A nova geração de Ensino a Distância


9 de fevereiro de 2010

A Nova Geração do Ensino à Distância

Denominado como “A Próxima Era do Conhecimento”, o e-learning 2.0 é o aprendizado que acontece nas interações entre pessoas dentro das redes sociais, utilizando as ferramentas de WEB 2.0

Por Guilherme Folly


Comunicação é a base das mudanças tecnológicas, avanços na internet e na telefonia. Também foi o alicerce das Teorias de Aprendizagem como o Construtivismo e Sócio-interacionismo. É pela comunicação entre professores e alunos, colegas ou parceiros de trabalho que acontece a interação sobre diversos assuntos. Um fala, o outro ouve e responde, o outro reelabora, reflete e repensa antes de responder. Esta interação que resulta em reflexão gera aprendizado.

Uma rede social proporciona que estas interações, antes apenas presenciais, aconteçam em ambientes virtuais. A reflexão e o aprendizado decorrentes dessa interação agora não dependem mais do encontro presencial para acontecerem. O início da Internet delegou a seus navegantes papel passivo, característico da Web 1.0.

“Em 1.0 éramos espectadores. Com a Web 2.0 o conhecimento é construído coletivamente através de interações entre as pessoas por meio de ferramentas colaborativas. O protagonismo e a democratização são características da Web 2.0, que na verdade não passa de uma evolução da Internet”, afirma a diretora de conteúdo da Ciatech, Patrícia Chagas.

Mudanças em relação ao e-Learning 1.0

As plataformas convencionais disponibilizam relatórios para os gestores e cursos Web Based Training para os alunos. Não há possibilidade de interação ou ferramentas 2.0 que viabilizem o aprendizado em rede (em alguns casos há apenas fóruns). As plataformas 2.0 seguem a tendência de oferecer voz ativa ao aluno. Permitem sua contribuição e o retiram da condição única de receptor. Ele passa a produzir conteúdo, posta opiniões em blogs e participa de sessões de fóruns e chats.

Hoje, empresas precisam encontrar um modo de se adaptar a isso, seus funcionários são “Aprendizes 2.0” e têm como característica participarem de ferramentas colaborativas. Quem ainda não tem ou nunca ouviu falar em Orkut?

80% do aprendizado 2.0 é informal e acontece no dia-a-dia, em conversas (novamente as interações) sobre assuntos e acontecimentos diversos, fora do ambiente formal de aprendizagem, que responde por apenas 20% do que aprendemos na vida .

O que universidades e corporações no mundo todo descobriram é que não adianta apenas investir nos 20% do aprendizado formal, é preciso trazer ferramentas colaborativas da internet, disponíveis em plataformas de e-Learning 2.0, que incentivem a troca e a interação entre as pessoas.

Tendências para a plataforma

Grandes empresas estão adotando Wikipedias internas para que seus funcionários construam e atualizem documentos e informações, facilitando o acesso ao conhecimento atualizado que é gerado por eles mesmos. Outras empresas têm Blogs corporativos em que os funcionários trocam informações.

Neste novo contexto gerado pela Web 2.0, a direção dá voz a seus empregados. O que possibilita diálogos com mais transparência e ainda facilita a troca de experiências entre pessoas que, num mundo de empresas globalizadas, talvez nunca se encontrem.

Estas ferramentas, cada uma em seu tempo e contexto correto, podem proporcionar a continuidade do aprendizado do aluno, que não fica apenas com o conteúdo do curso on-line. Nem sempre a atividade do colaborador permite que ele possa se dedicar além do curso on-line, porém é certo que esta limitação tende diminuir com os avanços da tecnologia e dos meios de comunicação. É uma questão cultural e de tempo e não mais uma questão de sucesso ou fracasso.


 

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