Irmã Clara Fietz Irmã Clara Fietz

Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição

Irmã Otília de Pessato Libardi - FIC

(*08/09/1933 †14/02/2009)

HISTÓRICO DE VIDA DE IRMÃ OTÍLIA

Queridos irmãos e irmãs, o Senhor lhes dê a paz!

Querida Irmã Otília!

No livro do Cântico dos Cânticos, que você gostava de citar com freqüência, há uma frase que anuncia a chegada da primavera. Diz esta frase: "Levante-se, minha amada, formosa minha, venha a mim. Olhe, as chuvas já se foram! As flores florescem na terra, o tempo da poda vem vindo e o canto da rola já se escuta em nosso campo!... Levante-se, minha amada, formosa minha, ... venha a mim!" (Ct 2, 10-13).

Hoje, Ir. Otília, você ouviu o sussurro dessa voz a soar-lhe ao coração e, como fazia habitualmente, mesmo nas mais exigentes ocasiões, agora, você o faz de forma definitiva na certeza de estar amparada pelas mãos do Pai.

Nós, seus familiares, suas irmãs e companheiras de caminhada na missão, as muitas pessoas amigas, envolvidas pela dor e pelo mistério da vida e da irmã morte, estamos aqui, ao seu redor, nossa querida Irmã. Já findou sua dor e sofrimento. Realizada e completa está sua missão. Com você, na esperança que nos é dada por Jesus Cristo, o Primogênito dos mortos e dos ressuscitados e ressuscitadas, aqui estamos para celebrar sua Páscoa.

Todos aqui viemos, antes de tudo, para render graças ao Senhor por sua vida vivida em toda sua intensidade, uma vida que, embora mortal e passageira, você a viveu de forma plena.

Hoje, dia 14 de fevereiro de 2009, às 8.15 horas, aos 75 anos de idade e com 56 anos da vida religiosa, você respondeu ao último chamado do Pai, fazendo-lhe a entrega final e total de sua vida.

E hoje, na dor, mas também na esperança e na ação de graças, celebramos sua vida, sua paixão e sua ressurreição, e queremos uni-las à Vida, à Paixão e Ressurreição de Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida.

Maria de Pessato Libardi, na vida religiosa Irmã Maria Otília, filha de João Libardi e de Ermina de Pessato Libardi, nasceu na cidade de Pederneiras - Tietê - SP no dia 8 de setembro de 1933. Irmã Otília foi a 5ª filha dentre os 13 filhos do casal.

Depois de uma infância feliz, com 16 anos, deixando para trás tudo, como já haviam feito São Francisco, Santa Clara de Assis, Madre Francisca e tantos outros, no dia 16 de dezembro de 1949, ingressou no Aspirantado em Araraquara para viver a vida e a missão das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição.

Terminada a formação necessária, ingressou no noviciado no dia 10 de janeiro de 1952, no dia 11 de janeiro de 1953 fez a primeira profissão e no dia 13 de janeiro de 1956 fez sua Profissão Perpétua consagrando-se totalmente a Deus em nossa Congregação.

Realizou suas atividades em diversas Casas da Congregação:

Externato Santa Terezinha - Araraquara - SP. - 09 - (07 anos + 02 anos)
Lar Nossa Senhora das Mercês - Araraquara - SP. - 03 anos
Lar Santa Terezinha -Araxá - MG. - 12 anos (04 anos + 08 anos)
Colégio Nossa Senhora de Lourdes - SP. - 28 anos (17 anos + 11 anos)
Pensionato Nossa Senhora dos Anjos - Campinas - SP. - 01 ano
Lar Santana - Ribeirão Preto - SP.- desde 2003

Em julho de 2008, visitando seus famíliares em Boituva - SP. sentiu-se mal, veio para a Casa Provincial no dia 16 julho, para receber o tratamento necessário. Após vários exames e uma cirurgia, os médicos constataram que nada mais poderia ser feito para recuperá-la, e desde então ela permaneceu aqui na Casa Provincial onde passou a receber todo cuidado, carinho e o tratamento médico de que necessitava.

Irmã Otília viveu uma vida rica e fecunda sobre muitos aspectos. Nascida e criada no seio de uma família extremamente religiosa, o que marcou profundamente o seu modo de ser e a sua vocação religiosa.

Quem pode conviver mais de perto com ela teve a graça de experimentar sua jovialidade tipicamente franciscana: uma irmã alegre e otimista. Nem as limitações físicas da idade e da saúde turvaram seu brilho nos olhos e sorriso generoso. Era muito bom conviver com ela, pois tinha uma capacidade muito grande de humor e alegria.

Era sempre disponível para todos os que solicitavam sua ajuda, gostava de se sentir útil também nas pequenas coisas do dia a dia. Outro aspecto bem característico era seu espírito criativo. Buscava sempre aprender coisas novas nos trabalhos artísticos e manuais.

Sua história pessoal na evangelização e pastoral foi toda peculiar. Deu o melhor de si em todas as suas atividades.

Esteve sempre preocupada e envolvida com a Catequese, com a formação de Catequistas e a sua grande paixão era o estudo da Bíblia. Buscava continuamente aprofundar e atualizar seus estudos e conhecimentos, para melhor viver e transmitir Jesus Cristo revelação do Pai por nosso amor. Algumas pessoas diziam: "ela é uma irmã muito sabida".

Irmã Otília entendeu muito bem, que o povo espera de nós, em primeiro lugar, alguém que lhes revele pela vida Jesus Cristo encarnado. Assim ela procurou assemelhar-se a Cristo, pelo seu sofrimento, mas sobretudo pela dedicação à causa do Reino de Deus.

Marcou-nos muito, nesses últimos tempos sua capacidade de acolher sua doença, resignada, com paciência e serenidade. Não se escutou nenhuma palavra ou queixa de sua dor e limitações que a doença lhe trazia. Por tudo isso, e muito mais, a pessoa de Irmã Otília nos remete àquela fidelidade a vocação consagrada até as últimas conseqüências: entrega total de si a Deus.

Irmã Otília, obrigada, por seu testemunho, por seu serviço, por sua missão. Muito obrigada pelo amor, pelo carinho, pela ternura com que você revestiu cada gesto, cada palavra, com seu jeito de ser entre todas e todos nós.

Deus a receba e seja sua recompensa!

 

Carisma de nossa Congregação:

"Pretendemos viver no meio do povo, procurando contudo, sempre a constante união com Deus".

Logo - Irmãs das Escolas - Áustria

Oração pela Beatificação da Venerável Irmã Clara Fietz

Deus, Tu és o Amor e queres que todas as pessoas te amem e carreguem a sua cruz em espírito de penitência. Concede que tua Serva Irmã Clara, modelo de amor a Deus e ao sofrimento, alcance a honra dos altares para ganhar assim mais almas para Ti. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

Pai Nosso... Ave Maria...

(Pode-se imprimir: Cúria Diocesana de Graz, Áustria)

A audiência de orações e graças recebidas por intercessão de Irmã Clara Fietz deve ser notificada no seguinte endereço: Avenida Prudente de Moraes, 659 - Araraquara - SP - Brasil. Maiores detalhes Clique aqui

Madre Francisca Lampel
(Fundadora da Congregação FIC)


Voltar | Sobe

Nosso Endereço:
IRMÃS FRANCISCANAS DA IMACULADA CONCEIÇÃO- Avenida Prudente de Moraes, 659 - Araraquara - SP - Brasil