Taquigrafia - Gabelsberger

Madre Joana Batista MinksAtravés dos séculos (de 63 a.C. a esta data), centenas e centenas de métodos de taquigrafia foram criados, todos visando dar maior fluência e rapidez na escrita e mais facilidade na leitura. Os métodos, de acordo com o a origem de sua formação, podem ser classificados em geométricos, cursivos (ou gráficos), mistos e alfabéticos.

Quem, no entanto, logrou grande sucesso no Cursivismo foi o alemão Franz Xaver Gabelsberger, funcionário ministerial da Baviera. Sua obra prima, publicada em 1834, “Anleitung zur Deutschen Redezeichenkunst, oder Stenographie” (Introdução à Arte de Registrar o Discurso em Alemão ou Estenografia) representou um verdadeiro marco na história da taquigrafia. Tratava-se de um sistema original, em que os sinais taquigráficos não eram retirados da circunferência, mas sim da elipse e de partes das letras comuns. No método Gabelsberger, os sinais taquigráficos são curvos e inclinados da esquerda para a direita (como as letras itálicas). Gabelsberger teve como meta uma maior facilidade taquigráfica com a criação de um sistema em que o modo de taquigrafar se parecesse ao máximo com o modo de escrever com a grafia comum, ou seja, da esquerda para a direita e evitando ao máximo os temidos ângulos.

Mas, conforme lemos no artigo "Die geschichtliche Entwicklung der kursiven Stenografik" (O desenvolvimento histórico da estenografia cursiva), publicado em 2005, na revista taquigráfica alemã "Archiv", o problema maior dos métodos cursivos se dá nas ligações dos sinais, que às vezes se tornam bem complicadas.

É interessante notar, apenas a título de curiosidade, que os caracteres itálicos da grafia comum (que serviram de paradigma para Gabelsberger) foram pela primeira vez usados no século XV, por Aldo Manuzio, editor e tipógrafo, com oficina em Veneza. Manuzio é considerado o inventor do caractere cursivo (cursivo itálico ou aldino).

O sistema cursivo de Gabelsberger teve grande influência no desenvolvimento da taquigrafia do norte e da parte oriental da Europa (Alemanha, Holanda, Rússia, Hungria) e na Itália, enquanto os outros países continuavam com os sistemas geométricos.

 

Fonte - ESTAÇÃO TAQUIGRAFIA | Wikipédia |