A
UNIÃO ENTRE O HUMANO E O TECNOLÓGICO
CARLOS
ROLIM AFFONSO
À
medida que adentramos pelos meandros da globalização,
dos negócios, da política, da economia e das ciências,
vemos, de imediato, o poder que a comunicação exerce
sobre essas áreas. Sentimos, por outro lado, a pouca
importância que a ela se dá, refletindo, negativa
e diretamente, na problemática educacional.
A
educação tem de estar de forma preponderante em todas
as fases dos processos que comandam o mundo das relações
entre os povos para garantir o sucesso no desenvolvimento
pessoal e o progresso das técnicas, da cultura, da
economia e da sociedade em geral.
Todos sabemos da importância da educação neste mundo
em contínua e rápida transformação, mas pouco sabemos
sobre como sensibilizar governantes, administradores
e educadores em geral para que reajam tempestiva,
objetiva e eficientemente para propor soluções que
o atual estágio do desenvolvimento humano e tecnológico
passa a exigir.
O
humano e o tecnológico não podem e não devem ser vistos
como forças antagônicas nesse processo desenvolvimentista,
pois, do contrário, nunca teríamos a possibilidade
de vermos o triunfo da ciência e nem tão pouco a felicidade
das pessoas.
A
concomitância entre o desenvolvimento humano e o tecnológico
é algo imprescindível no mundo das relações pessoais
e grupais e, só assim pensando, é que se pode propugnar
por um enobrecimento do homem no desempenho de suas
funções operativas, técnicas ou administrativas.
Daí
resulta a necessidade de se definir estratégias para
atingir os objetivos de um ensino, ao mesmo tempo
humanista e tecnológico.
Como
ensaio de uma estratégia, sugerimos os seguintes pontos:
- Analisar as conseqüências já sentidas pelo descaso
no trato das questões educacionais.
- Chamar a atenção da mídia para o problema, indicando
possíveis soluções.
-
Escrever artigos contundentes em jornais de grande
circulação e revistas especializadas. Especificar
os problemas que vivemos hoje em função de uma grande
defasagem entre o que a escola ensina e o que deveria
ensinar.
- Organizar simpósios, seminários, congressos sobre
temas que englobem a modernização da educação e pedagogias
alternativas.
-
Inserir a problemática educacional no mundo globalizado
e informatizado.
- Traçar paralelos entre o progresso científico e
o progresso da educação, que ainda não sabe como usar
a telemática.
- Mostrar e demonstrar a importância que têm os modernos
sistemas tecnológicos de ensino para a formação dos
alunos e professores.
-
A instituição escola, como as instituições empresa
e família, não pode prescindir do poderoso auxílio
que a informática e a telecomunicação podem lhe prestar
(ensino acelerado, com educação a distância).
In:
http://www.estado.com.br/jornal/suplem/emps/97/08/17/emps013.h