ATIVIDADE:

Avalie sua aprendizagem. Indique se você considera as seguintes afirmações verdadeiras ou falsas.

1

Minha capacidade de aprender é inata e não posso fazer nada a respeito.

V

F

2

É possível melhorar a própria aprendizagem.

V

F

3

O interesse por mais matéria de estudo depende do professor, não do aluno.

V

F

4

Se não sinto curiosidade pelas matérias de estudo, tento descobrir se elas são importantes falando com colegas, professores e profissionais.

V

F

5

Aprender é algo que se faz na escola e na universidade, logo tenho que trabalhar.

V

F

6

Aprender é um trabalho a ser feito em toda vida.

V

F

7

O importante é memorizar os conhecimentos que aparecem nos manuais escolares.

V

F

8

O importante é equilibrar a aquisição de conhecimentos memorísticos, habilidades, atitudes, valores e formas de comportamento com os demais.

V

F

9

O importante para ser um bom profissional são os conhecimentos especializados.

V

F

10

Para ser um bom profissional são necessários tanto os conhecimentos de ordem geral como os especializados.

V

F

11

A aprendizagem depende sobretudo dos estímulos externos: o professor, o livro de texto.

V

F

12

A aprendizagem é uma interação entre os estímulos externos, o que já aprendemos e nossos objetivos.

V

F

13

Posso aprender uma matéria nova partindo de zero.

V

F

14

Na realidade, sempre aprendo algo novo partindo do que já sei.

V

F

15

Para aprender em profundidade basta ler uma e outra vez.

V

F

16

Quanto mais estudo com o material que estou aprendendo e mais o relaciono com o que já conheço, melhor aprendo.

V

F

17

Para aprender um conceito novo, basta memorizar a definição.

V

F

18

Para compreender um conceito novo, tenho que compreender e memorizar a definição e buscar e discutir exemplos relevantes.

V

F

19

Os conceitos estão relacionados entre sí somente em ocasiões e de formas muito variadas.

V

F

20

Os conceitos se organizam em sistemas e mantem relações hierárquicas e associativas.

V

F

 
Pontuação: Some nas colunas ao lado o total de repostas pares e ímpares
   

 

Se você considerou verdadeiro as perguntas pares e falsas as impares, compartilhamos da mesma filosofia de aprendizagem.

Se as vezes respondeu V a pergunta impar e F a par, ou vice-versa, sugiro que que reveja seus conceitos ou suas práticas como pessoa dedicada a aprender a aprender.

Se você contestou falso as perguntas pares e verdadeiro as perguntas impares, é muito possível que você compartilhe um conceito de educação passivo, memorístico e automatizado.

 


Sobe