Artigo - Um novo marketing para novos mercados
 
     

Paradigma: o "marketing eletrônico" No seminário Novas Direções do Marketing, Philip Kotler, uma das maiores autoridades da área, enfatiza o marketing como parte integrante da filosofia da empresa, pois constrói a marca do produto/serviço, mantém sua imagem respeitada no mercado e viva na mente do consumidor. Os anos 90 serão uma década apressada...

Só haverá dois tipos de administradores: os rápidos e os mortos" (David Vice, empresário americano)

O que os clientes querem

Produtos e serviços superiores e adaptados às suas necessidades, fornecidos com extrema rapidez e pelos menores preços e serviços adicionais gratuitos. Segundo Kotler, a lealdade dos clientes está se evaporando, pois eles se transferem para um concorrente tão logo ofereça um incremento de valor que exceda o custo da transferência.

"O poder está com o consumidor que deseja uma oferta personalizada. Buscar algo diferente e melhor", diz o especialista.

Depois do marketing de massa, de nichos e daquele voltado ao cliente, surge um novo nicho.

Nele, a empresa:

- Pode fornecer produtos e serviços pela Internet

- Os clientes obtêm inúmeras informações sobre o produto/serviço durante 24 horas, evitando a ida à loja

- Pode comparar as características do produto e seu preço

Assim, a empresa:

- Não tem alto custo com propaganda e pode vender no mercado global

- Pode mudar rapidamente as ofertas, preços e mensagens

- Pode, ainda, responder prontamente a sugestões, perguntas ou reclamações

"Boas empresas satisfazem a necessidades; ótimas empresas criam mercados" (Philip Kotler) "Escolha um nicho de mercado que, de preferência, seja global"

(Philip Kotler)

Philip Kotler ainda destaca as campeãs ocultas. São empresas que se dedicam tanto a seus clientes que eles não encontram substitutas.

A confiança que se estabelece com o fornecedor, por exemplo, visa ao longo prazo, e acaba reduzindo o custo de transações.

O ganho é do consumidor, certamente.

As campeãs ocultas montam estratégias, a partir de valores e serviços superiores, não de preços, e utilizam a premissa "serviços excelentes são indispensáveis e devem ser globais e rápidos".

"As empresas devem deixar de enfatizar o marketing conquistador de clientes e passar a enfatizar o marketing retentor de clientes", ressalta Kotler.

Vejamos, porém, esta frase de Woody Allen"... A humanidade encontra-se em uma encruzilhada.

Um dos caminhos conduz à agonia e à absoluta desesperança; o outro leva à extinção total. Rezemos para ter sabedoria de escolher corretamente".

Pessimismo ou realismo? Nada disso! A era do novo marketing está próxima e suas ramificações ou descobertas oferecerão a única marca a seguir: o cliente e sua satisfação.

"O futuro será do multiespecialista, ou seja, aquele que é especialista em muitas atividades".

(Philip Kotler).

* © 2000 Manager Online Ede!

 

 

 

 

     

Bibliografia

 
     
 
     
 
         
         
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