Irmã Clara Fietz Irmã Clara Fietz

Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição

Irmã Miriam Köenig - FIC

(*31/01/1900 † 25/04/1989)

Texto sobre Irmã Miriam Köenig publicado no site Cruzeiro do Vale de Gaspar -SC


Não ficaria completa a relação dos precursores do nosso progresso e desenvolvimento se dela não constasse o nome da Irmã Mirian Köenig, pelo notável trabalho que desenvolveu como evangelizadora nos campos social e educacional, durante os 32 anos que residiu em Gaspar. Integrada a Congregação das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição, Irmã Miriam foi uma batalhadora incansável em favor das atividades dessa valorosa instituição religiosa que tem prestado inestimáveis serviços a Gaspar e sua gente desde que aqui se implantou há quase 60 anos.

Sem deixar de lado a sua missão evangelizadora, foi na educação, todavia, que as religiosas dessa ordem obtiveram as mais retumbantes vitórias em Gaspar, sendo hoje responsáveis por um moderno e respeitável educandário que abriga quase 600 alunos.

É o Colégio Madre Francisca Lampel, por elas fundado em 1953 e inaugurado com o jardim de infância. Vencidas as dificuldades iniciais, graças ao sucesso da iniciativa, o Colégio adotou em seguida o ensino fundamental e a partir de 2001 o ensino médio. Esse avanço e progresso pedagógico, fruto de um criterioso plano de trabalho, orientado por profissionais competentes e dedicados, exigiu também redobrados esforços da direção do Colégio para atender as demandas que o crescimento exigia, sobretudo no que tange ao espaço físico.

Para abrigar as atividades pedagógicas dessas seis centenas de alunos o Colégio já conta hoje com 3 prédios e mais um quarto, em final de construção. Nesse, o subsolo será destinado para garagens e nos seguintes, além das salas de aula, haverá espaços especiais para salas de dança, de jogos e de eventos, sendo o último para a instalação de um ginásio poli-esportivo. Essas obras foram e estão sendo custeadas financeiramente pelo próprio Colégio, com ajuda substanciosa da Província Brasileira da Ordem Franciscana que tem prestigiado o núcleo instalado em Gaspar em razão do sucesso de suas atividades.

Sucesso aliás, que muito se deve ao excelente quadro de dirigentes e colaboradores, onde pontificam os nomes de zelosas e abnegadas religiosas, a começar pelas Irmãs pioneiras, Maria Boaventura e Maristela Vanti, que aqui chegaram em 15 de janeiro de 1952 e que foram secundadas pelas Irmãs Celeste e Clara que aportaram em Gaspar no mesmo mês. Em dezembro de 1952, o quadro de religiosas da instituição era reforçado com a vinda da Irmã Miriam Köenig, uma freira de excepcionais qualidades e que tornou-se muito querida e admirada dos gasparenses pelo notável trabalho que aqui desenvolveu.

Vindo para Gaspar com a missão de atuar junto a comunidade e colocar em prática um programa social e de evangelização, Irmã Miriam foi insuperável no cumprimento dessa tarefa promovendo, graças a sua humildade e carisma. Uma estreita ligação entre o Colégio e a família gasparense, muito contribuindo com essas ações para elevar o prestígio e consolidar o trabalho das Irmãs Franciscanas em Gaspar.

Nascida em Viena, Áustria, em 31 de janeiro de 1900, lá mesmo, na cidade de Graz, ingressou na Congregação das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição em 8 de setembro de 1937. Um ano depois, já integrava o noviciado da Ordem. Para fugir do clima de guerra que assustava toda a Europa, em 1939, Irmã Miriam veio para o Brasil onde fez a sua profissão de fé religiosa e profissão perpétua, em Araraquara, estado de São Paulo. Apta para o trabalho, foi designada e atuou nas cidades de Catanduva, São José do Rio Preto, Barretos e São Carlos, todas do estado paulista.

Em 1952 foi transferida para Gaspar onde passou a trabalhar no Juvenato Coração de Jesus, recém fundado pela Congregação a que pertencia. E foi aqui que Irmã Miriam desenvolveu o seu mais importante trabalho, ajudando o Colégio a vencer os obstáculos iniciais da sua caminhada. Com sol ou com chuva percorria os quatro cantos do município divulgando e pedindo auxílio para o Colégio em formação e para a obra social que atendia meninas desamparadas. Essa atividade maravilhosa tão bem apoiada pelos gasparenses que permitiu-lhe também descobrir e incentivar novas vocações religiosas.

Só em Gaspar, pelas mãos da Irmã Miriam mais de duas dezenas de jovens ingressaram na vida religiosa e hoje servem a causa de Deus em várias cidades do Brasil nas casas da Congregação das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição. Um exemplo magnífico desse trabalho, digno de ser mencionado, é o caso da Irmã Marlene da Silva que é filha de Gaspar e que ingressou na Ordem pelas mãos da Irmã Miriam e hoje para orgulho nosso foi escolhida para o alto cargo de Madre Provincial.

Outra ação benfazeja que Irmã Miriam sempre desenvolveu durante o seu trabalho evangelizador, foi a distribuição de remédios. Para isso contava com o apoio da sua família e de seus amigos na Áustria que faziam campanhas e mensalmente enviavam caixas de remédios para Gaspar onde a bondosa Irmã distribuía as pessoas doentes e necessitadas. Na enchente de 1983, vieram da Áustria 18 caixas de roupas para serem distribuídas aos flagelados.

Assim era a Irmã Miriam, bondosa, prestativa, sempre pronta a auxiliar os necessitados. Deixou os mais belos e vivos exemplos de solidariedade humana e amor ao próximo e cujo trabalho aqui realizado muito contribuiu para o sucesso das atividades das Irmãs Franciscanas em Gaspar, onde o Colégio Madre Francisca Lampel surge como a sua maior obra, hoje orgulho dos gasparenses.
Dona de uma fibra inquebrantável, apesar de alquebrada, pois precisava de apoio para caminhar, Irmã Miriam foi uma guerreira que trabalhou até os últimos dias de sua vida, vindo a falecer em 25 de abril de 1989 com a idade 89 anos aqui em Gaspar.
O seu nome passa a figurar com todo destaque na galeria de honra daqueles que muito contribuíram no passado para o nosso progresso e desenvolvimento.


Irmãs FIC em visita ao túmulo de Irmã Miriam Köenig em Gaspar (Sta. Catarina). Da esquerda para a direita: Irmã Petra Rosenberger (Áustria), Irmã Anna Carolina dos Santos (BR), Madre Brigitte Gölles (Áustria) e Irmã Walfrida Spengler (BR).

Texto de autoria de Álvaro Correia
Fotos da Congregação das Franciscanas da Imaculada Conceição.
Publicado em: 26/08/2009 no site Cruzeiro do Valle de Gaspar

Carisma de nossa Congregação:

"Pretendemos viver no meio do povo, procurando contudo, sempre a constante união com Deus".

Logo - Irmãs das Escolas - Áustria

Oração pela Beatificação da Venerável Irmã Clara Fietz

Deus, Tu és o Amor e queres que todas as pessoas te amem e carreguem a sua cruz em espírito de penitência. Concede que tua Serva Irmã Clara, modelo de amor a Deus e ao sofrimento, alcance a honra dos altares para ganhar assim mais almas para Ti. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

Pai Nosso... Ave Maria...

(Pode-se imprimir: Cúria Diocesana de Graz, Áustria)

A audiência de orações e graças recebidas por intercessão de Irmã Clara Fietz deve ser notificada no seguinte endereço: Avenida Prudente de Moraes, 659 - Araraquara - SP - Brasil. Maiores detalhes Clique aqui

Madre Francisca Lampel
(Fundadora da Congregação FIC)


Voltar | Sobe

Nosso Endereço:
IRMÃS FRANCISCANAS DA IMACULADA CONCEIÇÃO- Avenida Prudente de Moraes, 659 - Araraquara - SP - Brasil