Avalie
sua aprendizagem. Indique se você considera
as seguintes afirmações verdadeiras
ou falsas.
1
Minha
capacidade de aprender é inata e
não posso fazer nada a respeito.
V
F
2
É
possível melhorar a própria
aprendizagem.
V
F
3
O
interesse por mais matéria de estudo
depende do professor, não do aluno.
V
F
4
Se
não sinto curiosidade pelas matérias
de estudo, tento descobrir se elas são
importantes falando com colegas, professores
e profissionais.
V
F
5
Aprender
é algo que se faz na escola e na
universidade, logo tenho que trabalhar.
V
F
6
Aprender
é um trabalho a ser feito em toda
vida.
V
F
7
O
importante é memorizar os conhecimentos
que aparecem nos manuais escolares.
V
F
8
O
importante é equilibrar a aquisição
de conhecimentos memorísticos, habilidades,
atitudes, valores e formas de comportamento
com os demais.
V
F
9
O
importante para ser um bom profissional
são os conhecimentos especializados.
V
F
10
Para
ser um bom profissional são necessários
tanto os conhecimentos de ordem geral como
os especializados.
V
F
11
A
aprendizagem depende sobretudo dos estímulos
externos: o professor, o livro de texto.
V
F
12
A
aprendizagem é uma interação
entre os estímulos externos, o que
já aprendemos e nossos objetivos.
V
F
13
Posso
aprender uma matéria nova partindo
de zero.
V
F
14
Na
realidade, sempre aprendo algo novo partindo
do que já sei.
V
F
15
Para
aprender em profundidade basta ler uma e
outra vez.
V
F
16
Quanto
mais estudo com o material que estou aprendendo
e mais o relaciono com o que já conheço,
melhor aprendo.
V
F
17
Para
aprender um conceito novo, basta memorizar
a definição.
V
F
18
Para
compreender um conceito novo, tenho que
compreender e memorizar a definição
e buscar e discutir exemplos relevantes.
V
F
19
Os
conceitos estão relacionados entre
sí somente em ocasiões e de formas
muito variadas.
V
F
20
Os
conceitos se organizam em sistemas e mantem
relações hierárquicas
e associativas.
V
F
Pontuação:
Some nas colunas ao lado o total de repostas
pares e ímpares
Se
você considerou verdadeiro as perguntas pares
e falsas as impares, compartilhamos da mesma filosofia
de aprendizagem.
Se
as vezes respondeu V a pergunta impar
e F a par, ou vice-versa, sugiro que
que reveja seus conceitos ou suas práticas como
pessoa dedicada a aprender a aprender.
Se
você contestou falso as perguntas pares e verdadeiro
as perguntas impares, é muito possível
que você compartilhe um conceito de educação
passivo, memorístico e automatizado.