ED.
INFANTIL ENSINO
FUNDAMENTAL: 1ª a 4ª SÉRIES ENSINO
FUNDAMENTAL DE 5ª A 8ª SÉRIE ENSINO
MÉDIO
"Um país se faz com homens e livros". Monteiro
Lobato
O desenvolvimento de atividades relacionadas ao dia do
escritor e ao dia do livro reside, sem dúvida, na importância das
informações e no prazer que a leitura proporciona a todos.
Relacionar essas duas datas é bastante adequado, uma vez que o livro
não existe sem o escritor. O Dia Nacional do Livro é comemorado
em 29 de outubro. Essa data foi escolhida para a comemoração,
considerando-se a data da fundação da Biblioteca Nacional
(29/10/1810), por D. João VI. O grande acontecimento permitiu a
popularização do livro, tornando mais fácil o acesso à
leitura. Além das datas já citadas, é fundamental lembrar que o
dia 18 de abril foi escolhido para comemorar o Dia do Livro
Infantil, por ser esse o dia do nascimento de Monteiro Lobato, um
dos precursores da obra literária infantil no Brasil.
Antes de iniciar qualquer atividade sobre as datas em
questão, necessário se faz contextualizá-las, buscando explicar o
motivo de seu surgimento, isso faz com que os alunos percebam a
importância de se lembrar fatos marcantes da história do País. As
sugestões de atividades que seguem, encontram-se separadas por
níveis de ensino, mas isso não impede que o professor as adapte para
qualquer uma das faixas etárias, ou ainda, realize apenas parte
delas.
- Promova momentos bastante estimulantes de contato com os
livros. Organize um ambiente bastante acolhedor, com tapetes e
almofadas, para que as crianças sintam-se bem à vontade e
confortáveis. Solicite aos alunos que, no dia determinado,
tragam de casa uma almofada de que gostam muito, para ser utilizada
nesta atividade. O professor
poderá organizar um círculo, a "Roda da leitura", na qual as
crianças sentadas confortavelmente ouvirão histórias. Caberá ao
professor destacar as informações fundamentais sobre o livro, tais
como autor, ilustrador, título, explorando primeiramente a capa.
Questionar a turma sobre o que imaginam sobre a história a partir do
título, da ilustração da capa, etc. Uma variante possível é
deixar que as crianças que já sabem ler, realizem a leitura ou
contem uma história de um livro lido pela família. É importante que
os livros sejam sempre mostrados aos alunos, mesmo que ainda não
dominem a leitura. Outra possibilidade é o trabalho com livros
que trazem apenas ilustrações e cujas histórias são criadas pelas
próprias crianças. Isso poderá ser feito na Roda da Leitura, ou
ainda em duplas, quando um aluno contará a história para outro
colega e vice-versa. Aproveite o
programa diário "Sítio do Pica-pau Amarelo", baseado na obra de
Monteiro Lobato, e questione os alunos sobre os personagens, o
cenário onde as histórias se desenvolvem. Se for possível
providenciar alguns episódios da primeira versão do programa,
passe-os para a turma e, na seqüência, mostre um episódio atual.
Solicite que observem as semelhanças e diferenças. Solicite que
verifiquem se, em suas casas, há alguma obra infantil de Monteiro
Lobato e tragam para a escola. Procure levar o maior número
possível de obras para mostrá-las aos alunos. Não esqueça de
explicar quem foi Monteiro Lobato e qual sua importância para a
literatura. Faça uma enquete a fim de verificar qual o personagem
preferido pela turma, ou ainda deixe que os alunos perguntem aos
colegas de outras turmas. Após o resultado final, determine o dia
do personagem mais votado. Nesse dia, os alunos deverão se
caracterizar da maneira mais semelhante ao personagem criado por
Monteiro Lobato. Não esqueça de fotografar e filmar as crianças
para discutir com elas as várias formas encontradas para a
caracterização. Para saber mais sobre Monteiro Lobato acesse Lobato.
- Procure estabelecer contato com outras escolas, a fim de
que seus alunos possam conhecer outras bibliotecas escolares, e
ofereça o espaço da biblioteca de sua escola para que ela também
seja visitada. Esta atividade poderá ser precedida da elaboração
de convites com a descrição de alguma atividade (leitura de alguma
história escolhida pela turma para os visitantes) que será realizada
na biblioteca. Também, após a visita, os alunos poderão enviar
aos colegas de outras escolas cartões de agradecimentos com
sugestões de livros que já leram, ou ouviram a leitura e que
julgaram interessantes.
- Existem
personagens bastante marcantes, por apresentarem características que
chamam a atenção dos leitores. Os escritores Mary e Eliardo França
produziram algumas obras cujos personagens alegres e coloridos - Os
Pingos - são a diversão da criançada. Proponha o acesso ao link
UOL, onde seus alunos poderão conhecer os
autores, os personagens e ainda ouvir algumas histórias. Na
seqüência, leve-os à biblioteca, a fim de que procurem livros com
desses personagens. É importante que o professor verifique
antecipadamente a existência dos livros ou providencie-os em outras
bibliotecas. Após ler as histórias, proponha aos alunos a
confecção dos Pingos com massa de modelar ou
balões.
|
|
Ensino Fundamental - 1ª a 4ª série
|
|
- Promova visitas a livrarias e a bibliotecas de grande porte
que existam em sua cidade. É fundamental que se verifique antes se
há alguma programação especial (comumente organizadas por estas
instituições) para que a turma possa participar. Realize uma
visita planejada, com instrutores dos próprios locais e, se
possível, oriente seus alunos a se cadastrarem nessas bibliotecas, a
fim de que possam realizar empréstimos posteriores. Nas
livrarias, os alunos poderão realizar um levantamento de preços de
alguns livros que mais lhes chamaram a atenção e posteriormente
voltarem com os pais para a aquisição. A visita a livrarias e
bibliotecas deve iniciar o mais cedo possível, pois, dessa forma, se
desenvolverá o hábito da freqüência a esses locais.
- Explique aos alunos que, com o advento da Internet, alguns
livros passaram a ser divulgados virtualmente, os chamados e-books.
Oriente-os que acessem alguns dos endereços sugeridos a seguir,
observando com atenção os personagens, o enredo, conhecendo os
autores, etc.
Enchanted Forest Estórias e descrição
dos personagens.
Dominhoca Livro virtual infantil com
possibilidade de comunicação (e-mail) com o autor.
UOL Para conhecer a escritora Tatiana
Belinky, suas obras e algumas histórias (com animação).
Ruth
Rocha Para conhecer a escritora Ruth Rocha, suas obras e
algumas histórias (com animação).
UOL História cujo final foi escolhido
entre vários enviados por crianças.
Ipanema Literatura infantil com texto de
Marisa Prado e ilustrações de Ziraldo. É possível enviar comentário
sobre a obra para autora e ilustrador.
Virtual
books O Rato Rogério - Não é preciso baixar o arquivo,
basta que no final da página se escolha o botão Ler o livro, além
disso, é possível conhecer um pouco do autor e da ilustradora e se
corresponder com eles.
- O reconhecimento dos ambientes onde se desenvolve uma
história são fundamentais para a posterior criação de novas
histórias. Além dos ambientes, também a caracterização dos
personagens é parte do processo de criação. Proponha aos alunos
que pesquisem na biblioteca da escola ou em casa, livros que possuam
um mesmo personagem (bruxas, princesas, mães, animais, monstros,
etc.) e determinem as características comuns a cada um desses
personagens. A seguir, oriente-os para que escolham um desses
personagens e criem novas características para ele. O personagem
deverá ser representado por meio de desenhos, ou confeccionado com
material de sucata. Para encerrar, os alunos deverão criar uma
história com esse personagem, ilustrando-a de acordo com as
situações descritas, observando as expressões faciais dos
personagens. Essas histórias deverão compor um livro coletivo da
turma, que poderá ser reproduzido para ser entregue aos pais e
amigos. Para a entrega, organize uma sessão de autógrafos, em que
os alunos assinam sua obra e fazem uma dedicatória aos
visitantes. Esta atividade, além de estimular a leitura, faz com
que os alunos percebam que todos podem ser escritores.
- Proponha aos alunos a confecção de marcadores de livros,
com materiais diversos e diferentes técnicas (dobradura, pintura,
recorte e colagem de papéis, barbantes, ilustrações, etc.). Os
alunos poderão produzir uma quantidade maior de marcadores para
presentear colegas de outras turmas. No endereço abaixo, poderão
ser encontradas algumas sugestões para a realização desta
atividade.
|
|
Ensino Fundamental - 5ª a 8ª série
|
|
- Ao estimular o gosto pela leitura, a escola deve criar
condições para que os alunos aprendam a cuidar dos livros, a
organizá-los nas prateleiras, a mantê-los em bom estado. Não basta
apenas oferecer bibliotecas com um acervo variado, se os alunos não
se encontram preparados para utilizá-lo. Solicite à turma que
acesse o endereço sugerido abaixo e leia as dicas de como cuidar
adequadamente dos livros: TO
Oriente-os para que elaborem cartazes com dicas de como
preservar o acervo da biblioteca. Esses cartazes deverão ser
colocados na própria biblioteca e distribuídos por outros ambientes
da escola.
- Proponha aos alunos a elaboração de uma galeria com a
fotografia, e dados sobre a vida e as obras de escritores
brasileiros. Para isso, cada aluno poderá escolher um escritor,
realizar a pesquisa e registrar os dados solicitados. Os
trabalhos poderão ser organizados em forma de uma linha do tempo, de
acordo com a data de nascimento do escritor. Se possível, realize
a exposição dos trabalhos em um local próximo à biblioteca, ou
ainda, deixe-os expostos nesse ambiente. Abaixo, algumas
sugestões de sites com biografias de escritores
brasileiros: Agir editora Catálogo de obras e biografias
de autores como Ariano Suassuna, Lygia Bojunga, etc.
Carlos
Drummond
Moderna Biografias de alguns escritores e
suas obras
Leia Brasil
ONG que promove o estímulo à formação de leitores. Possui
uma grande lista de autores e suas biografias, bem como algumas
entrevistas.
- Em todos os lugares existem escritores, alguns já famosos,
outros anônimos. Procure valorizar os escritores da comunidade e
convide-os para divulgarem suas obras e para uma entrevista.
Prepare o grupo para a realização da entrevista, lembrando-o
de que é importante que busquem saber como iniciou a produção do
escritor, qual o gênero preferido, qual o tempo necessário para cada
tipo de produção, etc.
- Solicite aos alunos a elaboração de um jornal com sugestões
de livros, indicações de acordo com faixas etárias diferenciadas,
gêneros variados, bem como biografias de escritores. Esse jornal
poderá ser realizado semanalmente por grupos diferentes da turma e
divulgado entre os alunos da escola, na biblioteca e ainda para
pessoas da comunidade
- Proponha aos alunos a confecção de caixas de histórias.
Cada caixa deverá conter um livro de literatura infantil, o cenário
e os personagens correspondentes à história selecionada. Os
personagens e cenário poderão ser confeccionados com material de
sucata. Essas caixas deverão ser utilizadas pelos alunos para
contar histórias para as crianças da Educação Infantil e das séries
iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, leve todos os alunos
para um espaço amplo da escola e organize pequenos grupos de
crianças, para que possam ouvir os contadores de
história.
Proponha aos
alunos a leitura do texto "O futuro do livro na era digital",
acessando o endereço: Terra Após a leitura, promova um debate
sobre o assunto, solicitando aos alunos que se posicionem em
relação aos aspectos positivos e negativos do advento dos
e-books.
- Muitos são os prêmios entregues aos escritores brasileiros,
entre os mais conhecidos, encontra-se o Prêmio Jabuti. Esse
prêmio, concedido anualmente pela Câmara Brasileira do Livro, foi
criado em 1958 e é considerado o prêmio literário brasileiro mais
importante da atualidade. Neste ano, os finalistas do prêmio
concorrem em 16 categorias como romance, literatura infantil e
juvenil, "Livro do Ano", nas áreas de Ficção e Não-Ficção, produção
gráfica, capa, tradução e ilustração, entre outras. Para que os
alunos conheçam mais sobre esse prêmio, os concorrentes e os
vencedores, solicite que acessem Cbl e selecionem a seção Prêmios e
Concursos. Verifique com a turma se algum dos alunos leu alguma
das obras premiadas, caso isso tenha acontecido solicite que
comente. Proponha à turma que selecione algumas dessas obras
para a leitura e a realização de uma crítica literária que será
relatada ao grupo.
- Proponha aos alunos o desafio de selecionar uma obra de um
escritor brasileiro, realizar a leitura e resumí-la. Na seqüência,
introduzir novos personagens na trama, de modo a criar versões
pessoais para histórias clássicas. Organize momentos em que a
turma possa ouvir a nova versão criada por cada aluno. É importante
que o aluno crie uma forma diferente de relatá-la ao grupo. Se
possível, filme as apresentações e discuta com o grupo os pontos
positivos, bem como aqueles em que precisam avançar, em
apresentações posteriores.
- Organize com os alunos uma campanha de arrecadação de
livros para doação a instituições carentes. Essa campanha deverá ser
planejada pelos alunos, que deverão pensar em formas de divulgação
na própria escola e na comunidade, formas de coleta e armazenamento
do material, bem como na entrega da doação. Após selecionarem as
instituições que receberão o material doado, os alunos poderão
planejar atividades diferenciadas para a utilização desse
material.
- Ações de voluntariado podem ser desenvolvidas com os
alunos, que poderão tornar-se contadores de histórias em creches,
orfanatos e até asilos. Proponha aos alunos a seleção de alguns
livros adequados a faixas etárias distintas, e a criação de formas
de apresentá-los (leitura dramatizada, teatro, uso de fantoches,
etc.). Solicite que o próprio grupo escolha algumas instituições
e planeje como será a apresentação, bem como com que freqüência
essas visitas acontecerão. O resultado desse tipo de atividade
será extremamente gratificante para todos os envolvidos.
- Proponha aos alunos a comunicação virtual entre eles,
enviando cartões com indicações de leituras, escritores e sites
sobre o assunto. É possível encontrar cartões específicos do dia
do livro.
Texto para reflexão: Kplus
Olhai os livros na estante Gabriel
Perissé
No dia 29 de outubro comemoramos o Dia Nacional do
Livro. E de tanto contemplar os livros do meu pequeno escritório,
senti a irresistível vontade de fazer um
sermão:
Brasileiras e brasileiros... olhai os livros por
um instante! Celebremos o dia do livro nacional! Pensemos com
carinho nesse objeto subjetivo, nessa fonte da eterna inquietude,
nesse micro-universo feito de papel e letras. Olhai os livros de
banda, mais caros do que muitas vezes o nosso bolso pode agüentar.
Olhai os milhões de leitores esperando o milagre da multiplicação
das livrarias. Olhai as editoras (mal) tratando o livro como bem
comercial, o que nem sempre faz bem à literatura nacional. Olhai
os poucos livros que dizem tanto e os muitos que nada acrescentam
(mas que mesmo assim são livros, e merecem um olhar de amor, de
compaixão). Olhai os livros, portanto, sabendo que nas listas dos
mais vendidos é possível encontrar "livros" com fotos de leões
cansados, patos perplexos, porquinhos simpáticos, livros coisa
nenhuma - enquanto outros, nas prateleiras baixas das estantes
escondidas, guardam segredos que nos tornariam mais
humanos. Olhai os livros nos sebos, contai os livros nos dedos,
amai os livros inteiros, amontoai os livros no quarto, na sala, no
vosso banheiro! Olhai os livros e vede: não falam, nem ouvem, e
no entanto fazem o leitor mais eloqüente e mais atento ao mundo que
o cerca. (E ao mundo que abriga em seu peito.) Olhai os livros e
vede: não cantam, não voam, e no entanto fazem o leitor espantar os
males, sobrevoar terras e mares. Olhai os livros e escolhei os
que intensificam a vossa personalidade. Olhai os livros e comprai
os que podem trazer poesia para a prosa do vosso dia-a-dia. Olhai
os livros num canto, à espera de serem "ligados" pela nossa
inteligência e imaginação. Olhai os livros enquanto há tempo,
pois chegará um tempo em que poderão se esgotar. Olhai os livros
mal traduzidos, mal revisados, mal distribuídos, mal
prefaciados. Olhai os livros abandonados e esquecidos, os livros
menosprezados, empilhados no escuro, por cupins corroídos. Olhai
os livros em paz, mesmo que estejamos em guerra. Olhai os livros
apocalípticos, os poéticos, os livros que nos alegram ou deprimem,
os livros que nos livram de todo mal. Olhai os livros na estante,
esse artigo de primeiríssima
necessidade!
Saiba
mais:
Escaleno Na seção 2, Poesias animadas e
na seção 8, Livros Infantis (histórias e ilustrações)
Canal kids Alguns livros infantis, suas
histórias e ilustrações
Canal kids Alguns personagens marcantes da
literatura infantil (O Menino Maluquinho, Pequeno
Príncipe,etc.)
Caracol.imaginário Contos e
fábulas
Doce de letra
Academia
Escola de
escritores Campanha plante um livro
Companhia das letras
Kplus Entrevista com Ziraldo
Atual
editora Livros didáticos e literários
Vila Seção
Projetos - Selecionar o Projeto Críticas Literárias 2000, que mostra
o trabalho de resenhas, críticas de alunos de 5ª
série.
Capitu Dedicado aos interessados em
literatura brasileira, este site reúne notícias, trechos de livros,
artigos e grupos de discussão sobre o assunto
Secrel Poesias
Moderna |