Taquigrafia - Gabelsberger
Através
dos séculos (de 63 a.C. a esta data), centenas e centenas
de métodos de taquigrafia foram criados, todos visando
dar maior fluência e rapidez na escrita e mais facilidade
na leitura. Os métodos, de acordo com o a origem de sua
formação, podem ser classificados em geométricos,
cursivos (ou gráficos), mistos e alfabéticos.
Quem,
no entanto, logrou grande sucesso no Cursivismo foi o alemão
Franz Xaver Gabelsberger, funcionário ministerial
da Baviera. Sua obra prima, publicada em 1834, Anleitung
zur Deutschen Redezeichenkunst, oder Stenographie (Introdução
à Arte de Registrar o Discurso em Alemão ou Estenografia)
representou um verdadeiro marco na história da taquigrafia.
Tratava-se de um sistema original, em que os sinais taquigráficos
não eram retirados da circunferência, mas sim da
elipse e de partes das letras comuns. No método Gabelsberger,
os sinais taquigráficos são curvos e inclinados
da esquerda para a direita (como as letras itálicas). Gabelsberger
teve como meta uma maior facilidade taquigráfica com a
criação de um sistema em que o modo de taquigrafar
se parecesse ao máximo com o modo de escrever com a grafia
comum, ou seja, da esquerda para a direita e evitando ao máximo
os temidos ângulos.
Mas, conforme lemos no artigo "Die geschichtliche Entwicklung
der kursiven Stenografik" (O desenvolvimento histórico
da estenografia cursiva), publicado em 2005, na revista taquigráfica
alemã "Archiv", o problema maior dos métodos
cursivos se dá nas ligações dos sinais, que
às vezes se tornam bem complicadas.
É interessante notar, apenas a título de curiosidade,
que os caracteres itálicos da grafia comum (que serviram
de paradigma para Gabelsberger) foram pela primeira vez usados
no século XV, por Aldo Manuzio, editor e tipógrafo,
com oficina em Veneza. Manuzio é considerado o inventor
do caractere cursivo (cursivo itálico ou aldino).
O sistema cursivo de Gabelsberger teve grande influência
no desenvolvimento da taquigrafia do norte e da parte oriental
da Europa (Alemanha, Holanda, Rússia, Hungria) e na Itália,
enquanto os outros países continuavam com os sistemas geométricos.
Fonte - ESTAÇÃO
TAQUIGRAFIA | Wikipédia
|
|