Biblioteca
 

A evolução dos ambientes de aprendizagem construtivistas - Até pouco tempo atrás, e mesmo ainda hoje, em muitos lugares do mundo, as teorias de aprendizagem dividem-se em duas correntes: uma empirista e uma apriorista. Para os aprioristas (linkar com o site do ano passado sobre o assunto), a origem do conhecimento está no próprio sujeito, ou seja, sua bagagem cultural está geneticamente armazenada dentro dele, a função do professor é apenas estimular que estes conhecimento aflorem. Já para os que seguem as teorias empiristas, cujo princípio é tão longínquo quanto os ensinamentos de Aristóteles, as bases do conhecimento estão nos objetos, em sua observação.

Biblioteca Virtual de Ensino a Distância - A Biblioteca Virtual de Educação à Distância abriga informações sobre esta temática entendida, no entanto, num sentido muito mais amplo. Concebemos a incorporação de novos recursos tecnológicos da comunicação e informação na educação como uma possibilidade ímpar do momento histórico contemporâneo, que potencialmente pode viabilizar uma efetiva transformação da nossa realidade educacional.

Comunidades Virtuais de Prática - O advento da Internet como meio de comunicação ágil, flexível e de baixo custo, e sua adoção em larga escala pelas organizações foram os propulsores das comunidades virtuais. Grupos de pessoas com interesses comuns - em uma organização ou em várias - se formaram paulatinamente, se comunicando através de e-mail, chats e websites. Profissionais de uma área específica passaram a poder trocar informações relevantes para o seu dia-a-dia, sobre suas "melhores práticas", a forma como estruturaram seus processos e a compartilhar soluções para os seus problemas mais comuns. Verdadeiras "comunidades" começaram a se formar nas empresas em torno do compartilhamento de suas "práticas". Por Gisela Nina e Jayme Teixeira Filho.

Considerações sobre a implementação e o uso de ferramentas de CMC em cursos colaborativos on-line. - Neste trabalho é analisada a importância das ferramentas de comunicação mediada pelo computador (CMC) no contexto de cursos on-line baseados no trabalho colaborativo entre os seus alunos. Além de se explicitar esta importância, são tecidas algumas considerações sobre características necessárias a estas ferramentas, de modo que elas possam promover a colaboração entre os diversos participantes do curso, respeitando as características particulares de cada um e culturais do grupo como um todo.

Cursos a Distância - A MiniWeb Educação tem uma vasta relação de Cursos a Distância oferecidos por várias Instituições de Ensino.

e-learning@gov - Government e-learning Summit 2002 was held in Singapore last week. The conference was organized by IQPC and was the first of its kind in this region. Speakers from the Australian Army, the Hong Kong Police, Correctional Services of Canada, Singapore Power, etc. spoke on their e-learning efforts. The following is our report on this conference.

Edist Educação a Distância na USP - Grupo de Trabalho integrando as quatro Pró-Reitorias e a CeCae, para articulação, fomento e sistematização da educação a distância na Universidade de São Paulo.

Educação sem Distância - Historicamente isolado de outros segmentos da sociedade, o ideário escolar é crescentemente inadequado e menos pertinente frente às novas tecnologias de produção e disseminação global de informações.

Educação a distância e o refinamento da exclusão social - Tecnologias educacionais, potencialmente aptas a fornecer maior amplitude à educação pública, convertem-se em barreiras para segmentos da população com pouca ou nenhuma familiaridade com seu manejo. Apropriadas por investidores privados tornam-se instrumentos da comercialização do ensino. Favorecem, deste modo, a expansão do mercado educacional e o surgimento de restrições socioeconômicas impostas pelo ensino pago. Wagner Braga Batista

Educação a Distância Fundamentos e Guia Metodológico - Índice. INTRODUÇÃO HISTÓRICO. Regulamentação da EaD no Brasil. FUNDAMENTOS LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Desenvolvimento de Curso a Distância. Descrição das etapas: 1. Planejamento 2. Design 3. Produção 4. Aplicação - Gerenciamento 5. Avaliação.

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MAIS APRENDIZAGEM ABERTA - A educação aberta e a distância aparece cada vez mais, no contexto das sociedades contemporâneas, como uma modalidade de educação extremamente adequada e desejável para atender às novas demandas educacionais decorrentes das mudanças na nova ordem econômica mundial.

História da Educação a Distância - As universidades, desde a sua criação em Bologna, em 1088, e em toda a sua expansão neste período, têm investigado o ensinar e o aprender, pesquisando métodos e técnicas que pudessem ser apropriados pelas instituições para intensificar os processos de produção de transmissão do conhecimento. Fonte UVB.

Instructional Design Models - Models, like myths and metaphors, help us to make sense of our world. Whether it is derived from whim or from serious research, a model offers its user a means of comprehending an otherwise incomprehensible problem. An instructional design model gives structure and meaning to an I.D. problem, enabling the would-be designer to negotiate her design task with a semblance of conscious understanding. Models help us to visualize the problem, to break it down into discrete, manageable units. (Inglês)

Legislação - Alguns links sobre a Legislação de Ensino a Distância.

Livros sobre EAD - A MiniWeb Educação possui uma relação de indicações de livros sobre EAD .

Modalidades síncronas de comunicação e elementos de percepção em ambientes de EAD - material sobre o Teleduc.

MODELAGEM DE UM AMBIENTE INTELIGENTE PARA A EDUCAÇÃO BASEADO EM REALIDADE VIRTUAL (RV) - O objetivo deste artigo é analisar a utilização potencial do computador como ferramenta de ensino/aprendizagem para enriquecer a organização dos programas educacionais com ambientes modernos. A idéia é que as atividades contínuas e abertas na educação são necessárias, e que as modernas tecnologias podem contribuir para isto. A base teórica deste projeto está centrada na cognição humana, sendo levada em consideração sua base biológica. Foram pesquisadas as características da Realidade Virtual imersiva e suas contribuições na construção de conhecimento. Foram analisados também os ambientes inteligentes para a aprendizagem, que servirão de fontes para formular a arquitetura de um modelo de Ambiente Inteligente para a Aprendizagem Baseado em Realidade Virtual.

Mudar a forma de ensinar e de aprender com tecnologias - Educar é colaborar para que professores e alunos – nas escolas e organizações – transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. Prof. José Manuel Moran .

Páginas Amarelas da Educação à Distância - DICIONÁRIOS E GLOSSÁRIOS NA WEB.

 

COMPARTILHE A MINIWEB EDUCAÇÃO COM SEUS AMIGOS
 
   FacebookFacebook     GoogleGoogle  LinkedInLinkedIn   MySpaceMySpace   Orkut   TwitterTwitter