oposição às habilidades técnicas ou "hard" (duras, em inglês).

Capacitação em TI: O conceito refere-se a uma combinação de sistemas para treinar e dotar de novas ferramentas o pessoal do setor de tecnologia da informação (TI) em áreas como: 1) software de infra-estrutura de sistemas; 2) software de aplicativos e 3) ferramentas para o desenvolvimento de aplicativos.

Chat: O Chat é uma forma de interação síncrona (ao mesmo tempo). Podem participar do ambiente do Chat diversas pessoas ao mesmo tempo, como se fosse numa sala de aula onde os alunos não se vissem uns aos outros, nem ao professor.

Ciberespaço: Definido por Lévy como sendo o espaço de comunicação aberto pela interconexão mundial de computadores e das memórias dos computadores. Essa definição inclui o conjunto dos sistemas de comunicação eletrônicos, na medida em que transmitem informações provenientes de fontes digitais ou destinadas à digitalização. O termo especifica não apenas a infra-estrutura material da comunicação digital, mas também o universo oceânico de informações que ela abriga, assim como os seres humanos que navegam e alimentam esse espaço.

Cibercultura: Lévy define cibercultura como sendo o o conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), de práticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço.

Compactador: Programa usado para diminuir o tamanho dos arquivos com o objetivo de transportá-los de uma máquina para outra com maior facilidade. É necessário que a máquina que irá receber este arquivo possua um descompactador compatível.

Comunicações Assíncronas: ONão necessitam a presença física dos participantes, eles podem se comunicar sem as limitações impostas pelo tempo e espaço geográfico.

Comunidade online: As comunidades online são pontos de encontro, na Internet, destinados a facilitar a interação de pessoas com interesses e necessidades comuns. Seu atrativo está na oportunidade de compartilhar um sentido de comunidade com desconhecidos que têm mentalidade semelhante, não importa onde vivam.

Comunicações Síncronas: Onde os interlocutores estão fisicamente presentes ou remotamente conectados num mesmo ambiente, ao mesmo tempo, para que o processo se dê em tempo real, online ou presencialmente.

Configuração: Refere-se aos equipamentos, acessórios e programas de seu computador.

Conteúdo: Tratando-se de recursos didáticos, o conteúdo é o conjunto de informações e conceitos referentes a campos específicos de uma área de conhecimentos, científicos ou não. Um conteúdo pode ser comum a uma ou mais áreas do conhecimento.

Conteúdo programático: Refere-se ao conjunto de informações e conceitos estabelecidos para um programa. O conteúdo programático deve ser estabelecido em função do nível de conhecimento da clientela visada.

Correio eletrônico: Programa que permite o envio e o recebimento de mensagens pela Internet. V. E-mail.

Criptografia: Recurso de codificar caracteres, números e símbolos, de forma a impedir a leitura de informações confidenciais se houver quebra de sigilo na conexão.

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D
 


Data-mining (verificação de dados): (inglês) Sistema que permite às empresas examinar enormes quantidades de dados de seus clientes a fim de detectar tendências que não sejam evidentes à primeira vista. Por exemplo, relacionar os acontecimentos (quem bebe cerveja, em geral, costuma consumir amendoim); reconhecer seqüências (na compra de tapetes, costuma-se também comprar cortinas), ou classificar pessoas de acordo com seu padrão de compras para obter um perfil do cliente. O objetivo final do "data-mining" é fazer predições sobre o comportamento futuro dos clientes.

Demo: Abreviação da palavra demonstração. Demo é uma amostra do que uma empresa faz.

Digital: Tecnologia eletrônica que gera, armazena e processa dados de acordo com estados: positivo (1) e não-positivo (0). Os dados transmitidos ou armazenados com a tecnologia digital expressam-se em uma cadeia de zeros e uns. Cada um desses dígitos é chamado de bit (dígito binário). Ao mesmo tempo, a cadeia de bits que o computador administra como grupo constitui um byte, uma "palavra binária" ou unidade de medida composta por oito bits. A tecnologia digital é utilizada principalmente nos novos meios de comunicação, como a transmissão via satélite ou por fibra ótica. O modem (modulador/demodulador) é o dispositivo por meio do qual se transforma o sinal digital do computador em sinal portador analógico para a linha telefônica, e vice-versa.

Digitalizar: Transformar dimensões físicas em linguagem binária de zeros e uns, o único código que, no momento, os computadores entendem.

Download: Procedimento de trazer para o disco rígido local de um computador um arquivo da Internet ou Intranet. Ele pode conter um programa, imagens, texto ou qualquer outro tipo de informação. Informalmente, pode-se dizer "baixar um arquivo".

DVD: Discos com alta capacidade que permitem o armazenamento de dados, áudio e vídeo de alta definição.

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E
 

E - commerce(comércio eletrônico): Denominação dada ao comércio eletrônico, ou seja, às transações de compra e venda que são realizadas por meio da Internet.

E - learning: Termo anglo-saxónico mais commumente usado para referir o conceito que, neste âmbito, chamamos indiferenciadamente de "e-training", "ensino à distância" (EaD), "aprendizagem à distância", "formação à distância", "ensino distribuído", "ensino-aprendizagem à distância" (EAD).

E - mail: (eletronic mail/mensagem eletrônica) é a mensagem enviada através de programas específicos para envio via computador. Escrevemos em nosso computador e a mensagem chega ao seu destinatário, se não houver nenhum problema no envio, num tempo aproximado de 5 segundos, em qualquer lugar do mundo.


EAD:
(Ensino Aberto a Distância): A definição presente no Decreto número 2.494/1998, que regulamenta o Artigo 80 da Lei de Diretrizes e Bases (Lei número 9.394/1996), define EAD como “uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação”. Pierre Lévy, coloca EAD como sendo uma modalidade de ensino que explora certas técnicas de ensino a distância, incluindo as hipermídias, as redes de comunicação interativas e todas as tecnologias intelectuais da cibercultura, favorecendo o surgimento de um novo estilo de pedagogia, que favorece ao mesmo tempo as aprendizagens personalizadas e a aprendizagem coletiva em rede. O professor torna-se um animador da inteligência coletiva em vez de um fornecedor direto de conhecimentos.

Educação Aberta: A educação aberta pressupõe que o aluno tenha um instrumental próprio de aprendizagem, possuindo um método para organizar os contúdos e aprendê-los, organizar sua própria aprendizagem, recorrendo a múltiplas vias e fontes de saber, sendo capaz de empregar, adequadamente, o potencial educativo da comunidade em que está inserido. Esta modalidade de educação supõe inexistância de requisitos de entrada, ausência de espaço físico para a docência presencial e utilização de todos os meios de comunicação. Não apresenta restrições, exclusões ou privilégios.

Educação Continuada: É o reconhecimento do direito e da necessidade que o homem estude ao longo de sua vida.

Ensino a Distância: O mesmo que ensino-aprendizagem à distância.O "e-learning", "e-training", "ensino à distância" (EaD), "aprendizagem à distância", "formação à distância", "ensino distribuído", "ensino-aprendizagem à distância" (EAD), enfim... Como melhor se entender chamar, é algo cuja definição, à semelhança da designação, não é propriamente consensual. E não o é, não porque haja conflitos instalados entre diferentes escolas de pensamento, mas porque a sua própria morfologia ainda não está bem definida. Estamos a falar de conceitos, plataformas, técnicas, que ainda estão a tentar encontrar-se, pese embora o facto de haver já um número interessante de casos de estudo. Fonte:

Ensino por correspondência: Trata-se de um dos esquemas de operacionalização do ensino a distância. Consiste na troca regular e freqüente, quase sempre planejada, de correspondência entre o aluno e um tutor para que este oriente e acompanhe o processo de aprendizagem, tirando dúvidas e apoiando o aprendiz. Em geral, o tutor é um professor designado por uma instituição incumbida de veicular um curso.

Ensino presencial: Modalidade educativa em que o processo de ensino-aprendizagem acontece por meio do contato direto entre professores e alunos. Cabe ao professor providenciar as situações adequadas para que o aluno adquira as habilidades que o levem a ter acesso ao saber acumulado, organizado e sistematizado ao longo do tempo.

Escalabilidade: Quando um aplicativo de informática pode ser ampliado em tamanho, volume ou número de usuários atendidos e ainda assim funcionar corretamente.

Estabilizador de voltagem: Impede que as constantes oscilações de energia da rede elétrica cheguem ao seu computador e periféricos e provoquem prejuízos.

Estratégia: Organização dos meios disponíveis para a consecução de um ou mais objetivos. Em situação de ensino, uma estratégia implica a organização de todos os recursos disponíveis para facilitação da aprendizagem.

Etapas do planejamento: Estágios de um processo que resulta na obtenção de um plano de ação. Esses estágios podem variar de acordo com o objeto do planejamento.

Sobe